As vendas no e-commerce continuam em alta, registrando crescimento no Brasil. Ao comparar as vendas de março com fevereiro, a expansão foi de 35,81%.
Considerando a mesma base de comparação, o faturamento do setor também teve alta: 33,06%.
“A manutenção dos altos índices de crescimento comprova que o comportamento de consumo online do brasileiro realmente passou por um processo de transformação permanente”, avalia o secretário executivo da camara-e.net, Felipe Brandão.
“Ainda, as medidas de isolamento social mais restritivas, observadas em algumas regiões do país por conta do agravamento da crise do Covid-19, também contribuíram com a expansão das vendas online”, conclui.
Vendas online
Ao comparar as vendas online de março de 2021, em relação ao mesmo mês do ano passado, o aumento foi, então, mais significativo: 72,56%.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, a variação positiva foi, então, de 88,08%.
Assim, ao observar a métrica de vendas regional, na comparação de março com fevereiro, a composição ficou da seguinte forma:
Sul (44,43%), Centro-Oeste (44,11%), Sudeste (33,94%), Nordeste (33,23%) e Norte (30,06%).
Por sua vez, no acumulado dos últimos 12 meses, os resultados foram:
Nordeste (117,74%), Norte (107,08%), Centro-Oeste (106,13%), Sul (101,15%) e Sudeste (78,28%).
Faturamento
O faturamento das lojas virtuais também teve alta na comparação entre março deste ano com o mesmo período de 2020: 86,68%.
A composição, por região, na comparação de março ante fevereiro, ficou:
Sul (43,25%), Centro-Oeste (40,33%), Nordeste (34,76%), Sudeste (29,75%) e Norte (25,62%).
Já no acumulado dos últimos 12 meses, os resultados foram:
Nordeste (137,75%), Norte (128,45%), Centro-Oeste (120,59%), Sul (114,10%) e Sudeste (91,79%).
O e-commerce representou 10,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção), em fevereiro de 2021.
No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se, portanto, que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 10,3%.
Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgado no dia 13 de abril.
E-commerce com alta de vendas
Em fevereiro de 2021, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou:
Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,6%), móveis e eletrodomésticos (26,7%); e tecidos, vestuário e também calçados (10,8%).
Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,4%), outros artigos de usos pessoal e doméstico (6,5%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,5%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (2,5%).
A saber, esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.
Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no trimestre de janeiro a março de 2021, 17,2% dos internautas brasileiros realizaram, então, ao menos uma compra online.
Observa-se, então, uma queda de 1,2 p.p em relação ao trimestre anterior (18,4%).
Já na comparação com o mesmo período em 2020 (12,3%), houve, portanto, um crescimento de 4,9 p.p.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/e-commerce-tem-alta-de-3581-nas-vendas-em-marco-frente-a-fevereiro/
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