Consultoria Merco elabora ranking especial de empresas mais responsáveis em relação à covid-19
Com um ranking de governança corporativa que divulga hoje sua sétima edição, a consultoria espanhola Merco realizou neste ano uma avaliação paralela, listando as empresas mais responsáveis durante a pandemia em 2020. A Natura, que lidera pela sétima vez consecutiva a avaliação de governança, também foi o destaque no levantamento sobre o primeiro ano da crise da covid-19.
O Ranking Merco de Responsabilidade e Governança Corporativa no Brasil inclui, além das cem mais bem avaliadas em governança, uma lista de dez empresas em avaliação específica sobre o desempenho na pandemia. A classificação foi estabelecida a partir de respostas de públicos como diretores de companhias, analistas financeiros, governos, associações de consumidores e o público em geral.
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Lylian Brandão, diretora-geral da Merco Brasil, explica que a lista principal é constituída a partir de cinco valores, como transparência, responsabilidade com os funcionários e contribuição à comunidade. As perguntas têm pesos diferentes de acordo com o público. “A primeira empresa na percepção das ONGs pode não ser a dos analistas financeiros”, exemplifica.
Apesar disso, a executiva afirma que há uma baixa rotatividade de empresas top 10 do Ranking Merco entre as edições, refletindo reconhecimento a longo prazo. “Variações maiores são registradas de público para público, mas as primeiras colocadas do top 10 estão bem posicionadas entre todos públicos de forma geral”, afirma.
Já o ranking covid-19 foi estabelecido a partir de respostas fechadas, em que a única pergunta era o nome da companhia indicada. A nova categoria representou 8% do peso das pontuações da lista geral.
O Magazine Luiza ficou em segundo no recorte da pandemia e também estreou no Top 10 geral nesta edição: o varejista saltou da 14ª para a 5ª posição no Ranking Merco entre 2019 e 2020.
A gerente corporativa de reputação e sustentabilidade do Magalu, Ana Luiza Herzog, afirma que a pandemia evidenciou as companhias que vêm propondo maior contribuição à sociedade. “Em um cenário muito extremo, nossos valores ficaram evidentes e isso fez com que a empresa desse mais concretude ainda às nossas iniciativas, de dentro para fora”, afirma
Um dos exemplos, de acordo com Ana Luiza, foi o desenvolvimento do programa Parceiro Magalu, um marketplace de estrutura intuitiva e com taxa de comissão diferenciada para pequenos negócios. “Nós achamos que todo mundo está no comércio on-line, mas muito pouco do varejo brasileiro estava, e essa era a diferença entre sobreviver e fechar”, afirma.
Outra iniciativa foi o aperfeiçoamento do botão de violência contra as mulheres. O recurso, já existente no aplicativo Magalu, passou a fazer ligações para o número de emergência 190 em meio à disparada de denúncias durante a quarentena.
Quem também ressaltou a importância das ações junto à comunidade foi a Ambev, que alcançou a vice-liderança do levantamento geral e foi eleita a quarta empresa mais responsável durante a pandemia.
A companhia iniciou, ainda na primeira onda de contágios, a produção de álcool em gel em suas fábricas. Foram doados mais de 3 milhões de unidades do produto. As ações externas incluem ainda a doação de R$ 30 milhões para a produção de vacinas no Brasil e a participação na construção de 100 leitos hospitalares em São Paulo (SP).
A pandemia também alterou os planos da cervejeira para a maior festa popular do país: cerca de 5 mil caixas térmicas que seriam utilizadas por vendedores ambulantes no Carnaval foram destinadas ao transporte de imunizantes.
A segunda posição da companhia de bebidas foi conquistada sobre o Grupo Boticário, que desceu para a terceira colocação no ranking de percepção. Apesar da perda de uma posição da então vice-líder, que vinha acompanhando a Natura em 2019, o setor de cosméticos também conquistou mais uma colocação entre as melhores avaliadas do Ranking Merco.
A Avon avançou cinco posições no comparativo anual e chegou ao sétimo lugar, estreando no top 10 do levantamento. O diretor-presidente da Natura & Co América Latina, João Paulo Ferreira, comemora o desempenho da Natura e da marca recém-integrada. “Ver a Avon também ocupando posição de destaque no levantamento é um reconhecimento de que fazer a coisa certa, do jeito certo, traz bons resultados”, afirma o executivo.
A única empresa estrangeira no ranking especial foi o Google, ocupando a última posição. Lylian Brandão pondera que, na lista de cem companhias do Ranking Merco, há um equilíbrio entre as nacionalidades, com aproximadamente metade de marcas brasileiras e as demais do exterior. O Top 10 do Ranking Merco conta com a presença de Nestlé, Coca Cola e Google nas últimas posições.
O levantamento foi feito entre julho e dezembro de 2020 com empresas de faturamento acima de US$ 40 milhões. Foram realizadas 2,3 mil entrevistas e verificação externa pela auditoria KPMG.
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