A temporada de retrospectivas está chegando, acompanhada de eleições e premiações dos melhores do ano. E curiosamente, o exemplo de inovação do varejo farmacêutico em 2021 foi uma das redes mais tradicionais do mercado.

Especialistas da Drug Store News elegeram o Walmart como o player do setor que mais inovou no ano. A rede vem atuando para se tornar mais do que uma farmácia e sim uma organização de saúde omnichannel, melhorando a adesão aos tratamentos nas comunidades onde está inserida.

Atualmente, o Walmart conta com mais de 5 mil pontos de venda e impacta milhões de consumidores. A companhia teve forte participação no combate à Covid-19, seja abrindo postos de testagem em comunidades em vulnerabilidade social ou distribuindo as doses da vacina com marcação de horário.

Além disso, a varejista também ampliou eventos de conscientização, bem como ações no combate ao diabetes.

Walmart teve importante papel no combate à Covid-19
Presente no combate ao novo coronavírus desde o começo da pandemia, o Walmart uso algumas métricas como porcentagem de casos positivos na região e de cobertura vacinal para detectar os locais com maior necessidade.

“Nós administramos milhões de vacinas, e 80% delas foram para comunidades em vulnerabilidade social ou rurais, por vezes, para aqueles mais relutantes em se vacinar”, comentou a Dra. Cheryl Pegus, vice-presidente executiva para saúde e bem-estar do Walmart.

Assim como nas campanhas de testagem, a companhia contou com parcerias de grupos comunitários e sem fins lucrativos para levar o acesso às vacinas para essas comunidades.

Força de trabalho em foco
Mas aqueles profissionais que tinham a missão de levar saúde aos consumidores não foram esquecidos. Os funcionários do Walmart tinham liberação para se vacinar durante a jornada de trabalho ou tirar uma licença remunerada de duas horas para tal.

Fora isso, caso o colaborador sofresse com alguma reação adversa, eles poderiam ficar afastados por até três dias sem descontos. Os funcionários que lidam diretamente com o público ganharam também um incentivo de US$ 150 para se imunizarem. Eles também receberam treinamentos sobre a vacinação, para informar e servir como exemplo tanto para consumidores, quanto para colegas.

A rede conta com mais de 13 mil farmacêuticos e técnicos em farmácia capacitados para aplicar vacinas.

Investimentos em tecnologia
O Walmart também investiu em tecnologia, lançando sistemas para agendamento de vacinas, certificados de vacinação, telemedicina e ambientes para treinamentos virtual.

Outras ações
Sem esquecer das demais doenças que demandam atenção, o Walmart organizou eventos com o Wellness Days, promovendo, além da vacinação, também aferições de pressão arterial, exames de detecção do HIV, entre outros. A rede também manteve programas que facilitam o acesso a insulinas e medicamentos de prescrição.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/walmart-farmacia-inovadora-do-ano/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *