O primeiro semestre de 2024 foi positivo para o mercado brasileiro de fragrâncias e cosméticos de prestígio. Segundo dados da Circana, empresa global de data tech para análise do comportamento de consumo, o setor atingiu um faturamento superior a R$ 1,8 bilhões, com mais de 5 milhões de peças vendidas. Em comparação com o mesmo período do ano passado, isso representa um aumento de 18% em valor e 11% em unidades vendidas.
As lojas físicas registraram um crescimento de 20% em relação ao primeiro semestre de 2023. Ao mesmo tempo, as vendas on-line continuam a avançar, com um aumento de 13%. “As lojas físicas voltam a se fortalecer em 2024, também com uma movimentação de abertura de novas portas no mercado, porém, a combinação de ambos os canais demonstra como os consumidores estão buscando a conveniência do on-line sem abrir mão do toque pessoal das lojas físicas”, afirmou Ana Seccato, diretora comercial e thought leader da Circana.
Todas as categorias de produtos de beleza de prestígio apresentaram crescimento em dois dígitos, com destaque para maquiagem, que teve alta de 25% no período. De acordo com a Circana, produtos para o rosto, como blushes e corretivos, juntamente com itens para lábios, como batons e gloss, lideraram o crescimento da categoria. Este aumento é amplamente impulsionado por tendências populares nas redes sociais, especialmente no TikTok, além de lançamentos que “capturaram a imaginação dos consumidores”.
A categoria de skincare superou a média do mercado, com um crescimento de 18% em relação a 2023. Produtos de cuidado corporal são destaque, seguindo em linha com as tendências globais. A categoria de proteção solar também ganhou relevância, impulsionada por produtos que oferecem, além da proteção FPS, benefícios adicionais focados em cuidados específicos.
A categoria de fragrâncias apresentou um crescimento de 15% ante o ano anterior. Embora um pouco abaixo da média do mercado, o desempenho ainda é robusto, impulsionado principalmente por lançamentos. De acordo com a Circana, os lançamentos de 2024, junto com os de 2023, foram responsáveis por 80% do crescimento no período, com as novidades deste ano contribuindo com 31%. A Circana observa que o aumento nos preços médios das fragrâncias, de 10%, também impactou o crescimento, afetando especialmente o canal on-line. Em contraste, as categorias de maquiagem e tratamento tiveram um aumento de preço 62% menor.
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