A indústria de embalagens na Espanha está crescendo e atingindo níveis recordes de faturamento, mostrando grande força e dinamismo como um setor necessário para a economia. Com um faturamento de 40.409 milhões de euros, a indústria de embalagens registrou crescimento de 22% e o número de empresas aumentou em 8,3%, para 3.447, de acordo com o estudo apresentado pela feira Hispack da Fira de Barcelona, que será realizada de 7 a 10 de maio, no Gran Via.
Sob o título “Embalagem na Espanha, o poder de uma indústria comprometida com a sustentabilidade”, o relatório Hispack 2024 – produzido pela empresa de consultoria MarketAAD – atualiza sua última edição, publicada em 2022, mapeando de forma abrangente o setor e apontando as principais magnitudes e linhas de desenvolvimento em que suas empresas estão trabalhando. O relatório confirma a força desta indústria em um contexto geopolítico e econômico complexo, marcado por restrições em certas matérias-primas, preços de energia, alta inflação e as mais recentes mudanças regulatórias destinadas a aumentar a contribuição das embalagens para o desenvolvimento sustentável.
Nesse sentido, a indústria espanhola de embalagens aumentou em 8,3% o número de empresas, chegando a 3.447, das quais 90% são pequenas e médias empresas (PMEs). Ela também emprega 118.500 pessoas, representando 5,12% do emprego no setor industrial.
Por subsetores de atividade, o maior número de empresas pertence aos fabricantes de embalagens e materiais plásticos (900), seguidos por papel e papelão (710), maquinário de embalagens (615), embalagens de madeira (702) e fabricantes de equipamentos de rotulagem, codificação e marcação (301). A lista é completada por fabricantes de embalagens de metal (165); vidro (40); rolhas de cortiça (12); e outros materiais (2).
Em termos de distribuição geográfica, a Catalunha representa quase 30% das empresas, com 40% adicionais distribuídos entre Valência (18%), Madri (10,31%), Andaluzia, que está experimentando forte crescimento, chegando a 9,72%, e Múrcia (6,3%)
Negócios em crescimento
O relatório também mapeia o crescimento dos negócios do setor. A crescente demanda do mercado por embalagens sustentáveis ajudou a aumentar o faturamento das empresas de papel e papelão em 24,4%, liderando a indústria com 13.441 milhões de euros. Empresas de embalagens plásticas ficam em segundo lugar, com um faturamento estável de 9.592 milhões de euros, seguidas pelo setor de maquinário de embalagens, cujo faturamento aumentou 12,32%, para 4.629 milhões de euros, impulsionado pelo compromisso com a transformação e digitalização dessas empresas.
As demais especialidades também registraram aumentos notáveis no faturamento: o setor de rotulagem, codificação e marcação atingiu 3.395 milhões de euros, um aumento de 11,6%; o setor de embalagens de madeira 3.292 milhões (+24,7%), embalagens de metal 3.259 milhões de euros (+27,9%), e vidro, 2.478 milhões de euros (+25,7%).
Quase 69% das empresas espanholas de embalagens têm um faturamento inferior a 5 milhões de euros, 21% entre 5 e 25 milhões de euros, e apenas 10% ultrapassam esta última marca. No geral, os níveis de lucratividade das empresas de embalagens são positivos em todas as faixas de faturamento.
As regiões com maior faturamento no setor de embalagens são Catalunha (10.216 milhões de euros), Madri (6.635 milhões de euros), Valência (5.337 milhões de euros), Aragão (3.286 milhões de euros) e País Basco (3.105 milhões de euros).
Sustentabilidade
O relatório Hispack 2024 também aborda o desenvolvimento sustentável da indústria de embalagens. Nesse sentido, ele aponta que, embora o desafio da sustentabilidade não seja novo, é uma prioridade para as empresas devido às últimas mudanças regulatórias e à maior conscientização dos consumidores, que exigem embalagens mais ecológicas.
Assim, entre as principais razões para o crescimento do setor destacadas neste estudo estão a necessária transformação para a sustentabilidade das embalagens, a automação e digitalização da indústria, a recuperação econômica pós-pandemia de diferentes setores produtivos com crescente demanda por embalagens, e o crescimento do e-commerce, que está vinculado às novas demandas de embalagens e logística.
O estudo destaca que o setor está pronto para responder a todas as indústrias que buscam soluções com menor impacto ambiental e se adaptar às últimas mudanças regulatórias que, entre outras medidas, incentivam a reciclagem e o reuso no âmbito da economia circular, aplicam um imposto especial sobre embalagens plásticas não reutilizáveis, ou visam criar novos sistemas coletivos de responsabilidade estendida para embalagens comerciais e industriais.
Portanto, as empresas continuam inovando tanto em termos de materiais e soluções de circularidade, e, nesse sentido, as principais tendências incluem o uso de monomateriais, plástico reciclado e matérias-primas biodegradáveis, bem como a promoção da reciclabilidade e reutilização de embalagens e a aplicação de análise do ciclo de vida para cada produto, a fim de adaptar a solução com o menor impacto ambiental possível.
A transformação digital também está entre os principais desafios enfrentados pelo setor, no qual a maioria das empresas está trabalhando. Nesse contexto, as empresas do setor de maquinário de embalagens investem 3,7% de seu faturamento em P&D, principalmente para promover a digitalização a fim de aumentar a sustentabilidade com equipamentos automatizados e eficientes em termos de energia, capazes de trabalhar com novos materiais. Assim, o setor está incorporando e oferecendo tecnologias da Indústria 4.0 para conectar as embalagens e seus processos associados com toda a cadeia de suprimentos, obter informações em tempo real sobre processos de fabricação e logística, rastreabilidade de produtos e soluções de embalagens inteligentes e conectadas.
Hispack 2024
O ímpeto do setor será refletido no Hispack 2024, que será realizado de 7 a 10 de maio, Gran Via da Fira de Barcelona. O principal evento para a indústria de embalagens na Espanha e um dos primeiros na Europa em sua especialidade também crescerá 18% nesta edição e reunirá 800 expositores de 28 países e 1.250 marcas, que mostrarão as mais recentes soluções e inovações da indústria de embalagens mais digital e sustentável. O evento espera atrair mais de 27.000 visitantes, 10% deles internacionais.
A Hispack será realizada nos pavilhões 2 e 3 do local do evento Gran Via e contará com os principais fabricantes e distribuidores de tecnologia, materiais e soluções de embalagens, levando em consideração todo o ciclo de vida e suas conexões com outros processos produtivos e a cadeia de suprimentos. 60% dos expositores correspondem a equipamentos e maquinário para embalagens, envase, rotulagem, codificação, rastreabilidade, processos, automação, robótica e logística. Os 40% restantes se concentram em materiais, POS e elementos específicos de embalagens para diferentes setores industriais e de consumo, bem como distribuição, comércio eletrônico e varejo.
Com 32% de expositores internacionais de países como Turquia, Itália, China, Alemanha, França, Países Baixos, Portugal e Reino Unido, e a chegada de visitantes e compradores profissionais de todo o mundo, a Hispack reforça sua posição como um evento essencial para abrir mercados e novas oportunidades de negócios para empresas espanholas do setor.
Deixe um comentário