Pesquisa realizada pela Mintel revela que quase um terço, 30%, dos brasileiros que consomem produtos saudáveis gostaria de ver uma maior variedade desses produtos disponíveis nos supermercados.
A pesquisa também aponta que 60% dos brasileiros tentam se manter em forma fazendo exercícios físicos ou praticando esportes. Completando essa busca por um estilo de vida saudável, 41% afirmam que ao menos metade do “prato” nas refeições é dedicado a verduras e/ou legumes.
“Os hábitos de alimentação no Brasil estão mudando drasticamente e os consumidores, cada vez mais, escolhem o que vão comer e beber pensando no que vai levá-los a um estilo de vida mais saudável a longo prazo. Porém, em comparação com outros países, como os Estados Unidos, o mercado brasileiro apresenta várias oportunidades que ainda podem ser exploradas, o que representa uma oportunidade de mercado para muitas empresas”, explica Naira Sato, especialista das categorias de Alimentação e Bebida, da Mintel, no Brasil.
Os brasileiros também lutam contra a falta de tempo enquanto procuram qualidade e alimentos que façam bem a eles. Por exemplo, 20% das pessoas que consomem produtos saudáveis concordam com a afirmação: “gostaria que tivessem mais opções de alimentação saudável fáceis de ser preparadas (como refeições congeladas prontas, refeições pré-cozidas etc)”. Além disso, 41% dizem preferir alimentos preparados frescos/feitos na hora. Esse número sobe para 54% quando são analisados apenas os brasileiros com mais de 55 anos de idade.
Segundo Naira, à medida que o comportamento do consumidor muda, as empresas que investirem em itens que combinem praticidade, qualidade e saudabilidade vão estar em vantagem no atual mercado de alimentos e bebidas brasileiro.
Deixe um comentário