Inovação impulsionada pela inteligência artificial e mudanças climáticas, aumento da demanda por produtos premium e ultra-premium…
A fabricante de vidro francesa Verallia e a agência de tendências Carlin Creative revelaram quatro principais impulsionadores de crescimento no mercado de vinhos e destilados em uma apresentação antes do Verallia Design Awards de 2023 em 30 de junho . Nós olhamos mais de perto.

De volta às raízes: produção local e impacto positivo
Com Back to the Roots, Verallia e Carlin Creative destacam que a demanda por produtos locais e o respeito pela natureza vieram para ficar. Eles fizeram referência aos dados do IWSR mostrando que, enquanto as vendas de vinhos tranquilos estão diminuindo, as vendas de vinhos orgânicos estão aumentando . Os consumidores querem que as marcas de vinho e destilados tenham um impacto positivo, seja por meio de agricultura regenerativa , ingredientes reciclados ou iniciativas de carbono. A produção local é vista como um indicador de qualidade e algumas marcas estão reformulando suas receitas para incluir o máximo de ingredientes locais. Segundo a Carlin Creative, o diálogo não é mais sobre autenticidade, mas sobre contos ancestrais que são transmitidos e adaptados para o consumidor atual.

Marcas que se encaixam nessa tendência incluem Tread Softly , uma marca de vinho australiana que lançou seu primeiro gin no final de 2021. Para cada seis garrafas de gin vendidas, ela planta uma árvore nativa da Austrália. Em Cingapura, o Sachi’s Soy Wine é produzido a partir de subprodutos da produção de tofu. A Round Theory da Austrália, por sua vez, tem um programa de compensação de carbono para seus vinhos veganos certificados que vêm em garrafas leves adornadas com rótulos impressos em estoque reciclado. Outro exemplo é o francês Chateau Picorin, que renovou seus rótulos e sua comunicação em busca de celebrar o legado da vinícola enquanto olha para o futuro de Bordeaux.

Prazeres instantâneos: a estética criativa e pronta para beber é o centro das atenções
A tendência Instant Pleasures tem tudo a ver com consumidores que procuram leveza e prazer: pense em uma estética pronta para beber, no-low e altamente criativa impulsionada pela IA generativa . Fora de casa, os bares estão desenvolvendo uma oferta pronta para beber para levar, e os pequenos formatos para viagem também estão crescendo. No Reino Unido, a Jukes oferece bebidas orgânicas à base de cidra de maçã, sem álcool e embaladas em latas. Na Austrália, o Noosa Gin, por sua vez, se encaixa na tendência de uma estética mais colorida com seus rótulos amarelos adornados com ilustrações peculiares. Entretenimento também é chave para a tendência Instant Pleasures, com marcas e varejistas apresentando ofertas que combinam experiência e bom gosto, como no mundo dos videogames ou da arte. A Bacardi é um exemplo com sua iniciativa de promover artistas mulheres.

Estética pronta para beber, sem álcool e altamente criativa impulsionada pela IA generativa que se encaixa na tendência de prazeres instantâneos ©Verallia

Best of the Best: premium e ultra-premium com demanda crescente
A diretora de marketing de linha seletiva da Verallia, Elena Andia, disse em comunicado que, no contexto da inflação, o crescimento de vinhos e destilados desacelerou, mas “surpreendentemente há um aumento na demanda por produtos premium e ultra-premium”. Isso encapsula a tendência Best of the Best, onde os consumidores buscam uma oferta exclusiva e ingredientes de qualidade. Com a busca da geração Z pela moderação para cuidar da saúde, as bebidas no-low e funcionais (com nootrópicos ou adaptógenos) devem se tornar mais difundidas. A transparência em torno de ingredientes e processos de produção é cada vez mais esperada pelos consumidores, e as marcas de vinhos e bebidas espirituosas estão se inspirando no setor de cosméticos para explicar o papel de seus ingredientes. Os consumidores ainda buscam exclusividade e as marcas ultrapremium estão optando por NFTs,

 

A tendência Best of the Best é sobre ofertas exclusivas e ingredientes de qualidade ©Verallia
Marcas que exploram essas tendências incluem DrZeroZero, com sua bebida AmarNo, que é uma alternativa sem álcool à bebida italiana Amari, e a Everleaf, com sede no Reino Unido, que produz aperitivos sem álcool. O gin Seventy One , por sua vez, vem em uma garrafa inspirada em códigos de perfumaria de luxo, enquanto o Beefeater Crown Jewel é um gin ultra-premium em embalagem vermelho-rubi.

Disruptivos: o impacto das mudanças climáticas e da IA
As mudanças climáticas e o desenvolvimento da inteligência artificial estão levando o mercado a diversificar e explorar novas opções. Com a tendência Disruptives, Verallia e Carlin Creative destacam como a IA não está sendo usada apenas em nível estético, mas também em termos de produção. Ele pode, por exemplo, ser usado para gerar novas receitas e classificá-las de acordo com a probabilidade de sucesso entre os consumidores. Foi o que a Mackmyra fez com seu uísque single malt sueco Intelligens, considerado o primeiro uísque criado pela AI.

 

O desenvolvimento da IA ​​está levando o mercado a diversificar e explorar novas opções ©Verallia
E novos territórios estão sendo explorados para a produção, desde os países nórdicos até o espaço. O Cordon Rouge Stellar Champagne da Maison Mumm foi desenvolvido para beber neste último. Laboratórios também estão sendo chamados, como no caso da Air Company, que transforma o CO2 em uma vodca carbono-negativa. E a Endless West é uma start-up de tecnologia de bebidas que utiliza a ciência molecular para criar destilados; seu primeiro produto Glyph é um espírito molecular inspirado no uísque e produzido sem qualquer envelhecimento em barril.

Também faz parte da tendência Disruptives a aposta na redução do peso e do volume das embalagens, bem como a implementação de sistemas de reutilização. Um exemplo de marca ativa nesta área é o Champagne Telmont da Remy Cointreau , que atualmente está trabalhando com a Verallia em uma garrafa de Champagne de 800g .

Transcrevendo as tendências de vinhos e destilados para as embalagens
Para mostrar às marcas como elas podem transcrever essas tendências em suas embalagens de vinhos e destilados, a Verallia e a Carlin Creative destacaram novas garrafas de estoque e ideias de decoração. Para a tendência Back to the Roots, isso assumiu a forma de uma garrafa de vinho espumante Elba (à esquerda na foto abaixo) e serigrafia na garrafa Treviso da Selective Line feita pela Saga Décor (segunda à esquerda) para parecer uma inscrição manuscrita. Instant Pleasures incluiu uma decoração serigrafada “fresca e colorida” para a garrafa Paris (centro), bem como a garrafa Valparaiso para vinhos tranquilos com seu formato elegante e gargalo longo (segunda à direita). E a nova garrafa Ascot da Verallia UK e da Carlin Creative (extrema direita) associada à tendência Best of the Best combina uma forma arredondada com uma face plana em um aceno aos códigos dos elixires.

Fonte: https://www.formesdeluxe.com/article/wine-spirits-market-trends-as-seen-by-verallia-and-carlin-creative.63582

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