Um total de 35 medicamentos genéricos inéditos autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), no ano passado, devem chegar ao mercado brasileiro em 2016, naquele que representa o maior volume de lançamentos dos últimos cinco anos, de acordo com levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos (Pró Genéricos).
Conforme a entidade, formada por 15 associadas que concentram aproximadamente 90% das vendas do segmento no país, esses lançamentos têm potencial de adicionar R$ 615,7 milhões em vendas no mercado de genéricos.
Do lado do consumidor, os novos medicamentos representam uma economia direta aproximada de R$ 215 milhões. Dos 35 produtos autorizados pela ANVISA, sete são de uso predominantemente hospitalar e não são encontrados no varejo.
A agência também autorizou o uso de 15 formas farmacêuticas inéditas de remédios que já estão no mercado.
“Tratase do maior volume de genéricos inéditos lançados nos últimos cinco anos”, afirma, em nota a presidente Executiva da Entidade, Telma Salles.
Conforme a Pró Genéricos, entre os produtos que poderão ser encontrados em versão genérica estão o antidepressivo Donaren (da Apsen) e o Ritmonorm (Abbott), indicado para arritmia.
Deixe um comentário