O Brasil não está na lista de 95 países incluídos no acordo assinado nesta terça-feira entre a Pfizer e a Medicines Patent Pool, organização de saúde pública apoiada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que terão acesso a um antiviral utilizado contra covid-19 produzido por fabricantes de medicamentos genéricos, sem pagar royalties.

A escolha dos países se deu a partir de critérios de classificação de riqueza. Só terão direito de acesso ao medicamento, sem a necessidade de pagamento de royalties para a Pfizer, as nações classificadas como baixa renda, baixa-média renda e alta-média renda.

Entre os 95 países beneficiados, estão Angola, Bolívia, Haiti, Paquistão e Venezuela.

“Isso [o acordo] inclui todos os países de renda baixa e média-baixa e alguns países de renda média-alta na África Subsaariana, bem como países que fizeram a transição do status de renda média-baixa para média-alta nos últimos cinco anos”, detalhou a companhia em comunicado.

Cerca 53% da população mundial está coberta pelos termos do acordo.

No caso do Brasil, a patente do composto utilizado no antiviral foi requerida em 6 de agosto deste ano.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/11/16/brasil-esta-fora-da-lista-de-paises-que-terao-acesso-a-antiviral-generico-contra-covid-19.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *