O lucro das farmácias brasileiras teve um crescimento de 15,6% em 2020.

Dessa maneira, o setor farmacêutico brasileiro teve um faturamento  foi de R$ 139,37 bilhões no ano passado, comparado com R$ 120,54 bilhões em 2019,  de acordo com dados da IQVIA.

O setor que apresenta crescimento, busca incluir em suas novas estratégias, tecnologia, cooperação com a academia, esforço industrial e políticas públicas.

Dentre as mudanças, além do faturamento, o setor farmacêutico investe bastante em tecnologia, pesquisas e sistemas.

Exemplo
O ano de 2020 foi de expansão para o grupo Extrafarma, por exemplo.

A empresa que ainda não fazia parte do comércio eletrônico, durante 2020, se viu em uma situação que não dava para ignorar: a migração do offline para o online.

A assertividade nas vendas, a agilidade das entregas e o relacionamento com o consumidor, tornaram-se cada vez mais importantes para a companhia, que conta com apoio de tecnologia da Codeby, empresa de tecnologia especializada em soluções digitais.

A solução criada em parceria pela startup levou a empresa para outro momento dentro do mercado digital.

“Utilizar a localização geográfica do consumidor é uma ação bastante usada no e-commerce, pois promove maior aproximação ao cliente, além de conseguir mais destaque no comércio e melhorar a experiência do usuário na hora da compra.”, menciona o CEO da Codeby, Fellipe Guimarães.

O termo para esta prática é geolocalização, e pode identificar a localização de um aparelho eletrônico e encaminhar esse dado para a loja, se o usuário permitir.

Com isso, torna-se fácil ao consumidor encontrar condições exclusivas para sua localidade, e ao lojista que consegue criar campanhas direcionadas e segmentadas.

Foi com base nesta ação que a empresa desenvolveu um novo App para a loja da Extrafarma, que possibilita ao usuário adicionar informações da sua localidade.

E assim, ter acesso, então, às condições de frete, entrega ou retirar em pontos de vendas próximo a sua localização.

Como funciona o Regionalization App?
Em todo o ambiente da loja, é possível ver um pop-up no topo da página, para que o cliente possa optar por inserir sua localidade e regionalizar sua experiência dentro da loja.

O usuário pode utilizar de duas formas, a primeira seria adicionando sua localização para ter acesso às lojas próximas a sua localidade.

Ou, pode simplesmente inserir sua localização e ter acesso aos produtos e valores referente a sua região.

“Para o App funcionar, foi necessário integrar 2 APIs externas para geolocalização por IP e busca de endereço por CEP, com a funcionalidade de session da VTEX, empresa parceria da Codeby. Dessa forma, conseguimos regionalizar a experiência do usuário.”, destaca Guimarães.

Com a utilização do App, a Extrafarma está iniciando sua operação omnichannel e, consequentemente, escalando a atuação da marca no mercado online e offline.

Agora, as informações dos produtos podem ser mostradas de acordo com as regras regionais.

Mostrando, assim, de forma dinâmica ao cliente a opção de inserir sua localização, por exemplo.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/lucro-das-farmacias-foi-r13937-bilhoes-em-2020-crescimento-de-156/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *