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A LUXE Pack retornou ao Fórum Grimaldi, em Mônaco, para a 35ª edição de sua principal feira de embalagens de luxo este ano.

As principais direções emergindo do show foram:
  • Luxo verde: fabricantes de luxo estão lidando com os desafios da sustentabilidade ao mesmo tempo em que cumprem expectativas premium
  • Maximalismo: uma resposta hedonista e expressiva às pressões do nosso mundo da policrise
  • Embalagem 4.0: a próxima geração de inovações em embalagens incorporando tecnologia inteligente para dar vida às embalagens
  • Criatividade em papel: inovadores buscam engenharia de papel para oferecer alternativas mais sustentáveis aos plásticos em particular
  • Sensorialidade: a embalagem vira tátil, trazendo um acabamento mais rico às texturas da superfície para engajar os sentidos
  • Madeira reimaginada: um material classicomente luxuoso ganha um novo visual para embalagem

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LUXE Pack A edição mais recente do LUXE Pack Monaco recebeu 450 expositores de 30 países diferentes, incluindo 50 recém-chegados, e contou com a presença de 9.430 visitantes, um aumento de 20% em relação a 2021 e 5% em relação a 2019, já que a feira mais esperada da embalagem voltou à força total pós-pandemia.

Houve uma disseminação internacional de visitantes, com 50% dos participantes vindos da França e 50% dos mercados internacionais, com os contingentes americanos e asiáticos tendo desaparecido principalmente do show do ano passado devido a restrições de viagem.
Havia uma sensação de emoção em apresentar inovações cara a cara com os clientes, mas isso foi temperado por preocupações sobre o cenário global de policrise e seus efeitos sobre as cadeias de suprimentos e a demanda dos consumidores.
A sustentabilidade continua sendo um tema enorme e abrangente, com inovações em embalagens baseadas em papel talvez a maior área de crescimento, mas também houve um fio de decadência e expressão em inovações de embalagens de luxo high-end, bem como um notável aumento da tato material em todo o quadro, talvez como uma reação à austeridade clínica e à separação forçada dos últimos anos.

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Pacote LUXE
Luxo verde

O luxo high-end tradicionalmente tem suportado o conceito de circularidade, com embalagens duradouras criadas como objets d’art – projetadas para serem reabastecidas e reutilizadas para sempre, como este exemplo de Dries Van Noten, com flacons de vidro recarregáveis mix-and-match cobertos com rolhas metálicas zamac.

Esse tema de luxo responsável foi um tema forte no show deste ano. A próxima onda de luxo produzido em massa será mais sustentável do que nunca, equilibrando a necessidade de ser desejável e consciente, projetando para maiores possibilidades de reutilização e segunda vida, e minimizando elementos de embalagem descartáveis.
Houve uma redução acentuada no uso de materiais plásticos para embalagens de luxo, com fornecedores buscando utilizar materiais com fluxos de resíduos menos problemáticos. A embalagem Absolute The Serum da Lancôme foi indicada ao Prêmio Formes de Luxe por sua garrafa de vidro com refil de vidro, a primeira no espaço de skincare de luxo. A garrafa usa a tecnologia patenteada do fabricante Verescence para combinar a base de vidro 40% PCR (pós-consumo reciclado) com a pastilha de vidro tubular e reciclável.
Em outros lugares, os materiais tradicionais de luxo receberam maquiagens ecológicas para reduzir seu impacto ambiental, como as espumas de alta densidade usadas em caixas de apresentação e técnicas de metalização.

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Dries Van Noten
A coleção inaugural de fragrâncias do designer belga Dries Van Noten ganhou o Prêmio Forms de Luxe por sua embalagem recarregável #Keepsake

Luxo verde

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Ron Zacapa
Esta caixa de presente de Ron Zacapa (Guatemala) é monomaterial, feita completamente de papelão, facilitando a reciclagem enquanto cria teatro visual ao unboxing

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Pacote LUXE
O fornecedor francês Cellutec oferece uma espuma à base de PE (polietileno) que é reciclável, ao contrário das espumas tradicionais de PU (poliuretano), que só podem ser recicláveis

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Vacumetal
O vacumetal (Países Baixos) apresentou seu processo de metalagem de impacto ambiental reduzido, que utiliza lacas sem solventes de 80%. A empresa também está investindo em energia eólica e solar para 2027

Cadica Giorgi

Pacote LUXE
A linha de acessórios de moda da fornecedora italiana Cadica Giorgi usa o Ocean Canvas, um material 100% reciclado da Winter & Company, incluindo resíduos plásticos recuperados dos oceanos

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Gainerie 91′
A embalagem do relógio do grupo francês Gainerie 91 usa um material composto natural de alta qualidade da Authentic Material, feito com chifre animal descartado

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Lancôme
O Absoluto The Serum, da gigante francesa de beleza Lancôme, é o primeiro em skincare a apresentar um pacote de vidro reutilizável com uma recarga também feita de vidro

Maximalismo

Em uma reação à policrise global e à austeridade forçada dos anos pandêmicos, houve uma onda desafiadora de auto-expressão decadente em exibição no show deste ano.

As embalagens de luxo high-end foram até agora praticamente intocadas pelo custo de vida. Esta alegre exuberância oferece uma celebração da vida e joga cautela ao vento na busca de apreciá-la plenamente, agora que o freio de mão de Covid-19 é facilitado.
Esta estética #JoyfulExpression é caracterizada por cores saturadas, acabamentos luxuosos, estampas em todo o mundo e a camada de efeitos para o impacto final. Ele ultrapassa os limites do que é aceitável no clima atual e do que é possível com os meios de produção existentes, como visto neste exemplo da colaboração de Lady Gaga com Dom Perignon, que produziu uma edição de peças de arte únicas e extravagantes como embalagem.
Há também um forte elemento de embalagem não apenas como um elemento protetor, mas igualmente como um meio de exibição. A embalagem do relógio conceito da Gainerie 91 se abre para revelar o produto mantido dentro de uma forma escultural e dramática no ponto de venda. Swarovski levou esse conceito um passo adiante, usando suas novas caixas de presente semelhantes a joias como um elemento arquitetônico decorativo para criar uma série de interiores monocromáticos e maximalistas para as lojas.

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ATS L’Atelier Luxe
L’Atelier de Luxe (França) criou este objeto escultural que contém um jeroboam de champanhe Dom Perignon usando fibra de vidro moldada e uma decoração metalizada – cada um é único

Maximalismo

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Pacote LUXE
Impact Emotion (França) exibiu uma gama de fechamentos de zamac moldados por injeção com superfícies padronizadas intrincadamente moldadas e acabamentos coloridos esmaltados de alta opacidade

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Gainerie 91
Gainerie 91 (França) apresentou embalagens luxuosas de relógio de couro projetadas para dobrar como uma peça de exibição expressiva dentro de um ambiente de varejo

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Jean Paul Gaultier
Este adorno bordado para a casa de moda francesa Jean Paul Gaultier é produzido pela Seram (França), utilizando três peças sobrepostas e 12 cores. Ganhou um Prêmio Formes de Luxe por sua finesse

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Saverglass
A fabricante de vidro de luxo Saverglass (França) apresentou um novo tipo de decoração de sublimação que permite que uma decoração de 360 graus se estenda sobre o ombro da garrafa

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Swarovski
Esta gama de caixas de presente semelhantes a joias também servem como blocos de construção para as exposições monocromáticas decadentes apresentadas nos interiores de varejo da Swarovski

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Perrier-Jouët
A Orfèvrerie Europ Félix da França criou esta renda como adorno dourado em ouro de 24 quilates que abraça os contornos da garrafa perrier-Jouët jeroboam

Embalagem 4.0

As embalagens inteligentes cresceram para abranger toda uma seção da mostra no Atrium, com inovações de uma variedade de fabricantes globais trazendo novas funcionalidades para a embalagem, reforçando a segurança da marca e oferecendo novas oportunidades de engajamento com os consumidores.

A NXP (Holanda) apresentou uma prateleira de varejo conectada que usa embalagens com etiqueta NFC e prateleiras inteligentes com leitores embutidos. Quando um comprador pega um produto, mais informações e promoções são exibidas automaticamente nas telas dentro da unidade, criando uma experiência holística para o consumidor com base em seus interesses naquele momento.
Há também benefícios óbvios de segurança para a implementação dessas tags inteligentes. A Vericode (Itália) compartilhou que suas soluções RFID até agora ajudaram um grande fabricante de cosméticos a expor 10 vendedores não autorizados na Amazon, e outro cliente, um fabricante de freios de carros, a aumentar as vendas na Ásia em 40% reduzindo os produtos falsificados que circulam nesse mercado.
Também em segurança, A Olnica criou formulações individuais de 1,3 bilhões de taggants em pó. Estes taggants agem como um código de DNA para um produto e podem ser invisivelmente moldados em plásticos ou misturados em tintas. A empresa diz que seu sistema também é aceito como prova legal de identificação em tribunais de justiça.

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NXP
A NXP (Holanda) apresentou as possibilidades de seu sistema baseado em chips NFC, que permite que marcas e consumidores detectem se um produto já foi aberto mais o nível de preenchimento atual

Embalagem 4.0

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Grupo de Fechamentos de Guala
Guala Closures (Itália) demonstrou seu fechamento inteligente com a tecnologia NFC oculta, que permite que os consumidores verifiquem a autenticidade de um produto antes de comprar

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NXP
A prateleira de varejo conectada da NXP com sede na Holanda usa uma combinação de conectividade NFC e geolocalização para fornecer informações relevantes em tempo real aos consumidores enquanto compram

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Olnica
A Olnica (França) desenvolveu etiquetas microscópicas em pó que podem ser moldadas em embalagens ou misturadas em tintas de impressão para criar uma identificação legalmente reconhecida para o seu produto

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Pacote LUXE
Toppan (japonês) mostrou esta embalagem interativa que se transforma em um console de jogos híbridos com a adição de um smartphone, com os símbolos de embalagem se tornando controladores

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Ateliê Versace
Designs inteligentes de etiquetas de embalagem estão sendo adaptados para oferecer uma estética de marca mais esteticamente agradável, como este exemplo do conglomerado italiano Beontag para Versace

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YSL
Rouge Sur Measure da YSL foi lançado na Coreia. O produto beauty tech estampa cores labiais neste compacto destacável que o consumidor pode levar com eles

Criatividade de papel

O papel está desfrutando de um renascimento como um material estelar na era da sustentabilidade devido à sua baixa pegada de carbono e biodegradabilidade. Houve múltiplas inovações em engenharia de papel e decoração para oferecer novas perspectivas a esse material de alta sustentabilidade.

Uma das exposições de destaque da mostra foi esta caixa de papel 100% monomaterial da Soeder pela fabricante suíça de embalagens boutique Sonderegger. Todo o pacote é criado usando apenas técnicas de corte a laser e ablação em papelão fluído, criando uma estética tátil impressionante, mas minimalista, simplesmente removendo o material para revelar a estrutura abaixo.
Houve também exemplos de embalagens à base de papel sendo usadas para criar um teatro de unboxing envolvente com uso mínimo de material, como da destilaria italiana Bertagnolli, usando um produto de duas partes revelar com uma caixa de retalho interno, impressa tanto por dentro quanto por fora.
A engenharia de papel estrutural também foi destaque no mecanismo patenteado de abertura da caixa de presente twist-to-lock exibido por Pozzoli. Ele não só cria uma maneira única para os consumidores interagirem com a embalagem, mas também permite que a caixa seja monomaterial, sem qualquer necessidade de mecanismos de bloqueio plástico ou ímãs.
Inessens (França) usou inovações químicas para resolver a questão dos adesivos de teste de perfume que estão sendo usados mais de uma vez por acidente, dando aos usuários uma má impressão do perfume. Ele criou uma vara com um padrão oculto que é permanentemente revelado uma vez que a vara foi pulverizada com perfume.

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Pacote LUXE
Sonderegger (Suíça) criou embalagens de cartão ondulado monomaterial para Soeder baseado em Zurique, com uso engenhoso de corte a laser e ablating para criar imagens e texto ultrafina

Criatividade de papel

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Pacote LUXE
A especialista em rótulos franceses Inessens criou um papel para testadores de fragrâncias que reage ao perfume, revelando um padrão, para evitar o reaproveitamento acidental de adesivos de teste

Sonderegger

Sonderegger
O produtor suíço Sonderegger empregou impressão precisa e corte a laser para criar um pacote animado analógico que incentiva a interação do consumidor

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@agencebemad
O design da caixa de presente da agência francesa Bemad usa papel estrutural concertado como elemento protetor para amortecer itens dentro de uma caixa de presente, ao mesmo tempo em que cria uma estética marcante

Pozzoli

Pozzoli
O fornecedor italiano Pozzoli apresentou seu mecanismo patenteado de abertura de caixa de presente que trava sem ímãs ou adesivos, criando um gesto de torção atraente e único para os consumidores

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Tonutti
Tonutti (Itália) propôs este simples, mas eficaz teatro de unboxing para uma garrafa de vinho. Uma vez que a banda é removida as fronds de papel caem abertas, revelando o produto dentro

Destilaria Bertganolli

Destilaria Bertganolli
A destilaria italiana Bertagnolli criou um ritual teatral de unboxing para sua grappa K24 Liquid Gold com uso mínimo de material, equilibrando a sustentabilidade e a experiência do usuário

Sensorialidade

Talvez também devido à pandemia e seu distanciamento forçado e falta de toque, uma tendência distinta para a tato na embalagem está surgindo, tanto intrinsecamente através de materiais quanto através de acabamentos e efeitos decorativos.

Essa sensorialidade aumentada para as embalagens torna-a mais envolvente para os consumidores, tornando-os mais propensos a pegar produtos, o que também se correlaciona com uma taxa de compra mais alta.
Além disso, a tato pode ser uma dica importante em histórias materiais sobre substratos ecológicos, e suas imperfeições sutis estão se tornando um novo código em embalagens de luxo. A caixa de presente de Pozzili para vodca Votiva encapsula esse efeito, com sua delicada debossing e imperfeições criando uma impressão de mármore discreto com um substrato de papel.
A textura pode ser usada para discar o valor percebido e a premiumidade dos materiais de embalagem. Quando o produtor boutique suíço Sonderegger foi desafiado a fazer uma caixa de relógio de luxo puramente a partir de cartão de papel, ele começou a criar relevos de superfície detalhados e padrões de afiação gravados a laser para aumentar o valor intrínseco do material aos olhos do consumidor.
Da mesma forma, a GPA Global ultrapassou os limites da impressão técnica com sua caixa de presente para o Singleton Single Malt Scotch. Possui um dispositivo de marca frustrado de bronze que é superimpresso e micro-debossed para criar um ícone rico e texturizado para a marca.

Tonutti

Tonutti
O fornecedor de etiquetas especializadas italianas Tonutti apresentou uma relevo de ponta a ponta tecnicamente impressionante que transformou um rótulo plano em um objeto tridimensional ricamente texturizado

Sensorialidade

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Pozzoli
Pozzoli (Itália) usou um substrato fosco com delicadas debossing e imperfeições impressas cuidadosamente registradas para criar uma impressão sutil e luxuosa de mármore para esta caixa de presente de vodca Votiva

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Veuve Clicquot
A casa francesa de champanhe Veuve Cliquot optou por um tecido com efeito jacquard para seu mais recente envoltório de garrafas, criado usando um processo chamado tricô 3D, que se adaptou da indústria da moda

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ISA Scatolifico
O fornecedor italiano de embalagens de papel ISA Scatolifico usa uma textura venosa orgânica para embrulhar uma gama de caixas de presente, contrastando com uma folha não metálica de cor sólida para criar uma sensação contemporânea

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Pacote LUXE
O produtor suíço Sonderegger empregou técnicas de debossagem combinadas com padrões gravados a laser para criar um aspecto sensorial nas laterais e interior desta caixa de relógio de papel 100%

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O Singleton
Este medalhão de marca da GPA Global (China) para o uísque single malt scotch de Singleton usa técnicas de folha, impressão e micro-debossing em camadas para construir uma tato rica e única

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Saverglass
A Saverglass (França) apresentou uma nova inovação punt que aplica um padrão textural à base de uma garrafa, e é ampliada através do líquido do produto, criando uma estética distinta

Madeira reimaginada

A madeira, antes reservada principalmente para caixas de presentes high-end, está sendo reinterpretada como um material de embalagem, e usada de forma mais natural, informal e expressiva.

A madeira oferece calor e tato, qualidades que são muito procuradas pelos consumidores hoje. O material também tem a vantagem de ser bastante de baixo impacto ambiental, desde que os estoques aprovados pelo FSC (Forest Stewardship Council) sejam utilizados, devido à sua biodegradabilidade.
A nova estética vê os produtores fazendo uso de materiais residuais e celebrando imperfeições e anomalias carnídicas para criar histórias materiais relacionáveis com as quais envolver os consumidores. Mecanismos simples de ajuste de interferência também significam que esses itens podem permanecer monomaterial, sem necessidade de inserções plásticas, simplificando ainda mais os fluxos de resíduos.
Os produtores estão demonstrando seleções de materiais mais conscientes e conscientes do planeta, usando pequenos acentos na madeira para pontos de contato que agregam valor real, como tampas e fitments de caixa de presentes onde os consumidores cuidarão da embalagem. Os materiais utilizados para outros elementos são minimizados, a fim de reduzir as emissões de carbono.
As inovações de impressão também levaram a uma nova geração de papéis naturalistas e premium de efeitos de madeira que podem ser usados para embrulhar caixas de cartão, oferecendo uma alternativa à madeira que usa significativamente menos material e, portanto, tem um peso de transporte muito menor e, portanto, emissões de carbono muito menores.

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Le Domaine x Eric Berthès
O design de embalagem da Le Domaine por Eric Berthès, da Planet Design Paris, usa madeira de resíduos moídas CNC de barris de vinho para criar fechamentos de madeira substanciais, táteis e mais sustentáveis para a gama

Madeira reimaginada

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Pacote LUXE
A fabricante francesa de rótulos Inessens apresentou uma gama de rótulos usando finas facetas de cortiça e madeira para criar uma estética moderna e artesanal para produtos naturais

Gainerie 91

Gainerie 91
A fabricante suíça Gainerie 91 propôs este conceito de um coffret de madeira reutilizável e de material reduzido para vinhos e espíritos, o que cria uma sensação de teatro em torno do produto

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Jo Malone
A Quadpack (Espanha) criou uma gama de tampas de madeira para a linha de natação selvagem da marca britânica Jo Malone. A estética aquarela é criada usando camadas de tinta e técnicas de lixamento

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Pacote LUXE
O grupo francês de design de design-to-manufacturing Anha exibiu este mecanismo inteligente de ajuste de interferência de cortiça, que permite que suas tampas de madeira e cortiça sejam monossuf formais sem necessidade de inserção plástica

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Berlucchi
Esta caixa de presente de Berlucchi adota a abordagem de minimizar o material em comparação com uma caixa de madeira sólida, enquanto ainda garante que o pacote se sinta substancial e luxuoso

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Pacote LUXE
A empresa italiana de embalagens de papel Pièl estreou uma linha de caixas embrulhadas em padrões realistas de madeira, incluindo vernizes foscos e cetim e debossagem sutil para um efeito natural

Pontos de ação

1

Priorizar o luxo responsável

Almejar o ponto doce da embalagem que proporciona uma apresentação luxuosa sem fazer com que os consumidores se sintam culpados pelo desperdício
2

Invista em tecnologia

A embalagem inteligente não oferece apenas aos consumidores uma melhor experiência de produto, mas também uma oportunidade valiosa para você coletar dados acionáveis
3

Abrace a tato

Olhe para materiais e acabamentos que criam uma conexão sensorial com os consumidores para aprofundar seu engajamento emocional com seu produto
4

Vá orgânico

Mude para bioquímios, como papel e madeira que têm fluxos de resíduos menos problemáticos e permitem que você envolva consumidores conscientes com histórias materiais
Fonte: WGSN

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