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A LUXE Pack retornou ao Fórum Grimaldi, em Mônaco, para a 35ª edição de sua principal feira de embalagens de luxo este ano.
As principais direções emergindo do show foram:
- Luxo verde: fabricantes de luxo estão lidando com os desafios da sustentabilidade ao mesmo tempo em que cumprem expectativas premium
- Maximalismo: uma resposta hedonista e expressiva às pressões do nosso mundo da policrise
- Embalagem 4.0: a próxima geração de inovações em embalagens incorporando tecnologia inteligente para dar vida às embalagens
- Criatividade em papel: inovadores buscam engenharia de papel para oferecer alternativas mais sustentáveis aos plásticos em particular
- Sensorialidade: a embalagem vira tátil, trazendo um acabamento mais rico às texturas da superfície para engajar os sentidos
- Madeira reimaginada: um material classicomente luxuoso ganha um novo visual para embalagem
LUXE Pack A edição mais recente do LUXE Pack Monaco recebeu 450 expositores de 30 países diferentes, incluindo 50 recém-chegados, e contou com a presença de 9.430 visitantes, um aumento de 20% em relação a 2021 e 5% em relação a 2019, já que a feira mais esperada da embalagem voltou à força total pós-pandemia.
Houve uma disseminação internacional de visitantes, com 50% dos participantes vindos da França e 50% dos mercados internacionais, com os contingentes americanos e asiáticos tendo desaparecido principalmente do show do ano passado devido a restrições de viagem.
Havia uma sensação de emoção em apresentar inovações cara a cara com os clientes, mas isso foi temperado por preocupações sobre o cenário global de policrise e seus efeitos sobre as cadeias de suprimentos e a demanda dos consumidores.
A sustentabilidade continua sendo um tema enorme e abrangente, com inovações em embalagens baseadas em papel talvez a maior área de crescimento, mas também houve um fio de decadência e expressão em inovações de embalagens de luxo high-end, bem como um notável aumento da tato material em todo o quadro, talvez como uma reação à austeridade clínica e à separação forçada dos últimos anos.
Pacote LUXE
Luxo verde
O luxo high-end tradicionalmente tem suportado o conceito de circularidade, com embalagens duradouras criadas como objets d’art – projetadas para serem reabastecidas e reutilizadas para sempre, como este exemplo de Dries Van Noten, com flacons de vidro recarregáveis mix-and-match cobertos com rolhas metálicas zamac.
Esse tema de luxo responsável foi um tema forte no show deste ano. A próxima onda de luxo produzido em massa será mais sustentável do que nunca, equilibrando a necessidade de ser desejável e consciente, projetando para maiores possibilidades de reutilização e segunda vida, e minimizando elementos de embalagem descartáveis.
Houve uma redução acentuada no uso de materiais plásticos para embalagens de luxo, com fornecedores buscando utilizar materiais com fluxos de resíduos menos problemáticos. A embalagem Absolute The Serum da Lancôme foi indicada ao Prêmio Formes de Luxe por sua garrafa de vidro com refil de vidro, a primeira no espaço de skincare de luxo. A garrafa usa a tecnologia patenteada do fabricante Verescence para combinar a base de vidro 40% PCR (pós-consumo reciclado) com a pastilha de vidro tubular e reciclável.
Em outros lugares, os materiais tradicionais de luxo receberam maquiagens ecológicas para reduzir seu impacto ambiental, como as espumas de alta densidade usadas em caixas de apresentação e técnicas de metalização.
Dries Van Noten
Luxo verde
Ron Zacapa
Pacote LUXE
Vacumetal
Pacote LUXE
Gainerie 91′
Lancôme
Maximalismo
Em uma reação à policrise global e à austeridade forçada dos anos pandêmicos, houve uma onda desafiadora de auto-expressão decadente em exibição no show deste ano.
As embalagens de luxo high-end foram até agora praticamente intocadas pelo custo de vida. Esta alegre exuberância oferece uma celebração da vida e joga cautela ao vento na busca de apreciá-la plenamente, agora que o freio de mão de Covid-19 é facilitado.
Esta estética #JoyfulExpression é caracterizada por cores saturadas, acabamentos luxuosos, estampas em todo o mundo e a camada de efeitos para o impacto final. Ele ultrapassa os limites do que é aceitável no clima atual e do que é possível com os meios de produção existentes, como visto neste exemplo da colaboração de Lady Gaga com Dom Perignon, que produziu uma edição de peças de arte únicas e extravagantes como embalagem.
Há também um forte elemento de embalagem não apenas como um elemento protetor, mas igualmente como um meio de exibição. A embalagem do relógio conceito da Gainerie 91 se abre para revelar o produto mantido dentro de uma forma escultural e dramática no ponto de venda. Swarovski levou esse conceito um passo adiante, usando suas novas caixas de presente semelhantes a joias como um elemento arquitetônico decorativo para criar uma série de interiores monocromáticos e maximalistas para as lojas.
ATS L’Atelier Luxe
Maximalismo
Pacote LUXE
Gainerie 91
Jean Paul Gaultier
Saverglass
Swarovski
Perrier-Jouët
Embalagem 4.0
As embalagens inteligentes cresceram para abranger toda uma seção da mostra no Atrium, com inovações de uma variedade de fabricantes globais trazendo novas funcionalidades para a embalagem, reforçando a segurança da marca e oferecendo novas oportunidades de engajamento com os consumidores.
A NXP (Holanda) apresentou uma prateleira de varejo conectada que usa embalagens com etiqueta NFC e prateleiras inteligentes com leitores embutidos. Quando um comprador pega um produto, mais informações e promoções são exibidas automaticamente nas telas dentro da unidade, criando uma experiência holística para o consumidor com base em seus interesses naquele momento.
Há também benefícios óbvios de segurança para a implementação dessas tags inteligentes. A Vericode (Itália) compartilhou que suas soluções RFID até agora ajudaram um grande fabricante de cosméticos a expor 10 vendedores não autorizados na Amazon, e outro cliente, um fabricante de freios de carros, a aumentar as vendas na Ásia em 40% reduzindo os produtos falsificados que circulam nesse mercado.
Também em segurança, A Olnica criou formulações individuais de 1,3 bilhões de taggants em pó. Estes taggants agem como um código de DNA para um produto e podem ser invisivelmente moldados em plásticos ou misturados em tintas. A empresa diz que seu sistema também é aceito como prova legal de identificação em tribunais de justiça.
NXP
Embalagem 4.0
Grupo de Fechamentos de Guala
NXP
Olnica
Pacote LUXE
Ateliê Versace
YSL
Criatividade de papel
O papel está desfrutando de um renascimento como um material estelar na era da sustentabilidade devido à sua baixa pegada de carbono e biodegradabilidade. Houve múltiplas inovações em engenharia de papel e decoração para oferecer novas perspectivas a esse material de alta sustentabilidade.
Uma das exposições de destaque da mostra foi esta caixa de papel 100% monomaterial da Soeder pela fabricante suíça de embalagens boutique Sonderegger. Todo o pacote é criado usando apenas técnicas de corte a laser e ablação em papelão fluído, criando uma estética tátil impressionante, mas minimalista, simplesmente removendo o material para revelar a estrutura abaixo.
Houve também exemplos de embalagens à base de papel sendo usadas para criar um teatro de unboxing envolvente com uso mínimo de material, como da destilaria italiana Bertagnolli, usando um produto de duas partes revelar com uma caixa de retalho interno, impressa tanto por dentro quanto por fora.
A engenharia de papel estrutural também foi destaque no mecanismo patenteado de abertura da caixa de presente twist-to-lock exibido por Pozzoli. Ele não só cria uma maneira única para os consumidores interagirem com a embalagem, mas também permite que a caixa seja monomaterial, sem qualquer necessidade de mecanismos de bloqueio plástico ou ímãs.
Inessens (França) usou inovações químicas para resolver a questão dos adesivos de teste de perfume que estão sendo usados mais de uma vez por acidente, dando aos usuários uma má impressão do perfume. Ele criou uma vara com um padrão oculto que é permanentemente revelado uma vez que a vara foi pulverizada com perfume.
Pacote LUXE
Criatividade de papel
Pacote LUXE
Sonderegger
@agencebemad
Pozzoli
Tonutti
Destilaria Bertganolli
Sensorialidade
Talvez também devido à pandemia e seu distanciamento forçado e falta de toque, uma tendência distinta para a tato na embalagem está surgindo, tanto intrinsecamente através de materiais quanto através de acabamentos e efeitos decorativos.
Essa sensorialidade aumentada para as embalagens torna-a mais envolvente para os consumidores, tornando-os mais propensos a pegar produtos, o que também se correlaciona com uma taxa de compra mais alta.
Além disso, a tato pode ser uma dica importante em histórias materiais sobre substratos ecológicos, e suas imperfeições sutis estão se tornando um novo código em embalagens de luxo. A caixa de presente de Pozzili para vodca Votiva encapsula esse efeito, com sua delicada debossing e imperfeições criando uma impressão de mármore discreto com um substrato de papel.
A textura pode ser usada para discar o valor percebido e a premiumidade dos materiais de embalagem. Quando o produtor boutique suíço Sonderegger foi desafiado a fazer uma caixa de relógio de luxo puramente a partir de cartão de papel, ele começou a criar relevos de superfície detalhados e padrões de afiação gravados a laser para aumentar o valor intrínseco do material aos olhos do consumidor.
Da mesma forma, a GPA Global ultrapassou os limites da impressão técnica com sua caixa de presente para o Singleton Single Malt Scotch. Possui um dispositivo de marca frustrado de bronze que é superimpresso e micro-debossed para criar um ícone rico e texturizado para a marca.
Tonutti
Sensorialidade
Pozzoli
Veuve Clicquot
ISA Scatolifico
Pacote LUXE
O Singleton
Saverglass
Madeira reimaginada
A madeira, antes reservada principalmente para caixas de presentes high-end, está sendo reinterpretada como um material de embalagem, e usada de forma mais natural, informal e expressiva.
A madeira oferece calor e tato, qualidades que são muito procuradas pelos consumidores hoje. O material também tem a vantagem de ser bastante de baixo impacto ambiental, desde que os estoques aprovados pelo FSC (Forest Stewardship Council) sejam utilizados, devido à sua biodegradabilidade.
A nova estética vê os produtores fazendo uso de materiais residuais e celebrando imperfeições e anomalias carnídicas para criar histórias materiais relacionáveis com as quais envolver os consumidores. Mecanismos simples de ajuste de interferência também significam que esses itens podem permanecer monomaterial, sem necessidade de inserções plásticas, simplificando ainda mais os fluxos de resíduos.
Os produtores estão demonstrando seleções de materiais mais conscientes e conscientes do planeta, usando pequenos acentos na madeira para pontos de contato que agregam valor real, como tampas e fitments de caixa de presentes onde os consumidores cuidarão da embalagem. Os materiais utilizados para outros elementos são minimizados, a fim de reduzir as emissões de carbono.
As inovações de impressão também levaram a uma nova geração de papéis naturalistas e premium de efeitos de madeira que podem ser usados para embrulhar caixas de cartão, oferecendo uma alternativa à madeira que usa significativamente menos material e, portanto, tem um peso de transporte muito menor e, portanto, emissões de carbono muito menores.
Le Domaine x Eric Berthès
Madeira reimaginada
Pacote LUXE
Gainerie 91
Jo Malone
Pacote LUXE
Berlucchi
Pacote LUXE
Pontos de ação
1
Priorizar o luxo responsável
Almejar o ponto doce da embalagem que proporciona uma apresentação luxuosa sem fazer com que os consumidores se sintam culpados pelo desperdício
2
Invista em tecnologia
A embalagem inteligente não oferece apenas aos consumidores uma melhor experiência de produto, mas também uma oportunidade valiosa para você coletar dados acionáveis
3
Abrace a tato
Olhe para materiais e acabamentos que criam uma conexão sensorial com os consumidores para aprofundar seu engajamento emocional com seu produto
4
Vá orgânico
Mude para bioquímios, como papel e madeira que têm fluxos de resíduos menos problemáticos e permitem que você envolva consumidores conscientes com histórias materiais
Fonte: WGSN
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