A Stefanini Inspiring e a Farmarcas analisam os primeiros resultados do projeto que disponibilizou novos canais digitais de relacionamento e engajamento entre as lojas das redes associadas à Farmarcas e consumidores. Os números iniciais superam as expectativas e indicam que a parceria segue no caminho certo.

Tendo como missão a orientacão de seus associados para a promoção da eficiência operacional e competitividade, a Farmarcas encontrou na plataforma da Stefanini Inspiring a ferramenta ideal para entregar aos associados o que existe de mais sofisticado e inovador no gerenciamento de marketing de relacionamento com o consumidor.

Por meio de um conjunto de funcionalidades – chat com o farmacêutico, gerenciamento de conteúdo, ofertas e cupons em tempo real, enquetes, monitoramento da jornada de valor e portal de atendimento para o lojista –, a Farmarcas foi capaz de propor e estabelecer um novo patamar no relacionamento entre suas associadas e o consumidor, numa proposta completamente única no varejo farmacêutico brasileiro.

exclusividade-Farmacia-Aplicativo-Smartphone-Iphone-Android1

“Somos uma empresa que busca constantemente oferecer às redes que administramos novidades que se posicionam como diferenciais de mercado. Dentro deste conceito, nada mais lógico do que saírmos à frente no desenvolvimento de um aplicativo que impulsione a venda das nossas farmácias. Com essa ferramenta, possibilitaremos um relacionamento entre as lojas e o cliente final, impulsionando os negócios”, explica o gerente operacional da Farmarcas, Ângelo Vieira.

A tecnologia que viabilizou o projeto é resultado de um trabalho conjunto realizado pela Stefanini Inspiring e a Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar). A solução da Stefanini Inspiring, a Inspiring Engagement Platform, foi capaz de aportar ao já existente plano de fidelidade da Febrafar, o Programa de Estratégias Competitivas (PEC), novas capacidades de relacionamento e engajamento com o cliente, por meio de aplicativos inovadores e tecnologia que permite o gerenciamento automatizado da jornada de valor do consumidor.

O projeto inicial envolveu  26 lojas de duas redes associadas à Farmarcas. “A taxa de retenção registrada nos aplicativos alcançou os 50%, enquanto o benchmarking de mercado gira em torno de 7%”, afirma Felipe Prada, diretor de tecnologia da Stefanini Inspiring.

Ao longo do período de observação foram registradas 210 mil interações dos consumidores com o aplicativo. A busca por ofertas foi uma das funcionalidades mais acessadas, representando 52% deste total.

Um grande destaque do projeto foi o chat do aplicativo, pelo qual os consumidores trocaram mais de 12 mil mensagens com as lojas. Por meio dessa ferramenta, os consumidores buscaram, principalmente, atendimento farmacêutico e informações sobre produtos.

Também foram registradas vendas pelo chat, confirmando a versatilidade deste novo canal digital. O aplicativo de cada rede sempre sugere ao consumidor a loja mais próxima que irá atendê-lo, conectando-o diretamente com o farmacêutico. Essa abordagem O2O (Online to Offline) com atendimento humanizado e personalizado é única no mercado, representando um dos grandes diferenciais da plataforma da Stefanini Inspiring.

“Tínhamos uma expectativa positiva em relação à utilização dos aplicativos, contudo, os resultados que estamos obtendo estão nos impressionando pela relevância dos números. O aumento de frequência do consumidor na loja subiu em, aproximadamente, 35%, já o gasto médio mensal saltou em 20%. Isso sem contar com a satisfação dos clientes com nossos serviços, que é muito maior”, explica o diretor da Farmarcas.

De acordo com João Mota, presidente da Stefanini Inspiring, os resultados iniciais superaram as expectativas. “Este projeto com a Farmarcas demonstra que a digitalização da jornada do cliente, suportada em nossas plataformas tecnológicas, quebra barreiras, inova o negócio, capturando valor junto ao consumidor, ao mesmo tempo em que estabelece um relacionamento de confiança entre ele e a marca”.

Fonte: http://febrafar.com.br/farmarcas-valor-farmaceutico-brasileiro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *