A Johnson & Johnson anunciou nesta sexta-feira a intenção de se separar em duas empresas nos próximos 18 a 24 meses, segregando seu segmento de produtos de varejo, de crescimento mais lento, em uma nova companhia de capital aberto e mantendo os segmentos de farmacêutica e aparelhos médicos.
“Após uma análise profunda dos nossos negócios, o conselho e diretoria acreditam que a cisão do segmento de varejo é a melhor forma de acelerar os esforços da companhia, criar oportunidades e crescimento sustentável”, diz Alex Gorsky, diretor-presidente da Johnson & Johnson, em nota.
De acordo com a empresa, a separação vai racionalizar a alocação de capital baseado nos objetivos das duas empresas, além de criar um foco específico com duas diretorias separadas que possam criar valor em seus respectivos mercados. A companhia pretende realizar a operação via mercado de ações, ainda sem dar detalhes do procedimento.
A nova companhia de produtos de varejo vai ficar com marcas conhecidas da Johnson & Johnson, como Tylenol, Band-Aid, Listerine e Johnson’s. A empresa destaca que o segmento tem quatro marcas que valem mais de US$ 1 bilhão e deve gerar US$ 15 bilhões em vendas em 2021.
Já o segmento de farmacêutica e aparelhos médicos, com receita estimada de US$ 77 bilhões em 2021, será mantida como Johnson & Johnson. A companhia diz que o portfólio deve manter crescimento acima do mercado após a segregação, com maior alocação de capital em pesquisas e pagamento de dividendos.
“Para a nova Johnson & Johnson, essa separação pontua nosso foco em entregar inovação em farmacêutica e aparelhos médicos, com o objetivo de trazer novas soluções ao mercado para nossos clientes e sistemas de saúde, criando um valor sustentável para nossos acionistas”, comenta Gorsky.
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