Reputação das farmacêuticas – A 5ª edição da pesquisa Performance Farmacêutica 2022, realizada pela Ipsos Healthcare em parceria com o Sindusfarma, identificou as indústrias farmacêuticas mais bem avaliadas por profissionais de saúde e pela classe médica. O estudo levou em conta 14 critérios relacionados ao desempenho dos laboratórios e a quesitos como a imagem corporativa e o posicionamento digital.
Mais de 650 profissionais participaram do levantamento, representando ao todo 16 áreas terapêuticas – cardiologia, clínica geral, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia, hematologia, neurologia, oncologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, reumatologia e urologia.
Entre outros aspectos, o estudo identificou que a preferência da classe médica está dividida quase na mesma proporção entre as interações presenciais e digitais com os laboratórios, embora 78% considerem “práticas” as interações digitais. “Após a pandemia, os médicos querem ter acesso a uma diversidade de canais no seu relacionamento com a indústria farmacêutica, de acordo com suas necessidades”, comenta Marcos Calliari, CEO da Ipsos Brasil
Conheça os laboratórios com melhor reputação:
Cardiologia: A AstraZeneca liderou a maior parte das recomendações, seguida da Biolab e Pfizer. A Medley foi a melhor na qualidade dos genéricos.
Clínica geral: O Aché foi campeão em dez categorias, seguido da Pfizer (inovação e recomendação) e da Eurofarma (qualidade dos genéricos e melhor custo x benefício).
Dermatologia: A La Roche-Posay foi recomendada por 86% dos médicos e conquistou a liderança em nove quesitos.
Endocrinologia: A Novo Nordisk foi a primeira colocada em dez quesitos, liderando todos os indicadores vinculados à imagem corporativa. Em seguida vem a AstraZeneca, com cinco categorias.
Gastroenterologia: Doze das 14 categorias foram encabeçadas pela Takeda, inclusive todas as vinculadas à imagem corporativa.
Ginecologia: A Libbs foi superior em nove quesitos, enquanto a Bayer ocupou o primeiro posto em quatro categorias.
Hematologia: Na liderança em dez itens, a Janssen recebeu 75% das recomendações. A Roche foi reconhecida nas categorias confiança e melhor custo x benefício. A Eurofarma, por sua vez, destacou-se pelo fornecimento de amostra.
Neurologia: O Aché conquistou a primeira posição em sete categorias; seguido da Pfizer, que liderou em inovação e recomendação; Novartis (preferência e produtos qualidade); Libbs (mais próximo e conteúdos e serviços relevantes); e Eurofarma (genéricos e melhor custo x benefício).
Oncologia: A Roche foi campeã em 11 categorias e recebeu recomendação de 74% dos entrevistados, ficando só abaixo da MSD (76%) nesse item. A AstraZeneca encabeçou a lista quando o assunto é o planejamento de visitas.
Ortopedia: O Aché figurou na primeira colocação em nove categorias. Pfizer, EMS e Mantecorp tiveram as melhores pontuações em três categorias.
Otorrino: O Aché sagrou-se vencedor em dez categorias. A GSK liderou em quatro e teve 90% de recomendação dos médicos.
Pediatria: Doze categorias foram lideradas pelo Aché, mas foi a Sanofi a mais recomendada (84%).
Pneumologia: A GSK ganhou em 12 quesitos, incluindo todos os vinculados à imagem corporativa. Eurofarma e Medley empataram pela qualidade dos genéricos.
Psiquiatria: Os melhores indicadores foram registrados pelo laboratório Lundbeck, que ainda recebeu 90% de avaliações positivas.
Reumatologia: Com a liderança em seis categorias, a Janssen foi o laboratório mais destacado nessa especialidade.
Urologia: GSK recebeu as melhores avaliações em oito categorias, seguida da Astellas, que ficou na primeira posição em cinco quesitos.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/farmaceuticas-com-melhor-reputacao/
Deixe um comentário