Levando em conta o mês anterior, março teve um crescimento de 11% no varejo farma. É o que diz o Shopper Report da Bnex.
O varejo farmacêutico do Brasil cresceu 3% em março de 2024, se comparado com o mesmo período de 2023. Levando em conta o mês anterior (fevereiro), março teve um crescimento de 11%. É o que diz o Shopper Report da Bnex, empresa especializada em Ciência do Consumo, que analisou 2,1 milhões de transações de vendas para essa edição.
Nesse mesmo comparativo, destaca-se a suave variação de 1,9% do preço médio, patamar abaixo do apresentado nos últimos meses, que era de aproximadamente 5%.
Outro fator interessante revelado pelo Shopper Report da Bnex foi o aumento nos itens na cesta, que no geral teve um crescimento de 1,5%.
Toda essa movimentação está associada à compra antecipada de medicamentos de uso contínuo, já que março é o mês que antecede o reajuste anual do teto para o aumento do preço dos medicamentos em 2024, que esse ano ficou em 4,5%.
Clientes fidelizados x não fidelizados
Os clientes fidelizados aproveitam os benefícios para comprar mais com preços melhores. A maioria são mulheres de 30 a 49 anos.
A participação das faixas acima de 60 anos mantém o patamar acima de 20%, participação significativa quando comparada à participação desse público na população brasileira.
Clientes fidelizados compraram mais
O Índice de Fidelização e Engajamento do Varejo (IFEV-Bnex) representa, a partir da análise do ticket médio, a diferença entre engajamento de compra de cliente fidelizado versus cliente não fidelizado no mês.
Como o reajuste de medicamentos é feito em 1º de abril, o IFEV do mês de março acaba sendo o melhor dos últimos 12 meses, uma vez que o shopper compra medicamentos de uso contínuo antes do reajuste de preços.
O Shopper Report Bnex mostra que os clientes fidelizados realizaram compras com um valor 74% maior do que as realizadas pelos clientes não fidelizados.
Conclusão
O mês de abril, com chegada de frentes frias no país, ainda abre oportunidade para venda de medicamentos MIP-OTC para gripes, resfriados, febre e dor.
Entender o comportamento do shopper durante a jornada de compra é importante para o empreendedor tomar decisões mais assertivas.
Por isso, ter uma coleta de dados confiáveis, como o que a Bnex faz, e saber interpretá-los, é estar preparado para atender o shopper da melhor forma possível, aumentar o faturamento da farmácia e talvez até expandir o negócio.
O uso de tecnologia e comunicação assertiva, considerando os produtos certos, será um diferencial para um bom desempenho nos próximos meses.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/faturamento-do-varejo-farma-cresce-3-em-marco-de-2024/
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