A constante ida do consumidor à farmácia tem uma relação direta com a conveniência e a variedade disponível nos pontos de venda
O segmento de consumer health (CH) ganha relevância no volume de negócios do varejo farmacêutico e cresceu 10,7% em faturamento nos últimos 12 meses até julho de 2023. É o que indica estudo da IQVIA, que apontou também que a categoria já representa 47% das vendas em farmácias – quatro pontos percentuais a mais em relação a 2015.
De acordo com a pesquisa, a constante ida do consumidor à farmácia tem uma relação direta com a conveniência e a variedade disponível nos pontos de venda (PDVs). O mercado de consumer health, em 2019, movimentava R$ 56,2 bilhões e 3,3 bilhões de unidades comercializadas. Já no intervalo de agosto a julho de 2023, a movimentação foi de R$ 94,2 bilhões, crescimento de13,9%. Foram 4,4 bilhões de unidades comercializadas no período.
As áreas da farmácia que contribuem para o faturamento de CH foram muito impulsionadas pelo preço/mix, mas com participação relevante também nos lançamentos.
Categorias de mais relevância em consumer health
As categorias de maior relevância no segmento de OTC e consumer health, embora enfrentem uma retração após o esfriamento da pandemia, continuam a ser as de dor/febre e gripes/resfriados.
Já no mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, o movimento é inverso. As categorias que encabeçam a lista são justamente as de maior avanço no varejo farmacêutico. Também se observa uma maior pulverização no share de cada segmento.
Fonte: https://www.abradilan.com.br/mercado/consumer-health-cresce-107-no-varejo-farmaceutico/
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