Uma olhada no mercado de fragrâncias em expansão, tendências de frascos, principais fabricantes de vidro – e o que está por vir.

O tamanho do mercado global de fragrâncias foi avaliado em US$ 50,9 bilhões em 2022 e deve registrar uma taxa de crescimento anual composta de 5,9% de 2023 a 2030, de acordo com a Grand View Research . Analistas dizem que os consumidores estão aumentando os gastos com fragrâncias premium e luxuosas, o que está impulsionando o crescimento do mercado.

A consultora da indústria de beleza da NPD e membro do conselho da Beauty Packaging, Larissa Jensen, chama a fragrância de uma “categoria de destaque”  no prestigiado mercado de beleza dos EUA. As vendas de fragrâncias aumentaram 11% no ano passado, à medida que a demanda cresceu por marcas de nicho e perfumes de alta concentração – e a categoria apresentou crescimento de dois dígitos durante as primeiras semanas de 2023.

“A categoria de fragrâncias está crescendo, principalmente nos EUA, onde as vendas estão excedendo em muito os níveis pré-pandêmicos”, diz Sheherazade Chamlou, vice-presidente de vendas, Beleza, Américas, SGD Pharma.

O aumento das vendas de fragrâncias significa uma maior demanda por frascos de fragrâncias. “O vidro é o material de escolha para fragrâncias de alta qualidade – nada se compara à sua elegância, clareza e brilho. Combina proteção excepcional contra oxidação e luz, sendo infinitamente reciclável”, diz Chamlou.

Que tipos de frascos de vidro são procurados para fragrâncias? “Vemos uma tendência de demanda por garrafas personalizadas e de estoque”, diz John Schofield, presidente e proprietário da Screen Tech/Spraye Tech . “As marcas de fragrâncias estão escolhendo o mesmo frasco para vários skus, não apenas flankers”, diz ele. 

As marcas de fragrâncias estão aproveitando a tendência “’premiumização”, diz Douglas Thompson, vice-presidente sênior de vendas, marketing e desenvolvimento de produtos da PGP Glass USA, Inc. marcas”, diz.

Mark Bellard, presidente e proprietário da Siloa , diz: “Os consumidores de fragrâncias pagarão mais por algo bonito e exclusivo que faça uma declaração. Os frascos de perfume têm um valor ornamental. As marcas querem projetar algo diferente que se destaque”.
Fornecedores oferecem dicas de decoração e falam sobre tendências
As marcas de fragrâncias estão decorando frascos de várias maneiras para se conectar com os consumidores e refletir sua estética. “Algumas marcas estão abandonando a metalização em favor de acabamentos texturizados”, diz Thompson, da PGP Glass USA . “Também vemos um número crescente de marcas de prestígio solicitando decorações mínimas, enquanto as marcas masstige estão se inclinando para cores vibrantes, personalização, estampas centradas na natureza e tons terrosos”, diz ele.

Thompson também observa que os designers de garrafas parecem mais focados em usar apenas os elementos visuais necessários que contribuem para a história de uma marca, em vez de escolher toques glamorosos que podem parecer desconectados do DNA de uma marca. “Nosso objetivo principal é aumentar o valor da marca do cliente. Entendemos que a garrafa deve ser atraente e complementar visualmente a história da marca. Trabalhamos de perto com o cliente desde o design até a decoração para entender e mostrar uma fragrância”, explica.

A PGP Glass oferece recursos de decoração de serviço completo e possui instalações dedicadas para técnicas de decoração de vidro premium, incluindo impressão, estampagem a quente, revestimento, glacê, decalque, colagem de montagem e metalização. “Oferecemos um portfólio diversificado de opções pré-projetadas, exibindo projetos que podem ser prontamente personalizados para atender aos requisitos exclusivos de uma marca”, diz Thompson. As capacidades do fornecedor incluem pulverização, serigrafia, tampografia, estampagem a quente, ataque ácido, metalização e muito mais.

Schofield diz que cores foscas opacas e cores “translúcidas nítidas” são as mais solicitadas. Tecnologia de tela/tecnologia de spraye spray à base de água e recursos de impressão orgânica oferecem às marcas maneiras ecológicas de obter esses looks. “Também observamos um número crescente de solicitações para nosso revestimento em spray de barreira UV, acrescenta ele. “E nossos recursos internos exclusivos de combinação e combinação de cores fornecem aos nossos clientes maior velocidade no mercado”, diz ele.

A impressão digital oferece às marcas de fragrâncias ainda mais versatilidade. “Ele não tem limitações de cores e os padrões coloridos podem ser impressos diretamente de arquivos eletrônicos”, diz Chamlou. “A decoração digital abre um novo mundo de possibilidades em termos de personalização e capacidade de personalização”, diz ela.
Frascos de fragrâncias leves e recarregáveis
O vidro pode ser pesado, o que é uma desvantagem para uma marca que pretende reduzir sua pegada de carbono. Garrafas de vidro leves fornecem uma opção mais ecológica para fragrâncias. A Verescence lançou recentemente suas garrafas de vidro leves Moon e Gem, que também são recarregáveis.

Desenvolvido em colaboração com o renomado designer Thierry De Baschmakoff, Moon e Gem mostram a experiência técnica da Verescence na criação de garrafas de vidro leves em formas complexas. “Eles são a combinação perfeita de luxo e sustentabilidade”, diz Céline Le Marre, gerente de projetos de marketing e comunicação da Verescence.

O frasco Moon de 100ml pesa 106 gramas, enquanto o Gem de 100ml pesa 97 gramas. “Moon” apresenta uma forma orgânica com um pescoço fora do centro. “Gem” tem um design geométrico impressionante com ângulos agudos e uma ampla face octogonal, lembrando uma joia preciosa.

“As garrafas são personalizadas com uma tampa esférica monomaterial feita pelo fabricante de componentes de madeira premium Minelli Spa, para oferecer um conceito 100% eco-projetado”, diz Céline Le Marre, gerente de projetos de marketing e comunicação da Verescence.

Vitro, também tem um novo design de garrafa leve chamado “Ligia”. “Significa ‘leve’ em inglês”, explica Victor Rodríguez, vice-presidente de vendas globais e marketing da Vitro. A coleção de vidro ecologicamente correta apresenta garrafas recarregáveis ​​com design minimalista e tampas de madeira.
Tampas e fechamentos de fragrâncias
Combinar um frasco de perfume com uma tampa ornamentada sempre chamará a atenção do comprador e poderá encantar o consumidor a cada uso. A fragrância Loubimar de Christian Louboutin Beauty de Puig foi recentemente nomeada Embalagem do Ano no The Fragrance Foundation Awards. Possui uma tampa de metal ornamentada produzida pela TNT Global que parece uma âncora.

Design & Manufatura Lombardié especializada em tampas de prestígio. “Para nós, o que está impulsionando os fechamentos de fragrâncias é o mesmo que outras categorias – sustentabilidade”, diz Jack Albanese, diretor de desenvolvimento de novos negócios da empresa. “Estamos substituindo resinas tradicionalmente insustentáveis ​​por materiais quimicamente renovados pós-consumo”, diz ele. “Historicamente, muitos designs famosos para tampas de fragrâncias imitavam características de vidro de clareza, formas esculpidas e profundidade. Até recentemente, nossas opções de resina sustentável eram bastante limitadas”, diz ele.

Lombardi obteve sua certificação ISCC+. O fornecedor oferece tampas transparentes de paredes espessas produzidas em PET pós-consumo renovado e outras resinas para atender às solicitações.

A Siloa está com uma nova linha de tampas de madeira produzidas a partir de florestas sustentáveis. “Quando combinados com nossa tampa interna 100% PCR removível, eles são adequados para descarte e reciclagem ecologicamente corretos”, diz Bellard.  
O aumento em conjuntos de amostras e tamanhos de viagem
Os consumidores estão mudando de comprar na loja para comprar fragrâncias online, então há uma necessidade crescente de minis, amostras, conjuntos de teste e tamanhos de viagem. Bem a tempo para as viagens de verão, a Fenty Beauty by Rihanna , uma marca de Kendo, lançou sua fragrância Fenty Eau de Parfum em uma embalagem de 10ml em spray tamanho viagem. 

Fragrâncias em tamanho de viagem também são populares porque são mais baratas para comprar. As marcas de fragrâncias sabem que os consumidores estarão mais dispostos a correr riscos ao comprar online uma fragrância de tamanho menor. “Os contadores de fragrâncias de lojas de departamentos não vão a lugar nenhum, mas os modelos de comércio eletrônico focados em amostras continuam a encorajar a descoberta de fragrâncias”, diz Chamlou da SGD. “Há uma alta demanda por embalagens de tamanho de amostrapara fragrâncias porque os consumidores estão mais dispostos a experimentar novos aromas – e há um número crescente de caixas de assinatura de perfumes”, explica ela.

A SGD Pharma adicionou recentemente o Mini Sampler Perfume Kit à sua linha de embalagens de fragrâncias em expansão. Os frascos tubulares de mini-amostrador de grau farmacêutico do fornecedor estão disponíveis em tamanhos de 1,5, 2 e 2,6 ml. “Eles vêm em serigrafia de cerâmica transparente ou personalizada em 19 cores PMS monocromáticas”, diz Chamlou. “Estes novos frascos de amostra são componentes essenciais para a crescente demanda de fragrâncias ‘on-the-go’”, diz ela.

A Siloa oferece uma opção recarregável em tamanho de viagem – seus frascos de gargalo duplo. “Uma marca pode oferecer refis na loja ou pelo correio”, diz Bellard. “Marcas de fragrâncias independentes tendem a ter uma estrutura mais dinâmica e estão abertas a buscar novas ideias mais rapidamente, como soluções de embalagens recarregáveis”, diz ele.
Produção de vidro
Onde estão sendo produzidos os frascos das fragrâncias? Aqui estão os desenvolvimentos mais recentes de alguns dos maiores fabricantes de vidro – e suas capacidades.

A Vitro Envases investiu recentemente US$ 70 milhões em um novo forno. “Este novo forno, capaz de produzir 230 toneladas diárias, fortalece nossa capacidade de atender às crescentes demandas de nossos clientes, além de aumentar nossa flexibilidade e oferecer produtos de alto valor agregado por meio de tecnologia de ponta e processos de produção sustentáveis”, disse Shlomo Frymerman, diretor da Unidade de Negócios de Embalagens de Vidro da Vitro .

Já a fábrica da fornecedora em Toluca, no México, é uma das maiores fábricas de embalagens de vidro do mundo. Foi projetado e construído com tecnologia de ponta para otimizar o consumo de energia e minimizar as emissões de CO2.
Produz embalagens de vidro para cosméticos, licores premium e especialidades.

A PGP Glass diz que produz mais de 550 milhões de frascos de perfume premium anualmente para seus clientes em mais de 50 países, em suas 64 linhas de produção e 11 fornos. “Temos a maior capacidade de produção do mundo – 705 toneladas por dia – dedicada a cosméticos e perfumaria. Nossas instalações de classe mundial possuem recursos de design de ponta, um estúdio criativo de design e inovação e oficinas de máquinas CNC avançadas dedicadas à fabricação de moldes sem falhas”, diz Sanjay Tiwari, CEO da PGP Glass USA Inc.

A SGD Pharma afirma ser uma das principais fabricantes de embalagens de vidro do mundo, com reputação de inovação. A empresa diz que sua fábrica em Zhanjiang, na China, é um centro de excelência em beleza e cosméticos. Os recursos de decoração incluem lacagem, glacê, impressão em seda, coloração e estampagem a quente. “A equipe local de P&D de Zhanjiang dedica-se à inovação do mercado de beleza e organiza seminários de decoração nos últimos dez anos, apresentando inovações, incluindo impressão digital em vidro, impressão RGB e revestimento PVD”, diz Chamlou.

A SMCG/Somang Glass diz que é conhecida por incorporar altos níveis de PCR em cada garrafa de vidro. “Usamos 60% de PCR, que é o nível mais alto. Abrimos caminho para o uso do vidro PCR na Coréia”, diz James Jin, diretor de vendas.

A Verescence tem capacidade de produção de 600 milhões de garrafas por ano. A empresa tem mais de 120 anos de experiência em vidro e produz soluções de embalagem inovadoras em suas quatro fábricas de vidro e cinco fábricas de acabamento na França, Espanha, Estados Unidos e Coreia do Sul.
Foco em um futuro mais sustentável
O que vem a seguir? “ A revolução do refil está em andamento”, diz Thompson da PGP. “A sustentabilidade não é apenas uma tendência, mas um movimento global significativo, e estamos comprometidos em continuar trabalhando em prol da sustentabilidade e de alternativas sustentáveis”, diz ele.

Chamlou da SGD diz: “Estamos entrando em uma nova era da história do perfume, e o mercado continua a evoluir com notas olfativas não convencionais, métodos de produção éticos e ecológicos e novos gestos de aplicação de fragrâncias.
Os consumidores em constante mudança de estilo de vida continuarão a desempenhar um papel significativo no crescimento da indústria de embalagens de fragrâncias”.

Chamlou diz que a demanda contínua por frascos de fragrâncias que se destacam dos concorrentes continuará a inspirar os fornecedores de embalagens a desenvolver inovações que irão encantar os consumidores. “O mundo digital também está tendo um impacto. Muitas das maiores casas de fragrâncias estão entrando no metaverso e criando experiências olfativas para consumidores em potencial”. Chamlou acrescenta: “Para onde vão as marcas, os fornecedores seguirão — as possibilidades são infinitas”.

 
3 TENDÊNCIAS DE DESIGN DE GARRAFA – Clássico, Colorido, Ornamentado
Há muitas maneiras pelas quais uma marca pode usar o design para garantir que o frasco de uma fragrância transmita a identidade de uma marca – ou o perfume dentro do frasco. Três lançamentos recentes representam três abordagens diferentes para embalagens de fragrâncias.

Flooid Non Gender Specific está em uma garrafa que parece atemporal e clássica; Kate Spade Chérie parece colorida e moderna; e a MCM, uma casa de moda de luxo alemã, criou um design atraente com detalhes ornamentados para a Onyx.

Todas as três marcas usam cores e elementos de design que refletem a fragrância. Non Gender Specific, uma marca fundada por Andrew Glass “para não ter limites de gênero”, lançou sua fragrância Flooid em 2019 – e depois a redesenhou e relançou em março. O frasco de vidro redondo e curto parece moderno e sua cor âmbar reflete as notas quentes de âmbar do perfume. Outras notas incluem lavanda, patchouli, laranja doce, toranja, bergamota, almíscar branco, oud, musgo fresco e vetiver terroso. A garrafa vem em uma caixa plantável.

Inter Parfumslançou a fragrância Cherie de Kate Spade New York no início deste ano. O frasco de cores vivas inspirado na arte pop reflete, sem dúvida, o suco floral frutado. É vermelho, em forma de esfera e combinado com uma tampa translúcida rosa choque. As notas da fragrância incluem framboesa, tangerina, ervilha-de-cheiro, jasmim, almíscar e madeiras brancas.

MCM Onyx, outra marca da Inter Parfums, é uma fragrância vegana feita com mais de 79% de ingredientes biodegradáveis. Oitenta e nove por cento de seus ingredientes foram criados usando princípios de química verde, e mais de 72% de seus ingredientes “Naturals Together” de origem sustentável ajudam a causar um impacto social positivo nas comunidades locais em todo o mundo.

Como as outras fragrâncias da marca, o frasco de Onyx parece “vestido” em couro sintético. “Onyx reinventa nosso frasco Stark Backpack em Visetos preto com detalhes em bronze”, afirma a marca. Visetos é o motivo mais reconhecível do MCM – “MCM” com uma folha de louro para simbolizar vitória, honra e valor. A garrafa é adornada com uma placa gravada, como as placas numeradas em seus sacos.

Sabine Brunner, presidente da MCM, diz: “Este design está no coração do DNA da MCM, simbolizando o espírito livre de viajar. Estamos entusiasmados com esta nova fragrância que leva nossa tribo de nômades digitais do século 21 em uma jornada transcendente do ingrediente ao sentimento, da fragrância ao sentimento e à emoção.” 

Fonte: https://www.beautypackaging.com/issues/2023-07-01/view_features/producing-fragrance-bottles-for-an-in-demand-market/

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