A biofarmacêutica Biomm inaugurou nesta sexta-feira, 26/04, uma nova planta em Nova Lima (MG), na região metropolitana de Belo Horizonte. A fábrica de insulina será responsável pelo abastecimento do mercado interno brasileiro.
A construção do parque fabril de 12 mil m², avaliada em R$ 100 milhões, foi financiada em parceira com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES).
A inauguração contou com a presença do presidente Lula, além de diversos políticos como o presidente do senado, Rodrigo Pacheco, e os ministros da Saúde, Ciência Tecnologia e Inovação, Fazenda, Relações Institucionais e Minas e Energia.
O diretor de Desenvolvimento Produtivo, Inovação e Comércio Exterior do BNDES, José Luis Gordon, revelou que o financiamento da obra faz parte do plano da Nova Indústria Brasil de reforçar o complexo industrial de saúde brasileiro, reduzindo a sobrecarga do SUS.
Inauguração da fábrica de insulina marca o reinício da produção no Brasil
Mesmo sendo um dos países com a maior incidência de diabetes no mundo, segundo o Atlas da Federação Internacional de Diabetes (IDF), a produção de insulina no Brasil estava paralisada há anos, o que obrigava os pacientes a importarem seus medicamentos
A fábrica da Biomm foi autorizada pela Anvisa a exercer todas as etapas da produção do medicamento, desde a confecção dos cristais de insulina até os processos finais de formulação.
A insulina Glargina, produzida na unidade, facilitará o acesso dos pacientes brasileiros ao medicamento necessário para o seu tratamento. A empresa afirma já ter capacidade para produzir até 40 milhões de frascos e seringas de insulina por ano, quantidade suficiente para abastecer quase 80% do mercado interno.
Tecnologia importada
A planta contará com equipamentos de ponta em todos os processos, provenientes da transferência das tecnologias da Gan&Lee Pharmaceutical. As farmacêuticas têm uma parceria estabelecida desde 2014.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/biomm-inaugura-fabrica-de-insulina/
Deixe um comentário