Tendência de bem-estar holístico leva marcas de beleza e cuidados pessoais a inovar para atender às necessidades de saúde do consumidor
Mais de 25% de todas as marcas lançadas são do setor de beleza e cuidados pessoais (BPC), conforme a ferramenta de inovação da Euromonitor International, que monitora o desenvolvimento de novos produtos nas 50 categorias de FMCG mais inovadoras.
A inovação em beleza no último ano se concentrou em torno de categorias-chave de cuidados com a pele e cabelo. Os lançamentos de novos produtos focaram na eficácia e nos benefícios do bem-estar, e muitas vezes estrearam nos EUA para grandes marcas, enquanto pontos de venda menores usaram seus mercados locais como um campo de testes, revelou Egle Tekutyte, consultor de inovação da Euromonitor International.
Tekutyte disse: “Acompanhar a evolução da inovação em Beleza e Cuidados Pessoais (BPC) pode ajudar as empresas a entender e responder às preferências de compra do consumidor e ajudá-las a tomar decisões estratégicas informadas. Além disso, outras indústrias de bens de consumo de movimento rápido (FMCG) buscam inspiração em beleza e cuidados pessoais e esperam aprender com a forma como o BPC fala diretamente com os consumidores.”
Conceito de beleza ‘liderado por ingredientes’ lidera inovação em hidratantes
Hidratantes e tratamentos foram as marcas e submarcas mais lançadas no setor, respondendo por quase um quarto do desenvolvimento de novos produtos no BPC no ano passado, conforme o rastreador de inovação da Euromonitor.
Tekutyte disse: “Os consumidores buscam cuidados faciais naturais, mas na ausência de uma alegação padrão de naturalidade, as informações sobre os ingredientes ajudam a informar melhor suas decisões de compra.
“Incorporar ingredientes altamente eficazes é um foco para os participantes da indústria globalmente. O conceito de beleza liderada por ingredientes é essencial no desenvolvimento de novos produtos e impulsiona o lançamento de novas marcas e linhas de produtos.
“Nosso conjunto de dados de inovação mostra que Mary & May é uma marca de cuidados com a pele K-beauty limpa que apareceu pela primeira vez na prateleira digital no Reino Unido em 2021. A transparência dos ingredientes está entre os principais pontos de venda exclusivos da marca, cada vez mais importante para os consumidores. A divulgação aberta dos ingredientes de seus produtos contribui para o sucesso da Mary & May na expansão global e no lançamento de nove submarcas nos mercados rastreados ao longo de 2021-2024.”
Tendência de bem-estar holístico leva marcas de BPC a inovar para atender às necessidades do consumidor
Com a beleza cada vez mais vista como parte do bem-estar holístico, as marcas estão moldando suas linhas de produtos tradicionais para atender às necessidades emergentes de saúde dos consumidores.
Tekutyte disse: “Com o bem-estar holístico ganhando ênfase no cuidado capilar, novos produtos focam cada vez mais e promovem a saúde do cabelo e do couro cabeludo. Como resultado, condicionadores e tratamentos se tornaram um importante playground de inovação e receberam quase 150 novos lançamentos de produtos – o segundo maior número na indústria no ano passado.
“Espera-se que a tendência contribua para a perspectiva positiva do desenvolvimento da categoria, projetada para registrar um CAGR de 3% em termos de valor de varejo global entre 2023-2028.
“Por exemplo, a Aveda é reconhecida mundialmente por seus produtos naturais à base de plantas e segue uma abordagem de beleza holística, conectando cuidados com o cabelo, a pele e o corpo com o bem-estar de uma forma ecologicamente correta.
“Nos últimos dois anos, nossa ferramenta de inovação mostra que a Aveda lançou cerca de 20 novas submarcas, incluindo uma linha totalmente nova, Scalp Solutions, dedicada à saúde do couro cabeludo.
“Mais de 90% do desenvolvimento de novos produtos é impulsionado por lançamentos de submarcas, e a inovação em BPC vem principalmente de marcas que expandem seus portfólios de produtos com novas linhas.”
A inovação ocorre nos maiores mercados de BPC com grandes marcas testando produtos nos EUA
Dados da Euromonitor Innovation revelam que os maiores mercados de BPC em termos de valor são os mais ativos na produção de novos produtos e que os lançamentos ocorrem em grandes mercados, onde os consumidores estão abertos a experimentar novas alternativas, têm altos níveis de renda disponível para experimentar e têm uma base de varejo variada onde as marcas podem exibir seus produtos mais recentes.
Tekutyte disse: “O mercado dos EUA tem o maior número de novas marcas surgindo de varejistas online, o que não é surpreendente considerando seu tamanho e vasta base de consumidores.
“No ano passado, os EUA foram responsáveis por 22% das vendas globais de valor da BPC. Depois dos EUA, a maioria dos lançamentos de produtos em beleza acontece no Brasil, Índia, Alemanha, França e Reino Unido.
“Pequenas marcas inovam mais dinamicamente e lançam novos produtos em seus mercados locais ou regionais. No entanto, os maiores players tendem a testar seus produtos primeiro antes de expandir para múltiplos mercados.”
O foco está no BPC para informar tendências de consumo para outros setores
Beleza e cuidados pessoais servem como uma incubadora para o desenvolvimento de novos produtos. Empresas em todo o espaço FMCG ficam de olho em novos lançamentos de marcas neste setor para entender quais recursos ou atributos se alinham com as necessidades do consumidor.
“Tais insights permitem que eles identifiquem áreas para inovação futura dentro de seus próprios negócios. As empresas devem pensar sobre o conceito de bem-estar holisticamente e considerar como ele se manifesta na indústria onde operam. Além disso, elas devem divulgar abertamente os ingredientes de seus produtos, pois os consumidores exigem cada vez mais transparência nessa frente”, disse Tekutyte.
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