2022 foi declarado o Ano Internacional do Vidro (IYOG) pelas Nações Unidas. O evento de um ano começou com uma cerimônia de abertura em Genebra na semana passada. No lado editorial, uma edição especial dedicada à Glass Vallée da França – produtora de mais de 70% das embalagens de vidro de luxo do mundo – será publicada pela Formes de Luxe nesta primavera.

Os organizadores do Ano Internacional do Vidro das Nações Unidas descrevem o evento como um vetor para celebrar o “passado, presente e futuro deste material transformador […]”. Ao longo do ano, uma série de congressos científicos, workshops e eventos culturais serão realizados em todo o mundo para marcar a importância e o potencial do material do ponto de vista científico, artístico e de consumo. Na França, líder mundial em embalagens de vidro de luxo e sede de 80% da produção mundial de vidro de perfumaria, estão em andamento projetos para destacar o ecossistema do vidro.

Uma dessas iniciativas é La Route du Verre (ou Glass Road), um projeto liderado pela Fédération du Cristal et du Verre, da França, que abrirá ao público em geral fábricas de cristal e vidro, ateliês de vidraria artesanal, museus e escolas, com o objetivo de aumentar a conhecimento sobre o material.

Enquanto isso, o Ministério da Cultura da França procura salvaguardar os gestos inerentes ao artesanato em vidro. Já listado no inventário do patrimônio cultural imaterial francês, o Ministério se prepara para se inscrever na lista do patrimônio cultural imaterial da UNESCO.

A imprensa especializada também está se envolvendo. Luxe Packaging Insight publicação irmã Formes de Luxeestá programada para publicar uma edição especial da revista impressa dedicada ao funcionamento interno do cluster de negócios Glass Vallée, uma região no norte da França que produz cerca de 70% das embalagens de vidro de luxo do mundo para os mercados de destilados, perfumaria e cosméticos. A edição, que será publicada no final de maio, é uma cocriação com a Glass Vallée e dará a palavra aos principais players da indústria do ecossistema do vidro – desde fabricantes de moldes, fundições, vidreiros e especialistas em acabamento e decoração até empresas de logística e instituições de ensino – essencial para a criação de embalagens de vidro para bebidas espirituosas e perfumaria, ao mesmo tempo em que aborda as questões urgentes que o setor enfrenta atualmente, algumas das quais se tornaram cada vez mais problemáticas com o início da pandemia de saúde.  
 

Fonte: https://www.luxepackaginginsight.com/article/focus-on-luxury-for-the-international-year-of-glass.60252

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *