O potencial de consumo das comunidades brasileiras é de aproximadamente R$ 167 bilhões, segundo um levantamento feito pela Nós – Novo Outdoor Social, empresa que atua há 12 anos na área de mídia e pesquisas em comunidades no país. Com base nesse contexto, a empresa lança o Tracking das Favelas, pesquisa mensal que tem como proposta analisar as marcas mais compradas e lembradas pelo público em dez categorias.
Os segmentos analisados são: alimentos, bancos e serviços financeiros, bebidas alcoólicas, bebidas não alcoólicas, entretenimento on-line, higiene e beleza, operadoras de telefonia, sites de compra, materiais de limpeza e materiais de construção. Das dez marcas líderes em top of mind, sete também são as mais compradas.
A pesquisa on-line tem amostra mensal de 800 pessoas moradoras de favelas e comunidades do Brasil. A cada mês, a Nós – Novo Outdoor Social dispara um questionário com sete perguntas para sua base de 200 mil pessoas de cinco mil favelas distribuídas pelo Brasil. Ao atingir 800 respostas, é feita a tabulação dos resultados e 20% das respostas são checadas. A margem de acerto é de 97%. A base de dados e as ferramentas de pesquisa on-line ficam hospedadas na plataforma da PiniOn.
Em higiene e beleza as três marcas mais citadas são Dove (324), Natura (254) e O Boticário (227). As marcas mais compradas na categoria são: O Boticário (54,7%), Natura (49,4%) e Colgate (47,3%). Os respondentes também são questionados sobre os principais atributos associados às marcas. No escopo das top 3 de todas as categorias, os mais citados são: eu confio, valoriza a diversidade, tem qualidade, eu admiro, é transparente, é para todos, é fácil de encontrar, é sustentável, facilita minha vida e me identifico.
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