A prefeitura de São Paulo lançou nesta quarta-feira, 02, o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). A diretriz fundamental que norteia o plano é a não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada apenas dos rejeitos.

A iniciativa pretende aumentar a coleta seletiva de 1,8% para 10% do total de resíduos secos retirados das ruas até 2016. Para isso, a coleta seletiva será expandida para os 96 distritos do município- atualmente 75 realizam esse tipo de serviço.

Serão criadas ainda quatro novas centrais de triagem. Duas delas, nas regiões central e sul, deverão ser inauguradas até o fim deste semestre, cada uma com capacidade para processar 250 toneladas de resíduos recicláveis por dia. As novas centrais devem triplicar a capacidade de processamento do município.

Outra meta do plano é reduzir para 20% o volume de lixo despejado nos aterros sanitários da cidade. Cerca de 98% do lixo recolhido hoje em São Paulo são enviados a aterros.

 

Fonte: http://www.abividro.org.br/noticias/prefeitura-de-sp-lanca-plano-de-gestao-integrada-de-residuos-solidos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *