A dependência de insumos internacionais para a fabricação de medicamentos tem assolado a Argentina, que vive grave crise financeira. As informações são da Exame.
Há algumas semanas as entidades hospitalares têm apontado a escassez de materiais básicos para manter sua agenda de procedimentos, alguns vitais para o paciente, como a hemodiálise.
Como há poucos dólares no país para a compra de matéria prima e a dependência de insumos estrangeiros é endêmica, vários setores da economia portenha tem se visto de mãos atadas.
“O mais angustiante é a falta de medicamentos, inclusive para doenças com tratamentos complexos”, desabafa Juan Carlos Rosiello, professor de Economia da Universidade Católica Argentina.
Dependência de insumos também é realidade por aqui
A dependência de insumos em saúde no Brasil também é um problema amplamente conhecido. Para reverter a situação, o governo planeja, em 10 anos, produzir 70% de sua demanda.
Quem afirma é a ministra da Saúde, Nísia Trindade. A responsável declarou que iniciativas “que começaram há 20 anos” serão retomadas.
“Estão previstos investimentos de R$ 42,1 bilhões. Teremos investimentos nos laboratórios públicos, voltados para a Hemobrás, para quadruplicar a produção de vacinas”, detalhou.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/dependencia-de-insumos-argentina/
Deixe um comentário