Como as marcas podem conquistar um lugar para si mesmas no turbulento mercado da perfumaria? Nome, logotipo e embalagem formam um conjunto que deve ser desenvolvido pensando no design. Seguindo as tendências em joias e bebidas espirituosas , investigamos como a identidade da marca deixa sua marca no cenário da perfumaria.

O mercado de perfumes está saturado, mas novas marcas parecem surgir diariamente. Para estes, o desafio é construir uma identidade sólida. A embalagem é crucial aqui, é claro – nenhum perfume está sem seu frasco – mas há mais do que isso. Criar marcas é uma especialidade do Designer e Diretor de Arte Thierry de Baschmakoff, que utiliza uma metodologia que chama de Brand Machine para abordar todas as fases do desenvolvimento da identidade. “Começa por encontrar um nome, o que é fundamental porque o nome transmite valores fonéticos que vão informar um código”, explica. “A dificuldade reside em encontrar um nome que ainda não tenha sido protegido por direitos de autor em nenhum dos países onde a futura marca pretende expandir-se. Caso contrário, uma grande ideia pode fracassar desde o início.”

Sua agência ajudou a criar, do zero, duas marcas bem diferentes. Psychotic London projeta um estilo vitoriano combinado com um espírito rock’n’roll: o logotipo parece uma tatuagem de rosa e um frasco que lembra uma seringa vintage – simbolizando o vício em perfume. A outra é uma marca de inspiração francesa criada pelo grupo brasileiro O Boticário para o mercado local: OUI Paris , para “Original Unique Individuel”. As fragrâncias femininas e masculinas pretendem expandir o portfólio para um segmento mais sofisticado e são apresentadas em frascos esculpidos descritos como “uma espécie de arquétipo da vidraria francesa”, observa Baschmakoff.

Algumas marcas, portanto, são feitas do zero, apropriando-se de uma cultura existente ou, no caso de perfumes de nicho, inspirando-se no mundo de um criador. E há marcas mais antigas que se reinventam – algumas podem até ser esquecidas, segmento em que várias empresas de investimento se especializam. A Luvanis, por exemplo, tem um portfólio de marcas históricas de vários setores de luxo que aguardam para serem despertadas.

Marca do século 19 renovada
Este património é tão rico quanto diverso. De Baschmakoff contribuiu para o rejuvenescimento de Plisson, fabricante de pincéis de barbear criado em 1808 que encontrou novas oportunidades quando a “barba hipster” entrou na moda. A marca era fornecedora de Napoleão, então uma águia foi adicionada ao logotipo. E uma linha de produtos foi lançada em embalagens azuis – a cor faz parte da história da marca.


Mergulhar nos arquivos de uma marca é uma etapa necessária em qualquer reforma. Quando a Caron foi adquirida por Ariane de Rothschild em 2021, o designer Alnoor Mitha de Bharat, fundador da Objet de Convoitises, percebeu que a marca havia divagado para uma estética do século XVIII, embora tenha sido fundada em 1904. “O ‘o’ dividido in Caron se destacou como um elemento que precisava ser mantido no logotipo. Foi utilizado de forma oblonga na caixa e nos frascos da nova coleção”, explica. “A fonte foi refeita em estilo Art Déco, e o cinza perolado foi substituído por um Bordeaux: uma cor sem conotações de gênero.” Caron queria enfatizar esse aspecto de “fluidez de gênero”. Ao retornar, as marcas mais antigas devem se adaptar aos tempos. Esta procura de equilíbrio entre passado e presente também diz respeito às casas mais consolidadas.

“Todas as marcas valorizam sua herança e sua ligação com a história da perfumaria”, afirma Alnoor. “E aqueles que partiram para se reinventar voltaram.” Um exemplo é o logotipo Yves Saint Laurent : desenhado pelo artista gráfico Cassandre no início dos anos 1960, depois modificado por Hedi Slimane quando se tornou Diretor Artístico da grife, o logotipo voltou aos holofotes. O monograma é exibido com ousadia no perfume Libre, e até aparece em um jogo de palavras no nome do perfume MYSLF .

Uma conexão com o passado poderia levar a menos ousadia? Perfumes famosos retornam com novas fórmulas em frascos que permanecem praticamente inalterados. Nestes casos, as marcas capitalizam a notoriedade de um nome e o impacto visual. “É decoração, não é design”, diz Alnoor. “Muitas marcas dependem de um modelo de porta-voz e de comunicação, e não da garrafa.”

“O flanker cobre um segmento que o produto original não cobre. Além disso, ao aparecer em diversas versões, forma uma coleção, como na perfumaria de nicho”, diz de Baschmakoff. Quando se trata de edições limitadas, a garrafa passa a ser objeto de desejo do colecionador. Vejamos o icónico frasco de abelha da Guerlain : é regularmente redesenhado por artesãos, dando a imagem de estar enraizado na história e aberto ao futuro, mas também luxuoso. Embora destinado a uma clientela abastada, atende à estratégia de comunicação global da marca.


BDK Parfums: expressando personalidade
O último perfume da BDK chama-se 312 Saint Honoré. Este é também o endereço em Paris onde esta marca de nicho, criada em 2016 por David Benedek, abriu a sua primeira boutique. Trabalhando com o nariz Alexandra Carlin (Symrise), Benedek brincou com a relação entre o suco e o lugar: a simplicidade, clareza e mineralidade da fragrância são refletidas nas paredes de concreto e pedra branca da loja e nas janelas altas voltadas para a rua. “Não gosto de elementos supérfluos”, diz Benedek. Isso fica evidente na embalagem, que tem um detalhe particularmente original: um rótulo minimalista aplicado na borda da garrafa, que facilita a separação visual do nome da marca. do nome do perfume – “como se o perfume existisse por si só, porque é ele que forma a identidade da marca, e não o contrário”, acrescenta.


BDK tem um estilo literário. Primeiramente, o nome é formado por três letras que se destacam no próprio nome do fundador. Depois, os caixões de papelão são feitos para parecerem livros – a encadernação traz o “título” de cada perfume. Por fim, a boutique foi pensada para ser “uma biblioteca olfativa” onde os clientes podem experimentar as 20 fragrâncias da coleção, bem como as matérias-primas com que são feitas.

Fonte: https://www.formesdeluxe.com/article/brand-identity-born-and-reborn-in-perfumery.64410

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