A GreenCare investirá R$ 20 milhões na realização de estudo clínico para registro do primeiro medicamento como extrato de cannabis no Brasil. Com 16% de participação de mercado, a empresa liderou a comercialização destes produtos nas farmácias brasileiras. Em unidades, as vendas superaram a marca de 38,1 mil, com crescimento superior a 2000% ou 20 vezes maior que o resultado alcançado em 2022.

Somos a única startup originalmente do segmento a ocupar uma das cinco posições entre as empresas que lideram as vendas de extrato de cannabis nas farmácias. Isso mostra um acerto de nossa estratégia, que desde a regulamentação para comercialização destes produtos nas farmácias apostou fortemente neste canal de vendas, frente ao acesso via importação individual. Médicos e pacientes buscam acesso facilitado e isso se dá nas drogarias”, afirma, Martim Mattos, chairman da companhia.

Desde que iniciou suas operações, em 2018, a GreenCare soma 40% de participação nas receitas de produtos do tipo extrato de cannabis, segundo dados da Close-Up International.

Os dados de mercado, produzidos com base nos indicadores do IQVIA, mostram que as vendas de cannabis medicinal seguem em franca expansão, a exemplo do que já ocorre há pelo menos 3 anos. Cresceram 127% em 2023 frente a 2022, com a comercialização de 356,6 mil unidades.

Extrato de cannabis passa a ganhar espaço nas vendas

Os extratos de cannabis são produtos que incluem todos os compostos da planta, como CBD e THC, diferente de produtos que oferecem o canabidiol isolado, que no Brasil é vendido por uma única empresa, a Prati Donaduzzi.

Estudos baseados em evidências científicas têm influenciado na substituição dos produtos isolados pelos extratos, ampliando progressivamente sua participação de mercado, que hoje responde por 40% das vendas totais do varejo farmacêutico em 2023, contra 9% em 2022. Em 2 anos 80% das vendas serão de Extrato de Cannabis se o ritmo de substituição se mantiver estável.

Captação em curso

Para investir na geração de evidências científicas e, ao mesmo tempo, manter o ritmo de expansão das vendas em farmácias, a empresa acabou de concluir a primeira etapa de seu plano de captação de recursos.

Temos que aproveitar o momento em que estamos um pouco à frente da média do mercado, tendo em vista que a única certeza é que se tornará cada vez mais competitivo, o que exigirá maiores recursos para alavancagem”, pontua Mattos.

Atualmente, a companhia tem entre seus principais acionistas um dos maiores fundos globais de investimentos especializado em cannabis, que conta com recursos de family offices, além de empresários.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/greencare-extrato-de-cannabis/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *