Pesquisa da Merco está na sexta edição no país
Pelo terceiro ano consecutivo, Natura e Boticário ficaram nas primeiras posições entre as empresas com melhor reputação em responsabilidade e governança corporativa no Brasil, segundo avaliação de executivos, especialistas e público em geral ouvidos pela espanhola Merco, que realiza levantamentos sobre reputação de empresas.
O estudo, obtido pelo Valor, mostra a Natura mantendo a liderança, seguida pelo Boticário. A Ambev ficou em terceiro lugar, uma posição acima em relação ao levantamento de 2018.
Segundo a diretora geral da Merco Brasil, Lylian Brandão, a estabilidade no topo do ranking demonstra forte compromisso com práticas de governança corporativa e responsabilidade social. “Quanto mais acima no ranking, mais consistente fica a percepção dos ‘stakeholders’ sobre as empresas”, disse. A executiva observa que esta percepção depende de as empresas demonstrarem que realmente aplicam boas práticas de governança.
Em sua sexta edição no país, a pesquisa da Merco considera cinco variáveis para elaboração do ranking – comportamento ético, transparência e boa governança, responsabilidade com os funcionários, compromisso com meio ambiente e contribuição à comunidade. O processo consiste em quatro etapas de avaliações, ouvindo 11 diferentes fontes. Na primeira, diretores de empresas que faturam mais de US$ 40 milhões escolhem as dez empresas que, na opinião deles, são as mais responsáveis e têm a melhor governança no país. As selecionadas são avaliadas em seguida por especialistas em diversos segmentos, de analistas financeiros a sindicatos. Depois, são analisadas por consumidores e, por fim, técnicos da Merco para chegar as melhores.
A diretora geral da Merco disse que questões de responsabilidade social e governança corporativa ganharam força nos últimos anos, levando muitas empresas a investirem mais nestas práticas.
Mas, por outro lado, a executiva observa que a pandemia de covid-19 pode levar muitas a se concentrarem mais na sobrevivência financeira, levando a uma piora de reputação. Uma pesquisa feita em maio pela Merco em 11 países em que atua mostrou que os empresários brasileiros são um dos mais preocupados com os efeito da crise provocada pela covid-19.
Para a diretora, saúde financeira é essencial para as empresas poderem atuar de forma responsável, e a pandemia não deve mudar o objetivo de fortalecimento de práticas éticas e responsáveis. “As empresas têm que se preocupar com a questão financeira, mas precisam ter um olhar 360 graus em seus negócios”, diz.
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