O número de casos de dengue tem preocupado os brasileiros. Dados do aplicativo Farmácias App mostram que os medicamentos para sintomas da dengue ocuparam o segundo lugar na lista dos mais vendidos no primeiro trimestre de 2022, um aumento de 30,9% em comparação com o mesmo período do ano passado.

As chuvas, intensas desde o início do ano, impactam na circulação do mosquito Aedes aegypti, exigindo medidas de proteção para evitar o contágio e aliviar as dores causadas pela doença. Os medicamentos não narcóticos e antipiréticos ficaram em segundo lugar no primeiro trimestre do ano, com 16,8% do top 10 mais vendidos e 3,44% do faturamento das vendas gerais.

O mês de janeiro teve o maior índice de vendas, com faturamento de 40,6%, seguido de março, com 32%. Por região, o Sudeste foi o que mais contribuiu com o resultado, responsável por 46,5% do faturamento desses medicamentos. Em seguida, aparecem Nordeste (21,5%), Sul (17,1%), Centro-Oeste (9,1%) e Norte (5,8%).

O levantamento mostra que Dipirona EMS, Dipirona Neo Química, Dipirona Pratri-Donaduzzi, Dipiriona Medley, Paracetamol Cimed, Paracetamol EMS, Paracetamol Teuto, Paracetamol União Química e Paracetamol Medquímica foram os medicamentos mais vendidos para esse fim.

Já os repelentes e inseticidas, embora tenham tido queda de faturamento – 11,8% em 2021 contra 2,4% no trimestre – ainda representaram 36,8% das vendas em janeiro.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/medicamentos-para-sintomas-da-dengue/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *