Com faturamento de US$ 70,3 bilhões nos últimos 12 meses até agosto, o varejo farmacêutico da América Latina cresceu 6,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. E embora tenha, em dólares, um incremento bem inferior ao de países como Argentina, Chile e México, o Brasil já responde por 60% desse mercado.
As farmácias brasileiras estão bem à frente do México, cujas vendas representam 16,7% do total da região. Na terceira posição do ranking, a Argentina foi a que mais avançou, com 17,5% de evolução em dólares e 62,6% se considerada a moeda local. Mas chama a atenção o preço médio do medicamento aplicado por nossos vizinhos – US$ 11, contra US$ 6 da média do continente.
PARTICIPAÇÃO SOBRE VENDAS, EVOLUÇÃO EM US$ E NA MOEDA LOCAL
E-commerce em alta
O e-commerce do varejo farmacêutico já representa US$ 1,5 bilhão em vendas na América Latina, 4,8% da venda total. No caso específico do Brasil, o share dessa categoria chega a 6%, sobretudo graças à operação das farmácias independentes e associativistas, que respondem por 40% do volume de negócios.
Participação e-commerce por país
País | E-commerce | Redes | Independ. | Associativ. |
Brasil | 6% | 60% | 10% | 30% |
México | 4% | 80% | 0% | 20% |
Colômbia | 1% | 80% | 0% | 20% |
Bolívia | 4% | 100% | 0% | 0% |
Paraguai | 4% | 100% | 0% | 0% |
Uruguai | 4% | 100% | 0% | 0% |
Volume de e-commerce US$ bilhões
País | E-commerce | Redes | Independ. | Associativ. |
Brasil | 6% | 605,1 | 100,8 | 302,5 |
México | 4% | 344,3 | – | 86,1 |
Colômbia | 1% | 19,8 | – | 5 |
Bolívia | 4% | 18,4 | – | – |
Paraguai | 4% | 12,2 | – | – |
Uruguai | 4% | 6,1 | – | – |
* Fontes: Close-Up e IQVIA
Fonte:.
https://panoramafarmaceutico.com.br/brasil-detem-60-do-varejo-farma-latino-americano/
Deixe um comentário