Valor representa evolução de 29.5% em relação ao mesmo período do ano anterior

Segundo estimativas publicadas pela revista científica inglesa The Lancet, cerca de 1,3 bilhão de pessoas serão afetadas por diabetes em todo o mundo até 2050. Somente no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas já convivem com a doença, o que representa 6,9% da população nacional, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes. O tratamento adequado é fundamental para controlar a taxa de glicose no sangue e reduzir os riscos de complicação da doença.

De acordo com levantamento da epharma, houve um aumento de, aproximadamente, 1,4 milhão de pessoas com diabetes que foram beneficiadas com os planos de medicamentos ofertados pelas empresas para seus colaboradores nos nove primeiros meses de 2023, em relação ao mesmo período 2022. Além disso, o valor transacionado pela epharma, de acordo com o mesmo levantamento, foi superior a R$ 3,1 bilhões.

Do total de medicamentos comercializados, 57% foram para diabetes tipo I, quando a doença tem origem autoimune e surge na infância ou adolescência. A insulina, hormônio bastante utilizado para o controle da glicose no sangue, liderou as vendas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, respectivamente.

Programas de benefícios em medicamentos contribuem para a ampliação do acesso e da adesão ao tratamento, promovendo mais qualidade de vida aos pacientes e reduzindo os custos do sistema de saúde com complicações da doença”, explica Wilson Oliveira Junior, diretor de Negócios e Operações da epharma. Se não cuidada, a diabetes pode evoluir para retinopatia diabética (cegueira), insuficiência renal, pé diabético, acidente vascular cerebral (AVC) e infarto.

De acordo com os dados de janeiro a setembro de 2023, o número de usuários atendidos pelo programa PBM apresentou aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano anterior. No período, a economia gerada foi de R$ 990 milhões, representando um incremento de 23% de 2022 para 2023.

Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/vendas-de-medicamentos-para-diabetes-ultrapassam-r-31-bi-de-janeiro-a-setembro/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *