Outro dado positivo foi o aumento do faturamento em 11,02% no período

As compras online seguem sendo tendência no Brasil. Ao comparar o primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), com o mesmo período do ano passado, o setor teve alta de 12,59%. Usando a mesma base comparativa, o faturamento também teve um boom de 11,02%.

Os dados são do índice MCC-ENET, desenvolvido pela Neotrust | Movimento Compre & Confie, em parceria com o Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net).

“O crescimento das vendas online no primeiro trimestre, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi superior a 12%, o que é muito significativo, pois o volume de vendas do ano passado foi expressivo e com recorde, até então, nas vendas não presenciais. Outro indicador de destaque do estudo MCC-ENET foi a penetração das vendas online em relação ao total do varejo, que em fevereiro de 2022 atingiu 12,4% na média móvel dos últimos 12 meses, o maior valor do histórico medido desde janeiro de 2018″, afirma Gastão Mattos, responsável pela Divisão de Varejo Online da camara-e.net.

Vendas online
Já na comparação entre os meses de março e fevereiro, as vendas praticadas pela internet tiveram crescimento de 22,03%.

Quando a avaliação foi entre março de 2022 com o mesmo período do ano passado, a alta é de 3,80%.

No acumulado dos últimos 12 meses, a expansão é de 10,23%.

Ao observar os dados do ranking regional, considerando como base o primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2021, a composição ficou da seguinte forma: Norte (27,02%); Nordeste (22,79%); Centro-Oeste (15,81%); Sul (14,36%); e Sudeste (9,03%).

Por sua vez, na comparação entre março e fevereiro, o desempenho foi: Norte (28,28%); Nordeste (25,57%); Sul (24,73%); Centro-Oeste (20,86%); e Sudeste (20,36%).

Faturamento
Na métrica de faturamento, quando a comparação é entre os meses de março e fevereiro, a alta é de 24,62%.
Já na análise entre março (2022 e 2021), a expansão é de 4,14%. No acumulado dos últimos 12 meses, o crescimento é de 17,17%.
O faturamento regional, usando a base de comparação o primeiro trimestre 2022 ante 2021, a composição foi: Nordeste (16,75%); Sul (15,18%); Norte (12,27%); Centro-Oeste (12,01%); e Sudeste (8,20%).
Já na comparação entre março ante fevereiro, ficou da seguinte forma: Sul (28,21%); Nordeste (27,81%); Norte (27,07%); Sudeste (22,96%); e Centro-Oeste (21,88%).

Participação do e-commerce no comércio varejista
Em fevereiro de 2022, o e-commerce representou 11,6% do comércio varejista restrito (exceto veículos, peças e materiais de construção).
No acumulado dos últimos 12 meses, nota-se que a participação do e-commerce no comércio varejista corresponde a 12,4%.
Vale destacar que esse indicador foi feito a partir da última Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE, divulgada no dia 13 de abril.

Categorias
Em fevereiro de 2022, a composição de compras realizadas pela internet, por segmento, ficou da seguinte forma:

Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (42,5%); móveis e eletrodomésticos (28,7%); e tecidos, vestuário e calçados (10,5%).
Na sequência, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (7,2%); outros artigos de usos pessoal e doméstico (5,4%); hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,9%); e, por último, livros, jornais, revistas e papelaria (1,8%). Esse indicador também utiliza a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE como base.

Outra métrica avaliada pelo MCC-ENET revela que, no primeiro trimestre de 2022 (janeiro a março), 17,5% dos internautas brasileiros realizaram ao menos uma compra online.
 
 Fonte: https://cosmeticinnovation.com.br/e-commerce-segue-em-alta-e-tem-crescimento-de-1259-no-primeiro-trimestre-de-2022/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *