As embalagens são responsáveis por despertarem a atenção dos clientes, a longas distâncias

As embalagens são responsáveis por despertarem a atenção dos clientes, a longas distâncias. Em 2019, os designers passaram a testar combinações de cores que não são comuns, além de estampas com diferentes tipos de ícones. Há também variações nos materiais utilizados, pensando em alternativas mais sustentáveis.

O que estes designers buscam, são formas de criar embalagens funcionais e mais atraentes para os consumidores. Reunimos 7 tendências de design de embalagens para você aplicar no seu negócio. Confira! 

1.Menos é mais
Embora o minimalismo já seja uma técnica aplicada por muitos designers, não é comum vermos nas embalagens comercializadas para o grande público. Na verdade, este tipo de técnica é mais comum nas marcas de luxo, mas que tem grandes chances de se popularizar em 2019.

O importante é passar a mensagem principal para o seu público. As embalagens cheias de imagens e textos saem, para dar espaço às embalagens mais limpas e com tipografias cativantes.

2.Gradiente: a combinação perfeita das cores
Para os profissionais de design, durante muito tempo, o “gradiente” foi algo que causava uma certa repulsa nos profissionais. Isso ocorria, porque eram criadas combinações de cores análogas (cores que não possuem harmonia entre si), o que acabava causando um certo desconforto em quem visualizava o produto.

Nos últimos anos cresceu a utilização do gradiente, porém com cores opacas que, quando combinadas corretamente, trazem um “conforto visual”. Estas cores ficaram conhecidas devido ao Flat Design, que é um segmento que visa trabalhar apenas com desenho sem volume.

Grandes marcas passaram a utilizar o gradiente na sua comunicação, mas sempre utilizando cores complementares (cores que contribuem para a composição da embalagem). A personalização das embalagens dão um toque especial, o que impacta positivamente a experiência de compra.

3.Ilustrações em embalagens
Embalagens com ilustrações também estão ganhando espaço nas prateleiras. Seja a reprodução de clássico como Romero Britto a desenhos vetorizados, a simplicidade das formas, combinadas com a tipografia, causam harmonia na composição visual da embalagem.

E as vetorizações também podem ser combinadas com as cores gradientes, deixando as embalagens mais atraentes. A vantagem deste tipo de técnica é que ela permite trabalhar com elementos abstratos, que acabam aguçando a criatividade e curiosidade dos clientes.

4.Vintage nunca sai de moda
Há uma busca constante pelo estilo vintage, pois ele traz elementos retrôs para as embalagens. Em latas de alumínio e garrafas de vidro, deixam o produto com uma característica mais moderna. Isso ocorre, tendo em vista que esta mistura do novo com o antigo transmite autenticidade para a marca.

Você pode utilizar garrafas de vidros para colocar doces, bebidas, perfumes, e decorá-las com fitas e adesivos. Para quem gosta de artigos das décadas de 1920 a 1970, vai adorar estes tipos de embalagens.

Estampas de bolinhas, listrados, fotos em preto e branco, com elementos da época, carros famosos, todos estes elementos podem ser utilizados nas embalagens e provocam um certo saudosismo aos presenteados. 

5.Embalagens que se complementam
Nada impede que se utilize embalagens que remetem a outros elementos. Uma caixa de maquiagens, por exemplo, pode ter a aparência de peças de dominó, assim é possível provocar uma sensação lúdica nos clientes ou até mesmo durante a organização dos produtos no mostruário da loja.

Embalagens que formam outras imagens quando organizadas uma ao lado da outra, demonstram a criatividade de quem comercializa e gera um engajamento maior por parte dos clientes.

6.Embalagens criativas
Loco Studio
As embalagens podem se misturar com o produto, causando um efeito visual extremamente diferente. Também é possível aplicar algumas técnicas básicas de animação para dar a impressão que os elementos estão se movimentando. O objetivo é impressionar e entreter quem recebe o presente.

Outro aspecto interessante, é que a embalagem acaba se tornando tão significativa quanto o presente. Para quem gosta de reutilizar as embalagens para guardar outros objetos, acaba sendo muito vantajoso.

7.Embalagens ecológicas
Embalagens biodegradáveis, sacolas de pape , embalagens com sementes em seu interior. O mercado vem crescendo rapidamente nos últimos anos, nesse sentido.

Isso está sendo provocado, não apenas pela mudança de comportamento dos usuários, mas devido à mudança nas leis de alguns países, que assumiram o compromisso de reduzir o impacto causado na natureza.

Cresce o número de pessoas que buscam sacolas de pano, e empresas que utilizam sacolas de plástico reciclado. Os materiais biodegradáveis se tornam cada vez mais acessíveis.

O grande desafio é unir materiais que não agridam o meio ambiente, sem que a funcionalidade das embalagens sejam prejudicadas.
O que aguardar para o futuro das embalagens?
Embalagens rígidas feitas com algas marinhas, já estão em testes na Alemanha. o mais interessante, é que o pesquisador utilizou algas mortas que foram encontradas na praia.

Fonte: https://www.terra.com.br/noticias/dino/7-tendencias-de-embalagens-personalizadas-para-2019,bd482db27b0c380dc98594c8a9db4ba2sn4ni3s5.html

 

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