Símbolo de proteção e reciclagem, a marca é o resultado de um esforço colaborativo de um ano entre indústria, designers, clientes e consumidores para co-criar um símbolo reconhecível de saúde e sustentabilidade. A marca está disponível para uso licenciado em alimentos e bebidas embalados em vidro, bem como produtos farmacêuticos, perfumaria e cosméticos. Desenvolvido em conjunto por designers e consumidores – que votaram no logotipo final – cada elemento simboliza o compromisso assumido quando escolhemos vidro: usar os recursos sabiamente em um loop infinito; para reciclar sempre que possível; proteger e preservar tanto a qualidade do produto quanto a saúde das pessoas que o utilizam; e escolher ativamente um futuro sustentável.
Marcando a primeira revelação pública do novo símbolo, Michel Giannuzzi, Presidente da Federação Europeia de Vidro de Contêineres (FEVE), comentou:
“Esse símbolo marca o primeiro marco em nossa jornada para trabalhar em conjunto com clientes e marcas para fornecer soluções de embalagem que respondam a um crescente foco de sustentabilidade dos consumidores. Com o vidro já uma história de sucesso tanto na sustentabilidade quanto na saúde, queremos lembrar ao mundo o que eles já amam sobre produtos cotidianos em vidro. Nosso objetivo final é que os consumidores de toda a Europa vejam essa nova marca em todos os produtos em embalagens de vidro nas prateleiras – sejam alimentos preservados, bebidas ou azeites de oliva – e saibam que sua escolha de vidro representa criar um futuro mais sustentável.”
Bonduelle, líder do setor em alimentos à base de plantas, expressou seu apoio à marca, com Arnaud Warusfel, Gerente de Desenvolvimento de Embalagens, oferecendo o seguinte endosso:
“Se tentarmos apenas abordar a questão da sustentabilidade individualmente, chegaremos em 2030 e perceberemos que não avançamos mais do que alguns números em um slide do Powerpoint. Defendendo a preservação ambiental e a saúde, esse novo símbolo será uma ferramenta útil para coordenar os esforços da marca com os de nossos fornecedores de embalagens, reunindo as preocupações dos negócios e do público para se comprometerem plenamente com a sustentabilidade”.
Iniciativa da indústria apoiada pelo desejo do consumidor por embalagens sustentáveis e saudáveis
O novo lançamento da marca de vidro segue uma pesquisa com 10.000 consumidores europeus em 13 países, realizada pela pesquisadora de mercado InSites Consulting. Os achados demonstram que não só os europeus estão cada vez mais preocupados com os impactos ambientais das embalagens, mas que a maioria considera o vidro a forma de embalagem mais segura, saudável e ambientalmente correta. Essa percepção está cada vez mais impulsionando suas decisões de compra:
- 42% compram mais produtos em vidro porque consideram que pode ser reciclado mais do que outras embalagens
- 33% o fazem porque consideram o vidro melhor na prevenção da contaminação de alimentos e na preservação da saúde
- 31% consideram o vidro para dar uma forte sensação de segurança à saúde
- 30% escolhem vidro porque causa menos lixo de recipientes no ambiente natural
Embora o desejo do consumidor de comprar mais produtos em vidro seja alto, eles nem sempre têm a opção: a principal barreira citada para comprar menos vidro (por 27% dos entrevistados) é que suas marcas preferidas muitas vezes não estão disponíveis em embalagens de vidro.
Para as marcas que buscam aumentar sua participação no mercado, todos esses são fatores claros em favor tanto de aumentar a disponibilidade de produtos embalados em vidro, quanto fazer com que a mensagem de preservação e proteção ressoem diretamente no ponto de prateleira.
Reafirmando o compromisso com a sustentabilidade
O novo design da marca é o mais recente de uma série de iniciativas colaborativas de sustentabilidade da indústria de vidro, incluindo o lançamento de Junho de ‘Close the Glass Loop‘: um importante programa de administração de materiais que conecta todo o ecossistema europeu de embalagens de vidro para impulsionar a reciclagem de garrafas a garrafas. Em março, os fabricantes de vidro de contêineres uniram forças para lançar o ‘Forno para o Futuro‘, o primeiro forno híbrido de combustível de oxi-combustível de oxi em larga escala do mundo, que visa reduzir as emissões de carbono em 50% ao funcionar em sua maioria energia verde.
Com o público esperando que os negócios façam sua parte pelo meio ambiente, a marca de vidro representa o meio visual ideal para as marcas demonstrarem seu compromisso com a sustentabilidade. A indústria de vidro convida todas as marcas, clientes e varejistas a participar da iniciativa glass hallmark para promover o vidro como embalagem do amanhã, para a saúde do público e do planeta.
Saiba como as marcas podem usar a marca na embalagem:
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