Ranking da IQVIA revela os medicamentos fitoterápicos, que podem ser usados para diversas patologias, mais vendidos em farmácias
Os medicamentos fitoterápicos podem ser utilizados para doenças com complexidades diferentes: desde males menores até as de maior gravidade ou crônicas. Entretanto, o paciente é único em suas necessidades e cada caso deve ser avaliado cuidadosamente.
“Muitas vezes, o medicamento fitoterápico é escolhido prioritariamente em razão de apresentar menores efeitos colaterais e uma ação mais branda em situações de uso crônico. Considerando um processo reumático com dores intensas em um indivíduo que apresenta, por exemplo, problemas gástricos e sendo um problema crônico, apesar dos medicamentos de origem sintéticas serem mais efetivos, haverá maior manifestação de efeitos adversos o que, muitas vezes, inviabilizará sua utilização e, talvez, a opção terapêutica mais indicada seja o uso de um medicamento fitoterápico”, esclarece a farmacêutica responsável pela Farmácia Universitária da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP), Maria Aparecida Nicoletti.
Confira a seguir, os 10 medicamentos fitoterápicos mais vendidos em unidades, no MAT dezembro de 2022, segundo o Close-Up International.
TOP 10 FITOTERÁPICOS MAIS VENDIDOS EM UNIDADE
1) Hedera helix.
2) Passiflora incarnata.
3) Mikania glomerata.
4) Aconitum napellus + Cephaelis ipecacuanha + Mikania glomerata + Myroxylon balsamum + Nasturtium officinale.
5) Ginkgo biloba.
6) Valeriana officinalis.
7) Operculina alata.
8) Cassia fistula + Senna alexandrina.
9) Crataegus oxyacantha + Passiflora incarnata + Salix alba.
10) Aesculus hippocastanus.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/exclusivo-os-10-medicamentos-fitoterapicos-mais-vendidos-em-unidades/
Deixe um comentário