Quando se trata de recarga de produtos no varejo, as fontes de fragrâncias já existem há vários anos, enquanto os xampus, gel de banho e até bebidas de luxo vêm ganhando espaço nos últimos meses. Os refis de skincare, no entanto, ainda são um segmento nascente devido às restrições em torno da contaminação. A Biotherm da L’Oréal aceitou o desafio e atualmente está testando um sistema de recarga de cuidados com a pele na loja na Espanha.
Como parte dos esforços para reduzir seu impacto ambiental repensando o ciclo de vida de sua embalagem, a Biotherm está testando uma máquina de recarga para seu soro anti-envelhecimento Life Plankton Elixir. A Possible Future, com sede na França, um estúdio de inovação de “impacto positivo”, está por trás do protótipo da Biotherm, gerenciando o projeto desde o briefing até a fase de teste com ênfase particular na experiência do consumidor.
“Até onde sabemos, somos um dos primeiros a criar um refil de cuidados com a pele na loja que inclui um processo de limpeza para a garrafa”, explica Marion Seignan, líder do projeto da Possible Future e designer para a Luxe Packaging Insight. “Um projeto como este é muito mais complicado do que as fontes de fragrâncias, pois com os cuidados com a pele existem inúmeros desafios técnicos e tecnológicos ligados às restrições da fórmula – os ingredientes ativos precisam ser protegidos das interações com elementos externos.”
Então, como funciona o Life Plankton Elixir Blue Fountain? O frasco (feito com 25% de vidro reciclado) passa por várias etapas, orientadas pela consultora de beleza: primeiro é enxaguado com água, depois seco ao ar, esterilizado com lâmpada ultravioleta e depois reabastecido. O frasco pode ser gravado com um motivo de onda cada vez que é recarregado – ele foi projetado para ser recarregado entre quatro e sete vezes, embora a fase de teste determine mais precisamente esse número. “Não queríamos projetar uma grande máquina que escondesse todos os elementos, mas em vez disso procuramos criar um senso de cerimônia – um ritual premium – da limpeza à gravação do vidro.”
A Possible Future trabalhou com fornecedores franceses para criar o protótipo: o vidreiro que idealizou o frasco que abriga a fórmula do refil, carpinteiros, metalúrgicos e especialistas em galvanoplastia. “Atribuímos grande importância ao trabalho com materiais nobres, como vidro, Corian, cromo e latão”, destaca Seignan. Embora o plástico fosse necessário para certos componentes, o Possible Future trabalhou para reduzir seu uso ao mínimo.
O Life Plankton Elixir Blue Fountain da Biotherm estreou este mês na loja de departamentos espanhola El Corte Inglés em Madrid. A marca tem como objetivo lançar a tecnologia de refil de cuidados da pele em uma escala mais ampla: “os frascos recarregáveis estarão no centro dos cuidados da pele de amanhã”, comenta o presidente global da Biotherm, Giulio Bergamaschi.
A iniciativa da Biotherm vem na esteira da fonte de cuidados da pele Ultimune da Shiseido, lançada em sua loja principal de Ginza em 2020.
Deixe um comentário