Na Índia, o ghee é um produto de uso culinário e medicinal, classificado como Rasayana: alimento que promove longevidade e rejuvenescimento. Pelos seus atributos, é considerado sagrado e amplamente usado em celebrações rituais como símbolo de auspiciosidade, nutrição e cura. Na Medicina Ayurvédica, sistema de cura Indiano, é reverenciado por suas qualidades medicinais: fortalece o sistema imunológico e o equilíbrio físico, refina o intelecto e a memória, além de produzir Ojas – a essência da vitalidade que nutre todos os tecidos do corpo. A sabedoria popular diz que “a luz de uma chama de ghee afasta toda a negatividade”.

Ouro líquido

Lançamento_yamuna_Ghee
MB-0468-ST – Frasco Standard Frasco Liso – Linha Criativa – Decoração não fornecida pela Wheaton – Contém: 160ml – R$14,00

Lançamento: Julho/15

As raízes do ghee remontam à antiga Índia, uma cultura ancestral que utiliza abundantemente este óleo em sua alimentação. É um alimento milenar. Seu uso é fundamental nos rituais védicos (Yajña), como símbolo sagrado de cura e nutrição.
O ghee é um óleo puro obtido a partir da manteiga, após longo e cuidadoso processo de aquecimento e filtragem. É conhecido como “manteiga clarificada” pelos chefs de cozinha, que o consideram um óleo perfeito para a culinária, porque desperta e amplia, de maneira única, o aroma e o sabor dos alimentos e das especiarias. Cozinhar com ghee é mais saudável do que com outros óleos vegetais, porque ele pode ser aquecido em altas temperaturas (até 252ºC) sem queimar ou oxidar.

Benefícios:
Estabilidade oxidativa; Rico em vitaminas lipossolúveis A, E e K; Fonte de ácido butírico; Fonte de CLA – ácido linoleico conjugado; Rico em antioxidantes; Fonte de ômegas 3 e 6; Sem lactose e caseína

Maneiras de usar:
Culinária gourmet; Substituto da manteiga e óleos vegetais da culinária; Pães, bolos, doces e molhos; Massagem e tratamentos da Medicina Ayurveda.

Curiosidades
Segundo o Ayurveda, quanto mais antigo é o ghee maior é sua potência terapêutica. Na Índia ele é enterrado em potes de barro e lacrados com cera de abelha para ali permanecer durante décadas e após este tempo se torna Purana Ghritá. O ghee envelhecido é tradicionalmente deixado como herança de uma geração a outra, para ser usado como precioso tônico para tratamento e prevenção de doenças na velhice.
Sobre gorduras Saturadas
O ghee é essencialmente uma gordura saturada. Mas gordura saturada faz bem a saúde?
As gorduras ou ácidos graxos são classificados em duas categorias principais: saturados e insaturados. As gorduras saturadas dividem-se em estruturas de cadeia carbônica curta, média e longa. Para o organismo humano, quanto mais longa for a cadeia de um ácido graxo saturado, mais difícil de ser digerida, metabolizada e absorvida. Por esta razão é recomendado que gorduras de cadeia curta sejam consumidas, como é o caso do óleo de côco, de palma e do ghee.
Hoje se sabe da grande importância de ingerir gorduras de qualidade, principalmente óleos vegetais puros, pois elas facilitam absorção de nutrientes e vitaminas pelo organismo além de conter altos teores de ácidos graxos essenciais e fitoesteróis. A medida que vamos envelhecendo, nossa capacidade de assimilação de nutrientes tende a diminuir e comprometer o bom funcionamento de nosso corpo.
O ghee é uma gordura saturada essencialmente composta por ácidos graxos de cadeia curta facilmente digeríveis e absorvidos pelo organismo humano. É absorvido rapidamente pelo organismo, sendo fonte de ácido butírico, substância benéfica para os enterócitos, as células intestinais que ajudam na absorção de nutrientes, dão suporte aos mecanismos do sistema imunológico e participam da regulação hormonal.
O ghee é um derivado do leite e possui quantidade insignificante de lactose (açúcar) e caseína (proteína), diferente de uma manteiga comum. Pode ser consumido por pessoas com intolerância a lactose e caseína e restringido a pessoas com alergias severas ao leite.

Fonte: http://www.yamuna.com.br/manteiga-ghee-yamuna.php

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *