A PCW é uma das poucas casas de composição de fragrâncias a participar da feira LUXE PACK Monaco de 2024. O CEO Xavier Blaizot estará na exposição para mostrar a expertise da empresa, desde o fornecimento de matérias-primas até a embalagem e a criação de perfumes personalizados.

Xavier Blaizot, o jovem perfumista que começou na Europa, EUA e México com a Robertet antes de assumir o lugar do pai no comando da empresa sediada em Grasse, descreve a si mesmo como um “artesão industrial” e destaca o modelo de negócios não convencional da PCW (antigamente Parfum Cosmétique World). A empresa, que relatou vendas de € 15 milhões em 2023, trabalha com uma sétima geração de perfumistas e quatro atividades verticalmente integradas, a primeira das quais é o comércio de matérias-primas, tanto naturais quanto sintéticas.

A esse respeito, Blaizot observa que transações recentes permitiram que ele garantisse, entre outras coisas, sementes de cenoura que servem para realçar notas de íris em pó. Os perfumistas têm acesso direto a essas matérias-primas — um catálogo de 1.000 no total — em quantidades tão pequenas quanto 10 gramas, notavelmente por meio da plataforma DirectPCW lançada há quatro anos. Blaizot afirma que isso é “único na Europa”. O negócio principal da PCW é a criação de perfumes personalizados, com três narizes internos que respondem a briefings de mais de 300 marcas, incluindo “jovens e ambiciosas casas de perfumes de nicho” de todo o mundo. De fato, 80% dos negócios da PCW são exportados, incluindo 40% para fora da Europa.

Outra atividade é a terceirização de embalagens para seus clientes, de frascos, tampas e bombas a embalagens secundárias, incluindo caixas personalizadas. “A PCW é a única casa de composição a oferecer produtos acabados, e cada etapa do processo é controlada por nossa equipe”, explica o CEO. Daí a definição de artesão industrial. “Você ficaria surpreso com quantas marcas têm todo o seu projeto planejado, especialmente a embalagem, mas não se preocupam com o perfume em si”, ele continua.

Tecnologias de criação de fragrâncias em destaque
A PCW destacará algumas de suas inovações recentes no show LUXE PACK Monaco de 2024. “As regulamentações sobre álcool estão cada vez mais rigorosas, pois ele é considerado um ingrediente que pode ressecar a pele e gerar maior sensibilidade aos raios UV”, afirma Blaizot. “Essa restrição nos levou a trabalhar em substituições e também a desenvolver alternativas 100% naturais”, acrescenta.

A PCW também trabalha com produtores cujas ferramentas de extração utilizam destilação molecular e processos de extração de CO2 supercrítico para coletar compostos voláteis de matérias-primas, preservando cada molécula de fragrância sem alterar sua qualidade. Eles também usam um sistema de extração de micro-ondas sem solvente (Ethos X). Para Blaizot, todos esses processos oferecem o que ele chama de “um verdadeiro banquete olfativo!”

Fonte: https://www.formesdeluxe.com/article/luxe-pack-monaco-2024-pcw-s-four-pronged-approach-to-fragrance-creation.64542

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *