Novos ingredientes e tecnologias garantem benefícios cientificamente comprovados
Se por um lado, o desejo de melhorar a aparência coloca o Brasil na liderança global dos procedimentos estéticos cirúrgicos e na segunda posição em procedimentos não cirúrgicos, o que poderia explicar a baixa penetração de produtos de cuidados faciais é a predominante busca por resultados rápidos e eficazes. Para indústria da beleza, isso representa não apenas um grande desafio de convencer os consumidores da potencialidade dos produtos e dos benefícios de uma rotina que pode transformar as condições da pele, mas também uma oportunidade de preencher esse enorme gap.
A Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) divulgou em junho os resultados de sua pesquisa global anual mostrando um aumento maior de 5,5% em procedimentos cirúrgicos, com mais de 15,8 milhões de procedimentos realizados por cirurgiões plásticos e de 19,1% nos procedimentos não cirúrgicos.
Todos os procedimentos de face e cabeça apresentaram crescimento notável em relação ao ano anterior, com mais de 6,5 milhões de procedimentos, um aumento de 19,6%. Os principais procedimentos foram pálpebras com mais de 1,7 milhão, elevação de 24%, rinoplastia com 1,1 milhão (+21,6%) e aumento labial com 0,9 milhão (+ 29%).
A toxina botulínica continuou sendo o procedimento não cirúrgico mais comum para homens e mulheres e em todas as faixas etárias, com 8,8 milhões de procedimentos realizados por cirurgiões plásticos em todo o mundo. Em segundo lugar, os procedimentos com ácido hialurônico aumentaram em 29% para 5,5 milhões.
Brasil é líder em cirúrgicos
Mais uma vez, os EUA realizaram a maioria dos procedimentos no mundo todo, com mais de 6,1 milhões de procedimentos, seguidos pelo Brasil, com 3,3 milhões, que é o primeiro em procedimentos cirúrgicos, com 2,1 milhões. Estima-se que os EUA e o Brasil tenham a maioria dos cirurgiões plásticos, seguidos pelo Japão, China, Índia e Coreia do Sul.
Categoria engatinha no país
Os produtos cuidados faciais ainda integram uma categoria em construção no país. A avaliação parte do fato que, segundo a Euromonitor International, embora terceira posição global em vendas de produtos de higiene pessoal e cosméticos, com R$ 156,5 bilhões em 2023, um crescimento de 12,7% em relação ao ano anterior, a posição do Brasil em produtos de cuidados com a pele da face é de 19ª.
Resultados rápidos
“O brasileiro é ávido pelos cuidados com a face, mas quer investimento seguro e rápido e entendeu que os cuidados estéticos podem simbolizar isso. Também, nossa indústria de cirurgia plástica sempre foi referência no mundo todo, e popular entre os brasileiros de todas as classes”, avalia o farmacêutico Ruandro Ceccon, especialista em ciências dermocosméticas pela Universidade de Vrije, na Bélgica, que trabalha há 18 anos com P&D de cosméticos, com passagens por grandes empresas, e fundador de O Formulista, empresa de terceirização de P&D cosmético.
Para Ceccon, embora os cosméticos estejam cada vez mais modernos e utilizando de tecnologias que conseguem resultados incríveis, é preciso ter cautela para falar em substituição, já que depende muito da substituição que se está falando.
“Apesar de a barreira da pele ser muito eficiente, os procedimentos estéticos invasivos ultrapassam fisicamente essa barreira com uma facilidade que um produto cosmético, tecnicamente, até já pode alcançar, mas esbarramos em limites regulatórios, já que cosméticos não devem atingir camadas profundas nem a absorção sistêmica”.
Inspiração em injetáveis
Alguns lançamentos já prometem resultados rápidos e fazem referência aos procedimentos estéticos. A SkinCeuticals, por exemplo, lançou na Europa e nos Estados Unidos o P-TIOX, um novo sérum inspirado pelos efeitos das injeções de neurotoxinas e pela nova tendência “microtox”. O produto apresenta uma mistura com patente pendente de peptídeos avançados “amplificados por ativos sinérgicos” para reduzir a aparência de nove tipos de linhas de contração e revelar uma pele visivelmente lisa e radiante em todos os tipos e tons de pele. A fórmula foi testada por médicos para complementar injeções de neurotoxinas e é eficaz também para correção de rugas sem agulhas e sem o auxílio de injetáveis profissionais, de acordo com a marca, que afirma que, em uma semana, a fórmula melhora visivelmente a suavidade da pele, refina a aparência dos poros e revela o brilho da pele de vidro; e em 12 semanas, reduz visivelmente 9 tipos de linhas de contração, mesmo aquelas que as injeções de neurotoxina não tratam.
Menos manchas em uma semana
A La Roche-Posay trouxe para o consumidor brasileiro o Mela B3 Sérum Antimanchas. Enriquecido com o novo ativo patenteado Melasyl, desenvolvido pela L’Oréal, diferente de outros ativos do mercado (Vitamina C, Ácido Tranexâmico, Ácido Kójico, Arbutina), Melasyl™ possui um modo de ação único e inteligente: captura o excesso de melanina antes que cause diferenças de tonalidade na pele e reduz a hiperpigmentação respeitando o tom natural da pele. Melasyl™ foi incorporado ao novo Mela B3 Sérum e combinado com 10% Niacinamida e outros princípios ativos dermatológicos como Ácido Hialurônico, Extrato de Cystoseira Tamariscifoli, LHA, Água Termal De La Roche-Posay, Carnosina, Palmitato de retinol e Glicerina em uma fórmula abrangente que atua em múltiplas etapas da hiperpigmentação. O produto possui resultados visíveis em manchas em 1 semana, -85% das manchas em 8 semanas e previne o reaparecimento.
Pele mais firme, levantada e uniforme
A Shiseido trouxe para o Brasil a nova versão de Vital Perfection Uplifting and Firming Advanced Cream, creme hidratante facial que oferece benefícios antienvelhecimento abrangentes que ajudam a melhorar a firmeza, flacidez, marcas escuras, tom de pele irregular e rugas profundas. Ele fortalece uma rede de nutrientes invisíveis que ajuda a manter a produção natural de colágeno para uma barreira de umidade mais forte, pele mais firme e brilhante. O destaque da formulação é o SafflowerRED™, cultivado exclusivamente no Japão, ajuda a levantar, firmar e tornar a pele mais uniforme. Entre os resultados alcançados em teste com 110 voluntários em duas semanas, 90% viram a pele mais firme, levantada e uniforme.
Firmeza em sete dias
A Jequiti anunciou o lançamento de sua nova linha ‘Sensi SkinCare’, que inclui gel de limpeza, tônico facial, sérum, creme diurno e creme noturno. Entre os principais ativos de alta performance, a niacinamida, o kombucha e o colágeno vegetal para proporcionar luminosidade, hidratação, elasticidade da pele e ação antienvelhecimento, combatendo os sinais e aumentando a firmeza em até 7 dias, com eficácia comprovada. “Compreendendo que a consumidora atual busca cada vez mais informações, acreditamos que nossa nova linha Sensi SkinCare transformará sua rotina de cuidados faciais, oferecendo produtos de alta qualidade a preços acessíveis que realmente fazem a diferença, e por isso incluímos os resultados dos testes nas embalagens do sérum e dos cremes faciais,” afirma Larissa Fontanini, diretora de marketing da Jequiti Cosméticos.
Preenchimento dérmico
Rafael Biscaro, especialista de marketing em cuidados com a pele da Chemyunion, comenta que microblading, preenchimento labial a blefaroplastia estiveram entre os procedimentos mais buscados em 2022, segundo o Google, e que a McKynsey também apontou que os lábios lideram os preenchimentos mais populares na Austrália, Europa, Brasil e América do Norte.
“Esse interesse por aumento dos lábios coincide com o surgimento de produtos ‘notox’, que imitam procedimentos estéticos usando soluções que não requerem agulhas”, constata Biscaro, que enxerga uma oportunidade na categoria lábios para o desenvolvimento de produtos tweakment-like, com foco na redução do investimento e da dor do consumidor, especialmente para os que buscam mudanças sutis e naturais.
Em sintonia com essa demanda que enfatiza a melhoria da forma e do volume natural dos lábios, sem criar uma aparência exagerada e sem a necessidade de procedimentos invasivos, a Chemyunion realizou novos estudos com o preenchedor dérmico natural Cellfie®, para avaliar sua eficácia no aumento dos lábios, evitando a necessidade de procedimentos invasivos.
“Cellfie® possui um sistema de entrega preciso e eficaz para fornecer o extrato de Thymus vulgaris (tomilho) diretamente aos adipócitos e estimular o preenchimento lipídico da pele e das rugas de maneira não invasiva, levando a um rejuvenescimento notável e de aparência natural”, explica Biscaro, acrescentando que o propósito do ativo é abordar o envelhecimento estrutural resultante da lipoatrofia ou da diminuição do tecido adiposo.
Na avaliação clínica, duas vezes ao dia, 20 voluntários aplicaram nos lábios um gel placebo e outros 20 uma formulação com 2% de Cellfie® em uma formulação de gel. Em apenas sete dias de tratamento foi constatado um aumento médio de 4,7% na largura dos lábios.
Efeito lifting nos olhos
Para Mariana Guimarães, gerente de negócios Personal Care da Dinaco, a busca por alternativas aos procedimentos estéticos invasivos tem impulsionado significativamente o desenvolvimento de dermocosméticos que incorporam ativos de eficácia comparável a esses procedimentos.
Para atender a essa demanda, a Dinaco oferece o ativo Uplevity e-Lift, da Lubrizol. “Trata-se de um tetrapeptídeo sustentável de alto desempenho, capaz de promover um efeito lifting na área dos olhos e na região superior da face”, explica Mariana. O ativo utiliza a nova abordagem estética “phygital”, simulando o efeito dos dispositivos de microcorrentes na pele para remodelar a face, elevando e suavizando as maçãs do rosto e realçando os olhos.
“O Uplevity e-Lift representa uma alternativa eficaz e não invasiva, permitindo que os consumidores desfrutem dos benefícios dos tratamentos estéticos no conforto de suas casas, mantendo a pele jovem, firme e radiante”, garante a executiva da Dinaco.
Para linhas de tratamentos dermocosméticos avançados, a Dinaco indica HyaMatrix™ VII+, da TS-Biotech, com foco em proporcionar hidratação profunda e estimular a regeneração celular. “HyaMatrix™ VII+ é uma solução inovadora que combina ácido hialurônico fragmentado com peptídeos biomiméticos, baseado na eficácia matricial e no diferencial sensorial”, descreve Mariana, que cita sete ações principais do ativo: hidratação intensiva, redução de rugas, hidratação de longo prazo, aumento da elasticidade da pele, estímulo da síntese de ácido hialurônico, regeneração da pele e melhoria da saúde global da epiderme.
Harmonização facial natural
Ana Freire, coordenadora de novos negócios na Barentz no Brasil, reforça que no Brasil é crescente a procura por produtos cosméticos inspirados em procedimentos estéticos, atribuindo em parte ao aumento da exposição virtual, além de alguns consumidores terem receio dos procedimentos estéticos invasivos.
“A demanda por produtos cosméticos relacionados a procedimentos estéticos está em franca expansão, com foco crescente em produtos pós-procedimento, que oferecem benefícios avançados, e em produtos tópicos como alternativas às cirurgias”, diz Ana, destacando que a Barentz no Brasil apresenta o ativo PhytoCellTec™ Goji, da parceira Mibelle.
PhytoCellTec™ Goji, derivado de células-tronco da muda de goji, revitaliza as células-tronco mesenquimais que garantem um rosto em formato de V melhorado e efeito lifting nos seios. “À medida que envelhecemos, a produção de colágeno e elastina é reduzida, o que resulta em flacidez da pele que pode ser observada nos contornos faciais da linha da mandíbula. A gravidade contínua leva ainda a uma redução gradual da mama, resultando em menos preenchimento e maior flacidez dos seios”, explica Ana.
De acordo com a executiva da Barentz, estudos comprovam que as células-tronco mesenquimais melhoram a produção de colágeno e regeneram a pele, inclusive durante a cicatrização de feridas. Esses processos são mediados por vesículas conhecidas como exossomos, que são produzidas e secretadas por essas células-tronco.
Os testes clínicos do PhytoCellTec™ Goji demonstraram que o ativo melhora a revitalização de células-tronco mesenquimais envelhecidas e aumenta a sinalização dos exossomos pelas células-tronco mesenquimais, que por sua vez, melhora a produção de matriz extracelular em fibroblastos. “Consequentemente, a matriz extracelular melhorada rejuvenesce a pele, melhora a densidade e elasticidade cutânea, reduz rugas, remodela o rosto como se fosse uma harmonização facial natural e confere efeito lifting aos seios”.
Alternativa ao lifting facial
“Embora não possamos fugir das leis da gravidade, os seus efeitos colaterais em nossa pele podem ser evitados”, garante Luciana Ferra, gerente técnica de Personal Care da Gattefossé, que criou o EleVastin™, bioativo que combate a flacidez da pele induzida pela gravidade e promove sua elasticidade.
Luciana explica que EleVastin™ ajuda a reduzir a flacidez da parte inferior da face, define os contornos faciais, reduz rugas profundas e promove uma aparência mais jovem. “Trata-se de uma alternativa cosmética ideal a procedimentos estéticos”.
De origem 100% natural, EleVastin™ é um ativo obtido a partir das folhas de Murraya koenigii, planta tradicionalmente utilizada na medicina ayurvédica. Segundo a gerente da Gattefossé, ele é composto por uma mistura complexa e sinérgica de fitoquímicos, obtida por extração com solventes naturais.
A eficácia de EleVastin™ foi demonstrada a 1% de uso, por várias técnicas para avaliar as propriedades biomecânicas da pele, em um painel de mulheres com pele madura (idade média 60,2 anos). Foto e imagem 3D confirmam que os resultados são visíveis (confira abaixo).
“EleVastin™ é aprovado COSMOS, sem conservantes e ideal para produtos antigravidade, sendo uma alternativa ao lifting facial e procedimentos estéticos de preenchimento de rugas profundas”, completa Luciana. Para saber mais, acesse o site da Gattefossé.
Preenchimento e reestruturação
“Os procedimentos estéticos, que estão cada vez mais populares, podem melhorar a aparência e aumentar a autoestima. Entretanto, como qualquer outro tratamento, existem vantagens e desvantagens que devem ser consideradas”, comenta Ana Paula Rezende, diretora comercial e de marketing do Grupo Solabia, que cita como pontos de atenção e preocupação os riscos de complicações, como reações alérgicas, infecções, queimaduras, entre outras.
“Mesmo com resultados quase sempre imediatos desse tipo de tratamento, alguns consumidores preferem utilizar cosméticos, que trazem resultados em médio e longo prazo e de forma mais natural”.
Ana Paula ressalta que o Grupo Solabia possui diversos ativos que ajudam a melhorar a aparência em geral, destacando ao 3-DERMILYN®, um polissacarídeo vegetal obtido a partir das sementes de plantago, ricas em mucilagem, que promove ação antienvelhecimento.
“Ele desempenha uma ação de preenchimento com a reestruturação da pele, através do fortalecimento da sua arquitetura profunda, com o aumento da expressão da decorina da fibrilina-1, bem como com a restauração na superfície com o aumento da expressão do ácido hialurônico na epiderme, com resultados surpreendentes após 28 dias de uso”.
Além disso, segundo a executiva da Solabia, o 3-DERMILYN® aumenta a sensação de bem-estar, com a regeneração das habilidades naturais calmantes e o estímulo dos mecanismos da felicidade, com testes in-vitro em queratinócitos que comprovam o aumento da liberação de dopamina e serotonina. Testes in-vivo também demonstraram que o ativo promove uma experiência sensorial surpreendente.
O sucesso do 3-DERMILYN® ativo está sendo tão grande que a Solabia resolveu lançar, durante a in-cosmetics global em Paris, o SOLASENSE® FUSE, pérolas transparentes que se fundem com a pele para aumentar o bem-estar e com ação antienvelhecimento, que contém o ativo em uma matriz com dois polissacarídeos de origem marinha: alginato e ágar-ágar e que proporcionam uma experiência sensorial única.
Redefinição de contornos
Entre os ingredientes alternativos aos procedimentos estéticos, Vanessa Barros, gerente de Beauty & Personal Care da IMCD Brasil, destaca da representada Ashland o Liftyl™ biofunctional, um extrato premium de pau-rosa capaz de levantar e redefinir visivelmente os contornos faciais. “Os laboratórios de inovação da Ashland usaram lascas de madeira recicladas, CO2 supercrítico e o poder da IA para criar um extrato exclusivo e patenteado”.
De acordo com Vanessa, o Liftyl™ biofuncional é uma alternativa ao retinol com eficácia comprovada e adequada para peles sensíveis. Entre os benefícios demonstrados em estudos em pele caucasiana, estão contorno do rosto levantado, aumento da firmeza da pele, linhas de sorriso mais suaves, linhas finas e rugas mais suaves e harmonia facial melhorada. “Liftyl™ aborda sete marcadores de escultura facial associados a regiões faciais específicas e necessidades de pele”.
Outra grande preocupação dos consumidores são os poros visíveis, principalmente aqueles com pele oleosa e mista. Vanessa observa que, à medida que a pele envelhece, os poros se tornam mais pronunciados e que amenizá-los tornou-se um dos mais recentes objetivos dos tratamentos antienvelhecimento. Sua sugestão é o CutiFine CLR™, um ativo natural da empresa CLR Berlin que apresenta uma combinação sinérgica de Baobá e Vaccaria.
“CutiFine CLR™ reduz a aparência dos poros, fortalecendo o compartimento dérmico ao redor dos folículos pilosos. Ele Ajuda a pele oleosa e mista, reduzindo a proliferação de queratinócitos foliculares”, ressalta a gerente da IMCD. O ativo também minimiza o contraste de cores causado por inflamação, a glicação, a oleosidade e a oxidação do sebo. Possui certificações Cosmos e Natrue.
Aumento da longevidade celular
“O Brasil tem notoriedade quando o assunto são os procedimentos estéticos, sendo inclusive uma tendência de mercado os tratamentos minimamente invasivos, e graças aos avanços tecnológicos, é possível o tratamento cosmético com foco em linhas finas e envelhecimento precoce”, avalia Janaina Borges, especialista de P&D da Embacaps.
Janaína pontua que, para completar tais procedimentos são necessários cuidados especiais, sugerindo da representada Nano Solutions Bettech o Nano Olive Upcycling, um bioativo do bagaço da oliva que possui ações focadas na proteção e cuidado da pele visando um bom envelhecimento.
“O Nano Olive Upcycling é um ativo hidrossolúvel, que protege a pele contra o estresse oxidativo, combatendo os radicais livres e o envelhecimento induzido pelo ambiente”, explica a especialista da Embacaps.
Em testes a 3% do ativo nano versus ao ativo livre, foram avaliados marcadores de longevidade celular, como a FoxO3, sendo que a Nano Olive Upcycling demonstrou um aumento de quase 41,1% em relação ao ativo livre.
Além disso, Janaína destaca que o Nano Olive Upcycling possui testes comprovando sua ação frente ao fotoenvelhecimento, aumento da firmeza da pele e ação dermocalmante, demonstrando ser uma ótima opção para uso em protocolos pós-procedimento, complementando o tratamento realizado, podendo ser associado a outros ativos igualmente eficazes, que podem serem encontrados no portfólio da Nano Solutions.
Janaína acrescenta que, ao integrar ao seu portfólio uma vasta gama de ingredientes nanotecnológicos, a Embacaps não só amplia a oferta de produtos eficazes e seguros para cuidados com a pele, mas também reforça a importância das tecnologias de nanoencapsulamento na melhoria da permeação e eficácia dos ativos cosméticos. “Com essa aliança, estamos preparados para atender às demandas do mercado por soluções cosméticas de alto desempenho”.
Bem-estar com menos rugas
“O bem-estar emocional nunca foi tão discutido. Trazê-lo para dentro dos cosméticos com ativos que agem em nossas emoções está em alta e os ingredientes acompanham essa tendência”, afirma Cássia Bizelli Silveira, gerente de contas Biofunctionals da Ashland, que indica o bioativo caressense™ biofunctional, que entrega performance antienvelhecimento, além de ativar a liberação de ocitocina (a molécula do amor e do vínculo) na pele.
Derivado fitofermentado de flores de jasmim frescas, caressense™ biofunctional, segundo Cássia, ativa os receptores de toque na pele, os piezo 1, promovendo a liberação do neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar, revelando uma pele mais firme, iluminada e saudável.
Em testes clínicos, 2% caressense™ biofunctional, versus o placebo, resultou em menos linhas na parte superior da testa, pele mais suave e menor perda de água (veja na imagem). Foram comprovados também o aumento do bem-estar fisiológico (+200% de ocitocina na saliva) e do bem-estar subjetivo (+20% no questionário padrão da OMS), e redução do estresse emocional (-24% nas variações de temperatura e ritmo cardíaco).
Ao se trabalhar com ingredientes de alta performance, Cássia lembra que a combinação de ingredientes adequados à estrutura e à estabilidade da formulação é essencial para que os ativos sejam efetivamente absorvidos pela pele e que mantenham as propriedades prometidas, indicando o prolipid™ 141 lamellar gel, um emulsionante 100% vegetal e biodegradável, com estrutura de gel que imita a estrutura lipídica lamelar da pele, atuando como uma “segunda pele”. “Essa mimetização promove excelente hidratação, fortalecimento da barreira cutânea, formação de escudo contra a poluição, melhora na distribuição e na capacidade de entrega de ativos biofuncionais em camadas mais profundas do estrato córneo, permitindo a deposição uniforme de ativos, além de trazer um sensorial premium”.
Como emplacar lançamentos
Para se ter sucesso com o lançamento de produtos de cuidados com a face com apelos de redução de rugas, flacidez, lifting, preenchimento e outros comparáveis aos procedimentos estéticos, o especialista Ruandro Ceccon aconselha que, em primeiro lugar, é preciso atentar para o limite regulatório. “Eu já acompanhei vários casos em que a autoridade mandou tirar produtos do mercado que ultrapassavam o limite de definição cosmética. Essa estratégia é chave, porque ou vai falar o que não pode ou vai deixar de falar o que pode. Ambos são um desastre”.
Ceccon afirma que já existem diversas tecnologias e outras surgindo, seja de ativos ou de chassis de formulação, com destaque para as vesículas de transmissão de materiais celulares, abrasão de diversas formas, peptídeos biomiméticos e comprovação em estudos celulares inéditos, como a senescência. “Eu não acredito que o limitante seja tecnológico, mas sim o posicionamento dos produtos e seus limites regulatórios, e por consequência, os estudos necessários para comprovar seus benefícios”.
O especialista vislumbra muitas oportunidades em cosméticos, mas não somente em substituição de procedimentos (o botox-like, por exemplo): “Mas sim em complementariedade e produtos que acompanham a rotina do procedimento, para aumentar eficácia ou diminuir incômodos, que está completamente negligenciada pelo mercado no ponto de vista de oferta de produtos e disponibilidade. É onde eu apostaria meus esforços se fosse uma marca de skincare”, finaliza.
Deixe um comentário