A Biomm teve lucro bruto de R$ 16,6 milhões no primeiro semestre deste ano, um incremento de 39% em relação ao mesmo período de 2023 (R$ 11,9 milhões). Este resultado positivo é fruto do maior volume de vendas e ao mix de produtos comercializados, com maior valor agregado, em comparação ao 1S23.
A receita líquida total da companhia foi de R$ 70,6 milhões no primeiro semestre deste ano, 9% acima dos R$ 65 milhões registrados no mesmo período do ano passado. Na comparação trimestral, a receita do 2T24 foi de R$ 32 milhões, contra R$ 30,7 milhões no 2T23 – um crescimento de 4%.
“No segundo trimestre deste ano, a presença e participação da Biomm no mercado biofarmacêutico brasileiro demonstra importantes ganhos de participação de mercado e evolução nos segmentos de diabetes, oncologia e trombose. Seguimos ampliando nosso portfólio de medicamentos biotecnológicos, visando o crescimento sustentável da companhia, com a consolidação dos produtos que já são fornecidos ao mercado e os que virão a ser comercializados a partir das novas parcerias, em linha com o nosso planejamento estratégico”, afirma Heraldo Marchezini, CEO da Biomm.
Volume de vendas
O volume de vendas do medicamento oncológico Herzuma cresceu 20% no 1S24 em relação ao mesmo período do ano anterior. O produto atingiu 22% de market share no segundo trimestre deste ano. Vale reforçar que Herzuma cresce acima do mercado privado, que evoluiu 5,7% quando comparado com o segundo semestre de 2023. É a segunda marca mais prescrita no mercado de trastuzumabe.
Em diabetes, o aumento do volume total foi de 57%. A insulina Glargilin passou a representar 27% do mercado nacional de insulina glargina no segundo trimestre do ano, motivado principalmente pelas vendas no mercado privado. O produto, até então exclusivamente fornecido por meio da parceria com a farmacêutica Gan & Lee, passa a ser produzido pela fábrica da Biomm em Nova Lima, que teve o seu processo de validação concluído e aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e foi inaugurada em 26 de abril.
Desempenho
Com investimentos de R$ 800 milhões, a unidade foi projetada para atender às mais altas normas de qualidade e terá capacidade para suprir a demanda nacional desta insulina, favorecendo o acesso dos pacientes com diabetes ao tratamento.
Já insulina humana Wosulin teve queda de 3,7% de participação no mercado privado, com a companhia tendo vendas mais relevantes junto ao mercado público. Em relação ao mercado público, a companhia a venceu a licitação para o fornecimento de 1.541.638 frascos de produto ao Ministério da Saúde.
A Biomm também registra bom desempenho da marca Ghemaxan, medicamento contra trombose. A companhia fechou o segundo trimestre deste ano com cerca de 3% de market share no mercado privado. Enquanto o mercado de enoxaparina sódica ampliou 20% em demanda, o produto cresceu 31% no canal nesse período.
Novas parcerias
No segundo trimestre deste ano, a Biomm deu continuidade à sua estratégia de negócios com parcerias relevantes no setor. Um exemplo foi a celebração, em abril, junto à Biocon de um acordo exclusivo para comercialização do medicamento semaglutida no Brasil. A importação, comercialização e distribuição do medicamento, similar do Ozempic, estarão sujeitas à obtenção do registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à publicação do preço pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos – CMED, após a expiração da patente do produto originador.
Fonte: https://guiadafarmacia.com.br/lucro-bruto-da-biomm-cresce-39-no-primeiro-semestre/
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