O setor com maior número de negócios no Ranking CIELO-SBVC é o de Supermercados, com 157 representantes, dos quais quatro estão no top 10
Embora o Brasil seja um cenário desafiador para o empresário, as empresas do setor varejista continuam crescendo, gerando empregos e movimentando a economia, como mostrou a edição 2024 do Ranking CIELO-SBVC 300 Maiores Empresas do Varejo Brasileiro, desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).
O Carrefour lidera mais uma vez a lista das maiores empresas do varejo brasileiro, com um faturamento bruto de R$ 115,4 bilhões. As 5 maiores empresas do Ranking (Carrefour, Assaí, Magazine Luiza, Grupo Casas Bahia e RD Saúde) somaram um faturamento de R$ 307,1 bilhões, ou 27,2% do faturamento das 300 maiores e 11,2% do faturamento total do Varejo Ampliado brasileiro. O setor com maior número de empresas no Ranking é o de Supermercados, com 157 representantes, dos quais quatro estão no top 10 do varejo.
Em 2023, as maiores varejistas do país somaram um faturamento de R$ 1,129 trilhão, 7,9% maior que no ano anterior. Considerando apenas as 216 empresas que declararam seus faturamentos nos últimos dois anos, o crescimento foi de 11,4% — muito acima dos 4,1% de alta do Varejo Restrito e dos 5,3% do Varejo Ampliado, segundo dados do IBGE.
“Em meio a fusões, aquisições e transformações, o setor vem evoluindo, amadurecendo e se modernizando, sempre crescendo acima do PIB nacional e se mostrando cada vez mais relevante na sociedade”, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC. “Estamos iniciando uma nova fase, em que fatores tão diversos quanto a Inteligência Artificial, o varejo cross border e as transformações socioeconômicas do país geram novos paradigmas, desafios e oportunidades”, acrescenta.
O faturamento de R$ 1,129 trilhão das 300 maiores varejistas brasileiras corresponde a 10,35% do PIB brasileiro, demonstrando a relevância que o setor tem na economia. O PIB brasileiro, segundo o IBGE, teve em 2023 uma expansão de 2,9%, marcando o sétimo ano consecutivo em que o varejo supera o desempenho da economia como um todo.
“Mesmo diante de um cenário desafiador, o varejo se manteve em crescimento, combinando aquisições, aceleração do digital e abertura orgânica de lojas. Os dados revelam a força e a resiliência das grandes empresas do setor, ao mesmo tempo em que confirmam características estruturais do nosso mercado, como baixa concentração e regionalismo”, afirma Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail e vice-presidente da SBVC.
Fonte: https://foodinnovation.com.br/carrefour-e-a-maior-empresa-de-varejo-do-brasil/
Deixe um comentário