A farmacêutica norte-americana Eli Lilly confirmou neste sábado (17) a sua saída da Argentina. Em nota, a empresa disse que a decisão se deve à “mudança do modelo de negócios” no país, garantiu que os pacientes continuarão tendo acesso aos seus tratamentos e informou que o Laboratórios Raffo, empresa argentina, “terá os direitos de comercialização e registros sanitários”. As informações são do Infobae.

A mudança entrará em vigor a partir de 1º de setembro. A companhia destacou que “desde sua fundação na Argentina, tem orgulhosamente atendido pacientes e profissionais de saúde por meio de medicamentos inovadores e de alta qualidade em áreas como Diabetes, Oncologia, Urologia, Imunologia, Osteoporose e Sistema Nervoso Central com marcas líderes no mercado, mas que decidiu mudar seu modelo de negócio no país “deixando de exercer atividades de promoção, distribuição e comercialização direta de seus produtos”.

43ª em faturamento no Brasil

No Brasil, a Eli Lilly perdeu sete posições nos últimos sete anos no ranking da IQVIA e, nos últimos 12 meses até maio, figurando na 43ª posição em faturamento. Em dezembro de 2018, a companhia informou que vai fechar sua única fábrica no Brasil, localizada em São Paulo (SP), responsável pela produção de medicamentos sólidos, como comprimidos e cápsulas. A unidade emprega hoje 100 funcionários. O fim das operações ocorrerá em até três anos.

O encerramento da unidade, segundo a empresa, deve-se à necessidade de “equilibrar a capacidade de produção da companhia com as necessidades de seu portfólio.”

As operações da unidade brasileira serão transferidas para Porto Rico, assim como as da Espanha.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/eli-lilly-encerra-operacoes-na-argentina/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *