Aumento, menor valor desde 2020, não é automático de preços, mas determina o teto permitido; segundo o Ministério da Saúde, neste ano, o reajuste do preço máximo foi igual ao índice da inflação

O reajuste anual dos preços de medicamentos será de 4,5% neste ano, informou o Ministério da Saúde, o que representa o menor valor praticado desde 2020. A medida começa a valer a partir de segunda-feira, 1º de abril.

A pasta ressalta que o reajuste não é um aumento automático de preços, mas determina o teto permitido. De acordo com o ministério, neste ano, o reajuste do preço máximo foi igual ao índice da inflação.

A definição do índice é realizada pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED), órgão interministerial responsável pela regulação econômica do mercado de medicamentos no Brasil. A secretaria-executiva fica a cargo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para estabelecer o índice de reajuste, a CMED observa fatores como o IPCA, a produtividade das indústrias de medicamentos, custos não captados pela inflação, a exemplo do câmbio e da tarifa de energia elétrica e a concorrência de mercado, conforme determina o cálculo defino desde 2005.

Fonte: https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/03/29/precos-dos-medicamentos-vao-subir-45percent-a-partir-de-1o-de-abril-menor-valor-desde-2020.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *