As 250 empresas listadas no ranking foram agrupadas em mais de 9 segmentos
Levantamento da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) sobre o varejo brasileiro elencou as 250 maiores empresas do setor no país por faturamento. De acordo com o ranking, o total de faturamento bruto das 250 maiores redes de varejo do Brasil passou de R$ 454 bilhões em 2014. A informação é do Ranking SBVC 2015, que teve apoio técnico da KPMG, Varese Retail e BTR Educação e Consultoria.
A soma do faturamento das “250 mais” representa 36,76% do total do varejo nacional de bens e consumo (exceto automóveis e combustíveis), que é de R$ 1,23 trilhão, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ainda de acordo com estudo, 94 das redes de varejo listadas tiveram faturamento acima de R$ 1 bilhão em 2014.
O documento mostra também que as cinco maiores empresas representam 31,36% do total das 250 listadas no ranking e 11,54% do varejo de bens de consumo descritos pelo IBGE. A primeira colocada na lista da SBVC é o Carrefour com faturamento de R$ 37,92 bilhões. Outra revelação do estudo é que, entre as 10 primeiras colocadas, estão três empresas do Grupo Pão de Açúcar (Cnova, Via Varejo e Multivarejo) com faturamento de R$ 72,87 bilhões, o que caracteriza o GPA como o maior grupo de varejo do Brasil.
Para Eduardo Terra, presidente da SBVC e idealizador do levantamento, o estudo é pioneiro pelos critérios adotados, pela profundidade e abrangência das empresas analisadas.
– Pela primeira vez, é reunida e analisada esta quantidade de empresas de varejo com uma série de indicadores e informações. Além disso, é a primeira vez que as empresas com atuação em franquias e atacado tem o seu faturamento da rede de lojas listado no ranking. Além da radiografia completa do setor as análises apontam conclusões importantes como o fato do maior grupo varejista do Brasil (Grupo Pão de Açúcar) empregar sozinho mais brasileiros que toda a indústria automobilística.
Já para Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e conselheiro da SBVC, “o ranking da SBVC traz uma leitura mais efetiva do real peso que as empresas têm no varejo brasileiro. Ao considerar o faturamento das redes de franquias e os operadores de comércio eletrônico, revela a evolução na escala das empresas de varejo no Brasil, que já tem 94 negócios com vendas acima de R$ 1 bilhão em 2014. De outro lado, há espaço para amadurecimento no varejo brasileiro, visto que 82% das 250 maiores empresas são de capital fechado, somente 10% de controle estrangeiro e que as 10 maiores empresas de varejo do Brasil só detém 15% do mercado total.”
O estudo traz uma série de apurações e revelações a respeito do setor e seus segmentos: é a primeira vez que é levantado o faturamento da rede franqueada (soma das lojas) e não o faturamento do franqueador; a maior rede de varejo do Brasil em número de lojas é o Boticário com 3.912 unidades, seguida da Subway com 1.817; as sete maiores empresas de varejo brasileiro por número de lojas são redes de franquia; das 250 empresas de varejo apresentadas no ranking, 35 são redes de franquia; e das 13 redes de varejo que operaram com mais de mil lojas, oito são franquias.
A maior rede de varejo por número de funcionários é a Multivarejo do Grupo Pão de Açúcar com 101 mil colaboradores em seu quadro; as 48.706 lojas que compõem as 250 maiores redes empregam mais de 1,5 milhão de pessoas em 2014. As 10 maiores empresas juntas têm 515 mil pessoas empregadas .
O maior empregador privado do Brasil é o Grupo Pão de Açúcar, com 174 mil funcionários. Este número é superior a todos os colaboradores da indústria automobilística brasileira, cerca de 130 mil.
As três redes com maior faturamento por funcionário, ou seja, com a melhor produtividade, são empresas de e-commerce. São elas, a Privália, em primeiro lugar, seguida por Cnova e Wine.
Outras revelações importantes são que 13 redes de varejo já operam mais mil lojas; na lista das 250, 40% operam o canal e-commerce, ou seja, 100 redes; 44 das 250 rankeadas são empresas de capital aberto, o que significa 17,6% do total; entre as 10 maiores, seis são de capital aberto, cinco são do segmento de eletromóveis, quatro são super ou hipermercado e uma é drogaria e perfumaria;
Também entre as 10 maiores, duas operam exclusivamente e-commerce (Cnova e B2W); a última colocada no ranking, a Mobly tem faturamento de R$ 180 milhões; Andorinha Supermercados é a rede que tem maior faturamento por loja com um total de R$ 425.269 milhões por ano, uma média de aproximadamente R$ 35 milhões por mês; 133 das 250 apuradas estão nas categorias super, hiper ou lojas de conveniência; das 10 maiores, a que mais caiu em faturamento, de 2014 sobre 2013, foi a Cencosud; entre as 250 empresas, 25 são de controle estrangeiro; o faturamento da maior empresa de varejo do Brasil (Carrefour) equivale a 3% do valor faturado pela maior empresa de varejo dos EUA(Walmart); 30 das 250 têm capilaridade nacional total, ou seja, estão presentes nas 27 UFs; 103 das 250 têm sede no Estado de São Paulo; Cnova teve crescimento de vendas de 96,41% no comparativo de 2013 x 2014; e das cinco maiores, a que mais cresceu em faturamento foi a Magazine Luiza com aumento de 18,7%.
As 250 empresas listadas no ranking foram agrupadas nas seguintes categorias: livrarias e papelarias; food service; drogaria e perfumaria; material de construção; eletro e móveis super, hiper, cash e conveniência; lojas de departamento, utilidades e artigos para o lar; ópticas, jóias, bijoux, bolsas e acessórios; moda, calçados e artigos esportivos e outros segmentos.Infos da Monitor Digital.
Fonte:http://newtrade.com.br/os-maiores-varejistas-do-brasil/
Deixe um comentário