Ranking da consultoria Merco avalia companhias com melhor reputação; Top 100 também conta com Ambev, Itaú, Magazine Luiza e Mercado Livre
 

Firme na liderança, a Natura ocupa o primeiro lugar no ranking das empresas com melhor reputação do Brasil pelo nono ano consecutivo. O levantamento, feito pela consultoria Merco, avalia indicadores de reputação corporativa e elenca as 100 empresas mais bem conceituadas do mercado.

A edição de 2022 do chamado Ranking de Reputação Corporativa e de Líderes também serve para consolidar a posição da segunda colocada. Pelo quinto ano seguido, a fabricante de bebidas Ambev segue no segundo lugar. Em seguida está o Itaú, num salto de cinco posições em comparação com a edição anterior do ranking.

Como funciona o ranking?
Para selecionar as empresas com melhor reputação corporativa do país, a Merco ouviu cerca de 5.000 pessoas entre os meses de julho e dezembro de 2022.

Numa primeira etapa, a Merco entrevistou 373 diretores de grandes empresas, com faturamento superior a 200 milhões de reais, em busca de menções e organizações consideradas bem-sucedidas do ponto de vista reputacional — ou seja, não há indicação ou sugestão de companhias, e os entrevistados são incentivados a sinalizá-las de forma espontânea.

Juntos, os executivos selecionam as 10 empresas finalistas considerando critérios como:

  • resultados econômicos e financeiros;
  • qualidade da oferta comercial;
  • talento;
  • ética e responsabilidade corporativa;
  • dimensão internacional;
  • inovação

Posteriormente, a Merco estende as questões para o público em geral, pertecente a pelo menos 16 grupos sociais como jornalistas, consumidores, analistas financeiros, ONGs, sindicatos, pesquisadores universitários, entre outros. Essa etapa é feita por meio de pesquisas de campo.

Novidades no ranking
Na pesquisa de 2022 foram incluídos dois novos países na análise geral da Merco, além de um aumento superior a 50% no número de respondentes na segunda etapa, que compreende membros da sociedade. Ao todo, foram 4.500 entrevistados.

“O crescimento se justifica pela necessidade de ter um ranking o mais isento possível. A amplitude das percepções de mais e mais participantes nos ajuda a ter realmente a visão mais completa sobre repitação corporativa, não apenas a fotografia momentânea das empresas”, destacaVictor Olszenski, diretor da Merco Brasil.

Movimentações fortes
A posição consolidada da Natura como líder do ranking, segundo Olszenski, se justifica pela consistência. Com a crescente importância dada a temas como responsabilidade corporativa e ESG (sigla para ambiental, social e governança), é natural que o mercado esteja atento a ações estruturadas de empresas que apoiem práticas de responsabilidade sociambiental de maneira contínua. “É uma percepção que vai além dos produtos, mas das ações internas, da relação com fornecedores e de toda a cadeia produtiva e o que a empresa faz pelo entorno”, diz.

Além da consolidação da empresa de cosméticos, outras movimentações chamam a atenção na edição de 2022. Entre elas, a diversidade de setores – foram 36 entre as 100 empresas listadas. “Para nós, é muito interessante olhar para essa diversidade de setores”, diz.

“Isso mostra a possibilidade de que todas empresas, da indústria ao varejo, podem ser vistas e percebidas como contribuintes para a sociedade e valorizadas do ponto de vista de reputação”Victor Olszenski, diretor da Merco Brasil
A escalada do Itaú ao terceiro lugar — cinco posições acima em comparação com a última edição — também é um diferencial em 2022. Além de Itaú, outras seis empresas do setor financeiro figuram no Top 10. São elas: Santander, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank e Bradesco. O Nubank, por sua vez, subiu sete posições ante 2021, ocupando o oitavo lugar no ranking.

Para Olszenski, esses movimentos de subida e descida de posições demonstram o interesse de empresas em, cada vez mais, ampliar a percepção de seus papéis para bem além de seus públicos específicos. “Vemos sendo capazes de alcançar públicos que vão além de seus clientes. E algumas, não conseguindo dialogar com esses públicos diversos, naturalmente descem algumas posições”, diz.

Outro destaque está no setor de energia, que ganha duas novas representantes em 2022. Além da Eletrobrás e Enel, que já figuravam entre as 100 principais companhias, o ranking passou a contar com a Engie Brasil Energia e a Neoenergia.

Confira, abaixo, o ranking com as principais mpresas com a melhor reputação do país, segundo pesquisa da Merco

Fonte: https://exame.com/negocios/natura-tem-melhor-reputacao-do-brasil-pelo-nono-ano-consecutivo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *