A Fórmula & Cia. Farmácia de Manipulação, em Campinas, passou a oferecer aos clientes uma novidade para pessoas com dificuldade para engolir comprimidos e cápsulas, principalmente crianças, idosos, e pessoas acamadas: a opção da medicação na forma de filme orodispersível.
Bastante comum nos EUA, a novidade chegou à cidade há cerca de um mês. É um pequeno quadrado de 3 cm e pode ser colocado em cima ou embaixo da língua, se dissolvendo em poucos segundos sem necessidade de água. A Fórmula & Cia é a primeira farmácia de manipulação a oferecer essa alternativa de medicação aos clientes, na região metropolitana de Campinas.
A farmacêutica e diretora técnica da Fórmula & Cia. Farmácia de Manipulação, Márcia Piva, explica que o filme orodispersível é produzido pela equipe da farmácia. Ela destaca inúmeras vantagens no formato. “Essa forma farmacêutica é muito utilizada nos Estados Unidos. No Brasil, a farmácia de manipulação chegou primeiro. Pelas vantagens e pela rapidez do efeito da medicação, com um custo que é apenas 20% mais caro que o valor do comprimido tradicional. Pelo conforto, pela rapidez do efeito e pela diminuição do efeito colateral é muito compensador”, diz.
Segundo Márcia Piva, um grande número de medicamentos pode ser feito na forma de filme oral. Entre eles, podem ser prescritos pelos médicos analgésicos, antiasmáticos, antialérgicos, anti-inflamatórios, medicamentos contra náuseas, anemia, disfunção erétil e até suplementos alimentares. Esse filme comporta no máximo 50 mg de ativo e tem que ser lipossolúvel.
Benefícios
Uma pessoa alérgica, por exemplo, vai se beneficiar muito dessa nova forma farmacêutica porque o filme com o medicamento que ela precisa usar se dissolve rapidamente na boca e imediatamente começa a fazer o efeito desejado, explica Márcia, destacando uma das vantagens dos orodispersíveis.
Para ela, os comprimidos utilizados para disfunção erétil, cujo princípio ativo é o sildenafil/tadalafil, por exemplo, levam uma hora e meia para fazer efeito e provocam efeitos colaterais. Ao tomar o remédio, a pessoa fica vermelha, denunciando que fez uso do medicamento e no dia seguinte sofre uma forte dor de cabeça. “Em forma de filme, o princípio ativo sildenafil, que é usado para disfunção erétil, faz efeito em 15 minutos, então a pessoa coloca na boca, é discreto e ninguém vai perceber que você tomou, pois não tem efeitos colaterais. Colocando embaixo da língua, ele vai ser absorvido diretamente pela veia que fica embaixo da língua e cai direto na corrente sanguínea, não passando pelo fígado, evitando os efeitos colaterais de vermelhidão e dor de cabeça, então é muito rápido”, explica.
Na avaliação da diretora técnica da Fórmula & Cia, Márcia Piva, até pacientes como crianças e psiquiátricos, que costumam “cuspir” os medicamentos, também são beneficiados por essa nova forma. Empresários e executivos, que precisam de discrição ao tomar algum tipo de remédio, podem levar o “envelope” do medicamento no bolso da camisa, sem chamar a atenção. Como o medicamento não é metabolizado no fígado ocorre a diminuição de possíveis efeitos colaterais o que possibilita o uso em doses menores.
Fonte: http://panoramafarmaceutico.com.br/2017/08/17/formula-cia-lanca-medicacao-orodispersivel/
Deixe um comentário