Em um mundo onde os consumidores são frequentemente atraídos pelo glamour dos produtos de luxo, mas nem sempre pelos seus preços mais altos, muitos buscam alternativas mais econômicas que proporcionem resultados ou experiências semelhantes.
Os “dupes” (abreviação de duplicatas) satisfazem essa demanda. Hoje em dia, os dupes são celebrados – uma mentalidade que foi amplamente acelerada pelo TikTok, e até mesmo entusiastas de produtos de beleza como nós se juntaram à multidão.
De moda e beleza a decoração de casa e viagens, os dupes estão ganhando favor, especialmente entre os consumidores mais jovens. Dentro da indústria da beleza, em particular, fragrâncias e produtos de maquiagem se destacam na febre dos dupes, com a crescente popularidade de perfumes e maquiagens que proporcionam um benefício similar aos produtos de luxo por uma fração do preço.
Uma única garrafa de uma fragrância de luxo ou nicho pode custar centenas de dólares, o que muitas vezes leva os compradores a procurarem opções mais econômicas.
Enquanto os dupes de fragrâncias existem há anos, a popularidade cresceu significativamente no último ano, graças ao #PerfumeTok e à atenção da Geração Z, de acordo com o Relatório do Consumidor de Fragrâncias de 2023 da Circana.
Esta geração também é duas vezes mais propensa a ser influenciada a comprar uma fragrância que seja um dupe ou inspirada em uma fragrância mais cara. Para a Geração Z, um produto caro nem sempre significa melhor qualidade. Na verdade, mais da metade dos usuários de fragrâncias da Geração Z sentem que alternativas mais baratas ou marcas de fragrâncias dupe são tão boas quanto as fragrâncias de marcas de luxo.
Da mesma forma, quando se trata de maquiagem, os dupes parecem ser mais atraentes para os consumidores mais jovens. Enquanto pouco mais de um terço dos usuários totais de maquiagem adotam a cultura dos dupes, esse comportamento é verdadeiro para quase metade da Geração Z e dos Millennials, de acordo com os resultados do Relatório do Consumidor de Maquiagem de 2023 da Circana.
Essas gerações também são mais influenciadas pelas redes sociais. Em 2023, pela primeira vez, a Geração Z identificou as redes sociais como sua principal fonte de informações sobre produtos de maquiagem, sendo a segunda fonte mais popular para os Millennials.
Vídeos de dupes de maquiagem têm acumulado milhões de visualizações; no entanto, enquanto esse tipo de conteúdo ajuda a aumentar a aceitação e a compra de dupes, a relação entre um dupe e o produto imitado, em muitos casos, parece ser simbiótica.
Enquanto há marcas que se beneficiam por sua semelhança com fragrâncias populares de luxo e cosméticos coloridos, isso não necessariamente ocorre às custas daqueles que são “dupados”. Na verdade, marcas de luxo e prestígio frequentemente se beneficiam do aumento da conscientização e empolgação gerados pelos dupes.
Em alguns casos, o consumidor pode optar por trocar por um produto mais acessível, enquanto outros podem optar por experimentar ambos ou até mesmo permanecer com o “original”. Portanto, é importante para as marcas de beleza de luxo comunicar eficazmente por que seus produtos valem o investimento – seja através do foco em qualidade, artesanato, ingredientes únicos ou outros benefícios distintos.
Fonte: https://cosmeticinnovation.com.br/entendendo-os-dupes-e-descobrindo-o-novo-fenomeno-do-varejo/
Deixe um comentário