Os genéricos, que vêm conquistando participação cada vez mais expressiva no mercado farmacêutico brasileiro, bateram recorde no terceiro trimestre. Com 29,6% das vendas em volume, esse tipo de medicamento registrou a maior fatia já alcançada no varejo farmacêutico nacional, segundo levantamento da Pró Genéricos, com base em indicadores do IMS Health.

“O pressuposto maior é o acesso”, disse a presidente-executiva da associação, Telma Salles. A substituição de outras marcas, a crescente confiança nesses medicamentos, o preço e o avanço no número de registros – 255 entre 2010 e 2015, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) – explicam o fato de os genéricos terem assumido o papel de motor do crescimento da indústria farmacêutica no país, conforme a executiva.

No terceiro trimestre, as vendas em volume de genéricos tiveram alta de 10,7% na comparação anual, para 254,3 milhões de unidades. Ao mesmo tempo, o mercado total de medicamentos cresceu 6,2%, para 872,6 milhões de unidades. Sem considerar os genéricos, porém, essa taxa cairia a 4,5%. Em receita, as vendas do segmento no trimestre cresceram 21%, para R$ 5,2 bilhões.

Embora os índices dos genéricos saltem aos olhos, especialmente neste momento de retração da economia doméstica, o desempenho da indústria está abaixo do esperado e já sente os reflexos da crise, segundo Telma. No início do ano, a expectativa era de crescimento médio das vendas de 15%. Agora, a torcida é pela manutenção da expansão de 11% verificada no acumulado de 2015 até setembro.

Fonte: http://www.abre.org.br/noticias/generico-atinge-30-do-mercado-no-pais/?utm_campaign=&utm_content=Gen%C3%A9rico+atinge+30%25+do+mercado+no+pa%C3%ADs+|+ABRE+%E2%80%93+Associa%C3%A7%C3%A3o+Brasileira+de+Embalagem+%281%29&utm_medium=email&utm_source=EmailMarketing&utm_term=Online+News+10.11.2015

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *