A informação é do Índice Stone Varejo, que aponta discreta queda no varejo como um todo, mas com perspectivas positivas para 2024

A 16ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo aponta crescimento de 4,7% na área de artigos farmacêuticos em abril, na comparação com o mês anterior.

Considerando a performance do setor de varejo como um todo, o indicador mostra queda de 0,5% do volume de vendas em abril, ante o mês de março.

Os resultados deste mês demonstram estabilidade no setor varejista brasileiro. Importante observar que, no comparativo mensal, todas as variações foram inferiores a 1% ao longo dos últimos quatro meses, com altas em fevereiro e março no índice restrito”, diz o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, responsável pelo levantamento, Matheus Calvelli.

Portanto, os dados de abril indicam um início de ano estável e com boas perspectivas para o restante do ano”, explica Calvelli.

Na análise por segmentos, além de artigos farmacêuticos, o relatório indicou uma alta mensal significativa em:

  • materiais de construção, com crescimento de 8,2%;
  • móveis e eletrodomésticos, aumento de 2,4%;
  • livros e jornais, revistas e papelaria, crescimento de 1,7%.

Dois segmentos apresentaram queda: hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, queda de 8,7%; e tecidos, vestuário e calçados (1,7%).

Destaques regionais

Dez estados tiveram resultados positivos no mês, no comparativo ano contra ano: Amazonas (7,1%), Sergipe (3,9%), Piauí (3,3%), Tocantins (1,8%), Maranhão (1,2%), Mato Grosso (0,9%), Sergipe (0,9%), Ceará (0,7%), Paraíba (0,3%), e Roraima (0,1%).

No Distrito Federal, também houve um aumento de 5,13%.

Por outro lado, quinze estados apresentaram baixas: Amapá (-13,5%), Rio Grande do Sul (-9,5%), Alagoas (-8,8%), Santa Catarina (-5,1%), São Paulo (-4,3%), Paraná (-4,3%), Mato Grosso do Sul (-4,2%), Rio de Janeiro (-1,8%), Acre (-1,6%), Goiás (-1,2%), Bahia (-0,8%), Espírito Santo (-0,7%), Pará (-0,6%), Minas Gerais (-0,6%) e Pernambuco (-0,1%).

Metodologia

O estudo é uma iniciativa da Stone, empresa de tecnologia e serviços financeiros, em parceria com o Instituto Propague.

O levantamento tem como base a metodologia do time de Consumer Finance do Federal Reserve Board (FED), que idealizou um modelo de indicador econômico similar nos EUA.

A composição do índice considera as operações via cartões, voucher e Pix dentro do grupo StoneCo.

O objetivo é mapear mensalmente os dados de pequenos, médios e grandes varejistas do país.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/varejo-farmaceutico-registra-alta-de-47-nas-vendas-em-abril/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *