Fabricantes de cosméticos como O Boticário, Natura&Co e L’Oréal estão acelerando investimentos em refis de produtos para diminuir o descarte de embalagens. Segundo reportagem do Valor Econômico, em algumas linhas, a prática consegue reduzir em até 97% o uso de componentes como plástico e vidro. Uma das metas do setor é oferecer a alternativa para 100% do portfólio, entre 2022 e 2030.

Na O Boticário, a entrada de refis na produção começou há mais de 20 anos. O primeiro lançamento foi em 1999, para uma linha de cuidados com a pele. A fabricante tem quase 1,4 mil produtos nas categorias de perfumaria, maquiagem, cuidados pessoais, cabelos e acessórios. Nas embalagens, 87% do portfólio têm algum atributo sustentável, entre opção de refil, plástico verde, vidro e papel reciclados. A meta é cobrir 100% das embalagens com os recursos, até 2022.

Com a utilização do refil, em um ano, é possível economizar 625 toneladas de ingredientes de produção, sendo 551 toneladas de vidro e 74 de plástico.

Na L’Oréal Cosmética Ativa, divisão da multinacional de beleza responsável por marcas como La Roche-Posay e Vichy, a intenção é que, até 2030, 100% dos produtos que levam plástico sejam originados de material reciclado.

Entre as iniciativas mais recentes no país foi o ingresso do refil para produtos das linhas Effaclar e Normaderm, com redução de 86% de plástico. A revisão das embalagens nas marcas La Roche-Posay, Vichy, Skinceuticals e L’Oréal Paris também permitiu eliminar 165 toneladas de papel que seriam consumidos em 2019, com a redução do volume em bulas de instrução.

Na Natura, os refis existem há mais de 35 anos. Atualmente, 27% do portfólio contam com a alternativa, evitando o descarte de, aproximadamente, três mil toneladas de resíduos ou o equivalente ao lixo gerado por 5,5 milhões de pessoas diariamente, segundo a fabricante.

Em 2020, o padrão do refil evoluiu e a fabricante começou a substituir o plástico convencional pelo verde – que pode ser reciclado – nas cargas de quatro marcas, como Ekos e Tododia. Até 2030, a meta é garantir que 100% dos materiais sejam reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/gigantes-de-cosmeticos-investem-para-reduzir-descarte-de-embalagens/

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