Diretor-presidente da companhia afirmou que a revisão das despesas está em curso e é um projeto a médio prazo
A Natura &Co está promovendo um corte de custos e uma reestruturação global, como forma de impulsionar sua geração de caixa, destacou nesta terça-feira o comando da companhia durante a teleconferência de resultados do quarto trimestre de 2022.
O diretor-presidente da companhia, Fábio Barbosa, afirmou que a revisão das despesas está em curso e é um projeto a médio prazo. “Muito já foi feito, e os resultados às vezes demoram”, afirmou o executivo. A Natura &Co, de acordo com a diretoria, possui “total confiança na jornada para retomar rentabilidade”.
As despesas com vendas, marketing e logística recuaram 12,5% em relação ao quarto trimestre de 2021, somando R$ 4,33 bilhões, enquanto as despesas administrativas somaram R$ 1,77 bilhão, alta de 13,1%.
O diretor financeiro da companhia, Guilherme Castellan, observou que houve “impacto significativo de despesas operacionais” entre outubro e dezembro. Já as despesas corporativas caíram 23,1% no comparativo trimestral, para R$ 121 milhões.
Nesse cenário, o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações, na sigla em inglês) somou R$ 537,8 milhões no último trimestre de 2022, recuo de 64,1% no comparativo.
As despesas com vendas somaram R$ 16,16 bilhões entre janeiro e dezembro de 2022, queda de 9%, enquanto as despesas administrativas regrediram 3,7% no recorte anual, para R$ 6,16 bilhões. O Ebitda anual somou R$ 2,13 bilhões, queda de 45,4% em relação aos 12 meses de 2021.
Impactos
A marca Natura alcançou crescimento de vendas de dois dígitos em moeda constante nos mercados hispânicos, de acordo com o diretor financeiro, Guilherme Castellan. No Peru e no Chile, porém, o desempenho foi prejudicado pela instabilidade política.
Durante a teleconferência de resultados, Castellan destacou que na América Hispânia a receita líquida avançou 16,9% em moeda constante, apesar da queda de 18,6% em reais.
Já no Brasil, a marca Natura reportou “vendas fortes” e alta de 17,9% na receita, de acordo com a divulgação de resultados, refletindo a maior produtividade das consultoras.
O segmento Natura &Co Latam, que inclui a operação de todas as marcas do grupo a América Latina, registrou receita líquida de R$ 5,94 bilhões no quarto trimestre de 2022, queda de 3,2% no comparativo anual. Em moeda constante, houve alta de 10,6% na receita. Já a margem Ebitda ajustada recuou 3,2 pontos percentuais, para 8,9%.
Entre janeiro e dezembro, a receita líquida foi de R$ 36,35 bilhões, recuo de 9,5% em moeda reportada ou leve alta de 0,4% em moeda constante no comparativo ao acumulado de 2021.
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