A Stoelzle Glass Group e a Technicaps desenvolveram conjuntamente um frasco cosmético recarregável de última geração totalmente reciclável e 100% fabricado na França. As duas empresas apresentaram sua inovação na feira Paris Packaging Week.
As equipes de desenvolvimento da Stoelzle e da Technicaps se reuniram no início do projeto e levaram apenas um ano para desenvolver um novo frasco de cosméticos recarregáveis. Chamado de “Le Perpétuel“, é descrito como “um padrão inovador que oferece um sistema de montagem simples e intuitivo com fácil manuseio e recarregabilidade”. Consiste em um pote de vidro, um copo PP e uma tampa PET. Uma vez separados, cada elemento é reciclável. Todos os três elementos podem ser decorados.
As duas equipes prestaram muita atenção para tornar a operação de recarga o mais intuitiva e simples possível; um objetivo que exigia um design sofisticado, facilitado pelo agrupamento de sua expertise.
Com base no frasco Classic do fabricante de vidro Le Perpétuel difere de outros frascos, na prática de que o comprimento do anel padrão foi aprimorado para acomodar o copo recarregável (50ml). A terminação tem três zonas de indexação, quando os frascos recarregáveis no mercado têm apenas duas.
“Para remover a recarga vazia, o usuário simplesmente pega a refil, desbloqueia e insere a nova, bloqueando-a“, explica Angèle Messian, gerente de contas da Stoelzle. “A amplitude do gesto foi calculada para evitar esticar o pulso ao reabastecer“, acrescenta.
Produzido na França na fábrica de vidro Stoelzle Masnières Perfume, o frasco contém 15% de pcr-cullet, sem alteração na cor do vidro. Em um compromisso de aliviar e reduzir as emissões de CO2, o peso do frasco foi reduzido para 129 g. em comparação com 189 g para o frasco Classic, o que não interrompe a produção de alta velocidade do frasco, garante o fabricante de vidro. O local francês do grupo austríaco possui um forno híbrido (gás/eletricidade) cujo fornecimento elétrico é 100% renovável, vindo de uma pequena usina hidrelétrica. “Um tipo de usina que respeita a biodiversidade“, diz Etienne Gruyez, CEO da empresa.
Fácil de manusear, o copo technicaps garante aperto de água e vedação de calor. Feito inteiramente de PP, pode ser reciclado assim que a cadeia de reciclagem estiver operacional.
A empresa diz que a tampa PET foi escolhida por dois motivos: é reciclável e permite a criação de uma tampa rígida com paredes grossas, dando-lhe a robustez necessária para o equivalente a quatro prateleiras de produtos. Por fim, o PET colorido preto (obtido pelo tingimento, que não dificulta sua reciclagem, ao contrário do preto carbono) ou PET branco, dá a toda a embalagem um apelo luxuoso.
A Technicaps, especializada no design de soluções premium de embalagem, criou um escritório há um ano dedicado à P&D de novos materiais à base de celulose para avaliar suas propriedades, particularmente suas características físico-químicas e toxicológicas. “Com a transição ecológica, as regulamentações estão mudando em um ritmo acelerado. Devemos aos nossos clientes agir de forma responsável e responsável para oferecer-lhes novos materiais que foram testados e validados antes de serem colocados no mercado“, diz Nicolas Carron, diretor executivo da Technicaps.
Já na segunda recarga, o consumidor compensou as emissões C02 emitidas para a produção do frasco e seu copo, dizem Stoelzle e Technicaps, que propõem conjuntamente “essa nova oferta de embalagens cosméticas recarregáveis e intuitivas.“
Deixe um comentário